O Android não é o melhor, nem o iOS

Muitas pessoas dizem que o Android é melhor! Ou o iOS é melhor! Todos tentam fazer do seu ponto de vista pessoal uma verdade universal. É claro que são afirmações subjetivas e as visões sobre o Android / iOS refletem, principalmente, as preferências pessoais. No desenvolvimento de software é impossível atender às necessidades de todos. Algumas pessoas adoram caminhar em uma direção, o resto passa a odiar. O mesmo vale para os sistemas operacionais e praticamente tudo na vida.

Vou tentar ser o mais objetivo possível. Este artigo não vai terminar com uma conclusão do tipo “Android é melhor!” ou “iOS é melhor!”. Se você está procurando algo parecido com isso, acho que você deveria parar de ler agora.

Android

O maior problema do Android não tem nada a ver com o próprio núcleo do sistema operacional. É realmente relacionado com o modelo de negócios. Dos principais fornecedores do Android, a Samsung é a única que fornece caminhos para uma atualização razoável aos seus usuários. Obviamente não se pode fornecer atualizações para um dispositivo para sempre mas pelo menos duas atualizações parece suficiente. Ironicamente, o maior problema do modelo de negócio está intimamente relacionado à sua maior força – a capacidade de comprar um aparelho com o tamanho e as especificações que você deseja.

Fora isso, o Android possui muitas coisas boas:

  • Multitarefa
  • Sistema de notificação
  • Habilidade de alterar seus aplicativos padrão
  • Habilidade de alterar o aplicativo de teclado
  • Integração com o Google
  • Compartilhamento de dados entre os aplicativos
  • Integração dos aplicativos com a lista de contatos
android & ios

iOS

O iOS parece meio velho e limitado (pelo menos para um geek). É um ambiente muito restritivo por todos os meios. Mas uma vez que passa o choque inicial, você percebe que de certa forma isso também é a sua maior força. A maioria dos aplicativos que você usa no iOS são um pouco mais bem acabados e estáveis. Por isso, mesmo embora o Android tenha muito mais usuários, o iOS ainda gera mais receita. Para a Apple é muito mais simples conseguir isso – ela controla todo o hardware e o software. E é também bastante independente das operadoras de telefonia móvel.

Porém, possui muitos pontos negativos em comparação com o Android:

  • Bastante restrito em multitarefas
  • Não há uma maneira simples de efetuar coisas como desligar o Wi-Fi.
  • Complicado de alterar os aplicativos padrão como cliente de email e navegador
  • Sistema de notificação ruim
  • Limitado para compartilhar informações entre os aplicativos
  • Sem suporte a aplicação alternativa de teclado
  • Não há cooperação entre os aplicativos

Conclusão

O Android como um sistema operacional é muito bom. Mas o Android de alguma empresa de baixa qualidade é ruim. A experiência com o Nexus é excelente, mas infelizmente poucas pessoas podem se beneficiar dela. O iOS como sistema operacional está muito abaixo do esperado (embora o iOS 7 possa mudar isso). O ecossistema do iOS, por outro lado, é muito legal! A fusão completa de software e hardware – a mesma do Mac + Mac OS – é o seu ponto forte.

Tudo sendo considerado, é muito difícil fazer julgamentos do tipo um é melhor que o outro. De certa forma e por diversas razões, ninguém sabe o que o futuro nos reserva. O importante é não sofrer com a fidelidade à marca quando se trata de empresas de tecnologia. O mais importante para você é não se tornar um fanboy mas pensar por si mesmo. Ser cético e analítico ao fazer suas próprias conclusões. Sua personalidade, preferências e necessidades por si só determinarão qual é o sistema ideal para você!

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Google Chrome 29.0.1547.65 Google Chrome 29.0.1547.65 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Bom mesmo é o Firefox OS.

  • Google Chrome 34.0.1847.137 Google Chrome 34.0.1847.137 no Mac OS X  10.9.3 Mac OS X 10.9.3

    Bom mesmo é o BADA!!!

  • Joe
    Google Chrome 35.0.1916.114 Google Chrome 35.0.1916.114 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    O artigo até interessante, mesmo longe de ser imparcial. Não se pode comparar os dois sistemas, é injusto. Apresentar os pontos positivos de um e comparar com o outro, sendo como seus negativos não é uma comparação justa. Discordo no que diz respeito à dificuldade de alterar algumas configurações do iOS. Quanto ao sistema de notificações ruim, acho que você quis dizer área de notificações, já que ela apenas exibe notificações, não permitindo quase nenhum tipo de alteração. Mas isso será corrigido no iOS 8. O sistema de notificações do iOS funciona em tempo real. Já fiz comparativo com serviços da própria google, a notificação chega antes no iOS e só depois de um certo tempo no Android. Mas acho que o ponto onde o autor mais pecou no artigo foi dizer que dentre as fabricantes de aparelhos, a “Samsung é a única que fornece caminhos para uma atualização razoável aos seus usuários”. Isso é a maior mentira de todas. É totalmente o contrário. O pior serviço de atualização de SO é da Samsung. Demora MESES para sair a atualização (isso quando sai) e ainda corre o risco de vir repleta de bugs, como foi o caso do 4.0.2 do S3, onde aparelhos reiniciavam e perdiam informações da memória.

    Do mais, a intensão do Artigo é bom, mas deveria ser mais imparcial, já que o título sugere isso.