5 dicas para o novato em Linux

A maioria das pessoas que experimentam o Linux Ubuntu são usuários de Linux pela primeira vez. Para essas pessoas, a vida às vezes pode ser muito dura, dada a curva de aprendizagem íngreme que esses usuários de Linux pela primeira vez têm que escalar. Se você está entre essas pessoas, as 5 dicas seguintes devem ajudar a tornar as coisas um pouco de diversão e um pouco mais fáceis. Mas nada substituirá a sua perseverança. Busque aprender e um dia você não precisará mais de outro sistema operacional que não o Linux.

Cuidado com comandos que você não conhece

Existem comandos que parecem muito inocentes, mas podem destruir o sistema inteiro muito facilmente. Seja qual for o comando, certifique-se entendê-lo antes de executá-lo. Se você estiver em dúvida, consulte o professor Google.

Faça uma instalação limpa

Fazer uma instalação limpa do Ubuntu é sempre melhor do que a atualização através da rede. Há menos pacotes quebrados para se preocupar. O sistema também é passível de ser configurado corretamente quando você faz uma reinstalação limpa, em comparação com a atualização através da rede.

Use aplicações nativas

Por aplicações nativas quero dizer tente usar aplicações GNOME, tanto quanto possível no ambiente de trabalho GNOME e vice-versa para o KDE. Na minha experiência, percebi que certos aplicativos projetados para um ambiente de trabalho tendem a ter problemas em outro ambiente.

Desabilite processos não essenciais

Para tornar o seu sistema ainda mais eficiente, tente desativar processos não essenciais na inicialização. Por exemplo, se você não usa o bluetooth, não há sentido em executar o seu reconhecimento na inicialização.

Cuidado com o usuário privilegiado

Se você precisa fazer algo como o administrador em seu sistema, lembre-se de largar todos os privilégios e voltar a ser usuário apenas logo que você concluir o trabalho. Trabalhando como administrador no seu Ubuntu sem nenhum motivo real pode ser uma receita para o desastre.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+