10 pontos importantes para quem começa no Linux

Se você é uma pessoa recém chegada ao mundo do software livre e especialmente acabou de conhecer o sistema operacional Linux, provavelmente você chega ao Linux repleto de vícios. Mas por que vícios? Deixe-me explicar. Vícios porque certamente a sua visão a respeito do uso de computadores está deturpada pelo sistema operacional que você utilizava anteriormente, e que em 90% dos casos, é o sistema Microsoft Windows. A sua visão do trabalho com o computador está impregnada de conceitos oriundos da visão do sistema Microsoft Windows, o que não condiz com a visão que o Linux tem do sistema. E para exemplificar, temos 10 grandes pontos básicos que explicam muito bem esse fato.

  • Não há registro no Linux: as configurações do sistema são editadas de forma diferente.
  • Tudo no Linux é um arquivo: tudo, inclusive dispositivos e outros conceitos abstratos de sistemas operacionais possuem um arquivo associado.
  • No Linux não existe letras de unidade: adeus C:, D:, etc
  • Você deve ver o comando no terminal como algo parecido com o editor de registro.
  • Se você está acostumado com o terminal do Windows, há algumas diferenças: por exemplo, certos comandos como ls (dir), cp (copy) ou mv (move).
  • Acostume-se a completar comandos com a tecla TAB: essencial para os usuários Linux.
  • Ajuda a todo momento no terminal com o comando “man” para ler o manual de instruções.
  • Instalação através de gerenciadores de pacotes (Yast, Synaptic, etc).
  • Não existem executáveis .exe no Linux. Existem arquivos binários onde um dos seus atributos é a capacidade de serem executáveis.
  • No Linux você pode executar um programa via terminal do diretório atual através do comando “./nomedoprograma” (./firefox).

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Luiz Augusto
    Google Chrome 5.0.375.70 Google Chrome 5.0.375.70 no GNU/Linux GNU/Linux

    Quando eu migrei para o Linux eu tive algumas dificuldades, a principal foi se acostumar a instalar os programas de um jeito diferente que eu instalava no Windows. Mas, hoje já estou totalmente adaptado ao pinguim e não deixo ele de jeito nenhum. Só não consegui instalar ainda um programa que precise ser compilado :S

    Sempre dá erro.

  • Luis
    Firefox 3.5.6 Firefox 3.5.6 no Windows XP Windows XP

    Opa eu explico!

    Eu jogo alguns jogos no Windows tipo GTA IV (tenho uma boa máquina) e quando vou pro linux sempre gosto mais acabo voltando para o windows por causa dos jogos e queria que vc me explicasse como resolver isso se tem como instalar no linux e tal!

    Obrigado!

    MeuPinguim responde: Olá, Luis. Quanto a esse assunto, eu tenho uma opinião. Jogos que não foram feitos para Linux podem ser emulados através do Wine ou qualquer aplicativo do tipo Cedega. Você vai ter um trabalho danado e não vai ter aquela mesma sensação de estar jogando ele no sistema para a qual ele foi concebido. Então você tem três opções: descartar de vez os jogos da sua vida, jogar com o Windows instalado em uma outra partição apenas para isso, ou comprar um videogame. Eu sugiro que você continue com o Windows para jogos por enquanto, mas recomendo que você considere ou comece a pensar seriamente em comprar um videogame. Por que isso? Porque o videogame hoje é um PC dedicado exclusivamente para jogos. Você vai poder jogar melhor em todos os sentidos. Pense nisso. Obrigado pelo comentário. Abraços, volte sempre.

  • Luis
    Firefox 3.6.6 Firefox 3.6.6 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Muito obrigado pela sugestão e é isso mesmo que vou fazer,comprar um Xbox e esqueçer o Ruindows de vez 😀

    Valeu e parabéns pelo site!

  • Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no Windows XP Windows XP

    “Se você está acostumado com o terminal do Windows, há algumas diferenças: por exemplo, certos comandos como ls (dir), cp (copy) ou mv (move).”
    olá,eu gostaria de avisar que o windows não usa terminal,o windows usa MS DOS
    a diferença é que o MS DOS é muito mais limitado(embora versões 3.1 para baixo se podia fazer tudo)

  • Richelmy Monteiro
    Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 no Windows XP Windows XP

    Bom, eu já sofri com a questão jogos, ontem mesmo comprei um videogame (PS2 kkk). Mas passei pesquisando um tempo sobre games e vi que há vários muito bons, mesmo que não superem os do Windows, (alguns são excessões) mas são muito melhores que um mero Gnome-sudoku com certeza!
    Nexuiz (alta definição, foi portado para Xbox 360 de tão bom)
    0ad (ainda em desenvolvimento, mas mesmo em estado Alfa já mostra do que é capaz, podendo superar a série Age of Empires, só que gratuito)
    AssaultCube (muito leve e á altura de Counter-Strike, sua maior limitação é a quantidade e variedade de armas)
    Warzone2100(RTS futurístico num mundo pós apocalíptico, com missões e jogos coletivos)
    Simcity3000(dispensa explicação)
    ColdWar(tiro em terceira pessoa, com enredo, táticas e um fim, foge ao padrão de games de tiro em Arena)
    Clássicos Doom, Quake e Unreal Tournment tem versões pro pinguim

    Mesmo testando muitos desses jogos, preferi ficar só com meu Minecraft, que é multiplataforma e proporciona muuuitas horas de diversão kkkkk

  • RAfique
    Firefox 26.0 Firefox 26.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Eu acabei de migrar pro Linux, e me sinto mas confortavel!