10 aplicativos que você precisa instalar no Ubuntu Lucid Lynx

Normalmente, quando uma nova versão do Ubuntu Linux sai, muita gente gosta de fazer uma instalação limpa, ou seja, prefere não fazer o upgrade pela versão anterior e sim formatar o computador colocando em seguida já a versão nova. Desta vez, com o lançamento do Ubuntu 10.04, temos muitas mudanças positivas. Além disso, sendo esta uma versão LTS, temos todas as razões para irmos com uma instalação limpa. Então, se você fizer isso, aqui está o top 10 de aplicativos que você tem que instalar no Ubuntu Lucid Lynx.

Ubuntu Restricted Extras

Embora não seja restrito no sentido verdadeiro, o pacote Ubuntu Restricted Extras cuida de uma série de softwares e codecs que outros aplicativos podem exigir do Ubuntu e que não podem ser incluídos no CD de instalação do Ubuntu por razões legais. Tudo o que você tem que fazer é ir até o terminal e digitar o seguinte comando:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Isto irá instalar o Java, Flash, algumas fontes proprietárias e um monte de codecs, para que você possa ver a maioria dos arquivos de vídeo e reproduzir os seus favoritos formatos de áudio.

Google Chrome

Sim, o Ubuntu vem com o Firefox e ele é bom o suficiente, mas o Google Chrome é definitivamente o mais rápido dos dois e uma boa escolha para um navegador alternativo, senão o navegador principal. Não é incomum ter mais de um navegador em um computador. Para isso, vá até o terminal e digite:

sudo aptitude install chromium-browser chromium-browser-l10n

Isso instalará o Google Chrome na sua versão de código-aberto e também a sua tradução para PT-BR. Para mais informações sobre o Chrome, clique aqui.

GIMP

O Ubuntu não instala mais o GIMP junto com o sistema pois o GIMP visa os usuários de nível intermediário a avançado, e não todos os usuários incluindo os que se utilizam de um editor de imagem para uso esporádico. Embora isso faça sentido, é muito útil ter o GIMP em seu computador. A instalação deste aplicativo no Ubuntu é muito fácil. Você pode usar o novo Ubuntu Software Center (Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu), procure o GIMP e clique em instalar ou um rápido sudo apt-get install gimp no terminal também seria suficiente. Para mais informações sobre o GIMP, clique aqui.

VLC

Um dos melhores tocadores de mídia. Não só reproduz uma variedade de formatos de arquivo mas você também pode fazer muito mais com ele. Para instalar, você pode usar o novo Ubuntu Software Center (Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu), procurando por VLC e clicando em instalar ou com um rápido sudo apt-get install vlc no terminal também seria suficiente. Para mais informações sobre o VLC, clique aqui.

Checkgmail

O Ubuntu 10.04 inclui o que é chamado de MeMenu. Enquanto ele faz um excelente trabalho de integração de chat, Twitter, Facebook e outras redes sociais, é bom ficar de olho com a sua conta do Gmail também. Claro que você pode configurar o Evolution para sincronizar com sua conta do Gmail, no entanto, se tudo que você precisa é uma notificação quando um novo email chegar, você pode tentar o Checkgmail. Ele suporta múltiplas contas, Google Apps, bem como etiquetas de dentro de seu Gmail. Disponível através do Ubuntu Software Center ou com um simples sudo apt-get install checkgmail. Para mais informações sobre o Checkgmail, clique aqui.

Gnome-Do / Launchy

Gnome-Do e Launchy são lançadores de aplicativos do Ubuntu que podem ajudá-lo a iniciar aplicativos sem ter que encontrar o caminho deles nos menus. Você só usa uma tecla de atalho, digita os primeiros caracteres do nome do que deseja abrir e aperta o enter. Além disso, ambos podem fazer trabalhos adicionais, como cálculos, atualizações do Twitter e etc, através de plugins. Enquanto o Gnome-Do está disponível através do Ubuntu Software Center, o Launchy tem que ser baixado aqui.

Beagle

O Beagle lhe dá o poder de busca no desktop do Ubuntu. Ele indexa seus arquivos e permite que você busque no conteúdo do arquivo também. O Beagle também está disponível no Ubuntu Software Center.

Cheese

O Cheese é um software para a sua webcam. Ele permite a você usar sua webcam para gravar vídeos e tirar fotos. O que o torna interessante são os diferentes tipos de efeitos que você pode ter. Você também pode visualizar os efeitos com os previews dos efeitos aplicados. Muito legal. Para mais informações sobre o Cheese, clique aqui.

Dock

Se você gosta de um pouco de firula, você deve instalar um dos muitos docks disponíveis para o Ubuntu. O Docky, que era inicialmente disponível como um plugin para o Gnome-Do é o mais famoso dos docks. Outras alternativas incluem o AWN e o Cairo dock. Todos esses – Docky, Cairo e AWN – estão disponíveis através do Ubuntu Software Center.

Gestor de Configuração do Compiz

Se você tem um computador relativamente novo, você pode tirar vantagem do que o Compiz pode te oferecer. Enquanto alguns dos efeitos são ativados por padrão, você pode optar por usar os efeitos extras via Sistema > Preferências > Aparência ou você pode ter o controle real dos efeitos usando o Compiz Config Settings Manager. Ele está disponível através do Ubuntu Software Center (procure por “ccsm”) ou também você pode executar o comando sudo apt-get install ccsm. Uma vez instalado, você pode ajustar a seu gosto o Compiz recebendo todos os efeitos como você quiser.

Existem muitos outros aplicativos para o Ubuntu Linux que podemos escrever sobre. Aqui estão os aplicativos que os usuários mais gostam de ter em seus computadores. Você pode definitivamente encontrar toneladas de softwares para qualquer nicho que você esteja interessado.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+