Como Adicionar Repositório PPA no Ubuntu Karmic

Se liga pessoal! Essa é uma dica muito boa para o Ubuntu Karmic. Se você precisar adicionar um repositório PPA (Personal Package Archives) no Karmic, não precisa mais abrir o /etc/apt/sources.list. Nessa nova versão, o Ubuntu vem com uma novidade já que era muito chato mesmo ter de fazer isso toda hora pra cada repositório que você vai adicionar. Abrir o /etc/apt/sources.list e adicionar lá a linha, baixar as chaves de autenticação, e blah! Seus problemas acabaram.Use o novo comando add-apt-repository. Com ele você vai poder adicionar o repositório PPA que contém o pacote que você quer e adicionar a chave GPG também. Vou te dar um exemplo de como funciona a coisa e veja como é fácil pegar um pacote no Karmic.

Exemplo

Suponha que você quer baixar o browser Chromium. Acesse a lista de repositórios PPA nesse endereço: https://launchpad.net/ubuntu/+ppas . Procure pelo pacote que você quer. No caso o Chromium. E você achará o repositório oficial do Chromium com o endereço https://launchpad.net/~chromium-daily/+archive/ppa. Agora digite no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:chromium-daily

Percebe a correspondência na cor vermelha?! Feito isso, já está adicionado o repositório e a chave GPG.

Outro exemplo

Quero o Deluge, cliente torrent muito bom para Linux. Procuro por ‘Deluge’ aqui e vou achar o repositório oficial com o endereço https://launchpad.net/~deluge-team/+archive/ppa. Vou no terminal e digito:

sudo add-apt-repository ppa:deluge-team

Pronto! Agora é só mandar instalar o Deluge.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+