Ailurus: uma alternativa ao Ubuntu Tweak

Um fenômeno recente no mundo Linux está acontecendo. Usuários inexperientes cada vez mais se sentem confortáveis em confiar em ferramentas como o Ubuntu Tweak para adicionar alguns componentes interessantes para a sua distribuição Linux. Estes aplicativos permitem o acesso à instalação, por exemplo, do Flash, Java, assim como os codecs de multimídia ou aplicativos como o Picasa. Uma alternativa mais avançada ao Ubuntu Tweak apresentamos agora. Ailurus.

Ailurus

O Ailurus é uma espécie de Ubuntu Tweak avançado, já que neste caso, o Ailurus oferece mais acesso a alguns ajustes escondidos do Ubuntu. O Ailurus 10.03.2 foi lançado recentemente e entre as melhorias estão a inclusão de um repositório estável para o Firefox, scripts para o Nautilus (NScript) e a mudança dos botões de janela do Metacity, que pode ter a aparência clássica do GNOME, do Ubuntu Lucid Lynx ou do Mac OS X.

Instalação

A ferramenta não está disponível apenas para o Ubuntu, mas também para o Fedora, e qualquer usuário dessas distribuições certamente irá apreciar os benefícios e as facilidades oferecidas por essa ferramenta. Você pode encontrá-lo na forma de pacotes RPM e DEB aqui, embora você também possa instalar a ferramenta no Ubuntu através do repositório PPA (para Karmic e Lucid) e outros repositórios (para outras versões do Ubuntu):

Ubuntu Karmic e Ubuntu Lucid

sudo add-apt-repository ppa:ailurus && sudo apt-get update && sudo apt-get install ailurus

Fedora

$ su –
# wget http://homerxing.fedorapeople.org/ailurus.repo -O /etc/yum.repos.d/ailurus.repo && yum makecache && yum -y install ailurus

Imagens

ailurus painel
ailurus menus

Atualização em 06/07/2010: Adicionado os comandos para instalação do Ailurus versão 10.06 no Fedora e no Ubuntu.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+