Arch Linux: uma análise do sistema

Você já está cansado de reinstalar o seu Fedora ou seu Ubuntu a cada seis meses? Eu sei como é isso. Reinstalá-los novamente depois de 6 meses é sempre uma dor. Também sei que eles podem ser atualizados diretamente para a nova versão, mas desta vez seria ótimo algo que pudéssemos atualizar mesmo sem reiniciar o sistema durante um ano. Para isso, eu tenho a solução: Arch Linux. Uma distribuição Linux do tipo rolling release com milhares de softwares atuais nos seus repositórios oficiais à sua disposição. Tá esperando o quê?

Apresentação

Primeiramente, se você é novo no GNU/Linux e tem medo de linha de comando, por favor, não tente instalar o Arch Linux em seu sistema. Dado o recado, vamos ao que interessa. A instalação do Arch Linux exige um controle muito bom sobre a linha de comando. Para quem está disposto a instalar o Arch Linux em seu sistema, eu recomendo que a pessoa deve imprimir o seguinte guia de instalação: Guia de instalação do Arch Linux.

Se você instalar o Arch Linux, você vai aprender muito. Você vai aprender quase tudo sobre os sistemas operacionais. No Arch Linux não existem módulos desnecessários que são carregados na inicialização. O Arch Linux, ao contrário de outras distribuições Linux, não tem um Desktop padrão. Você pode instalar o Gnome, OpenBox, KDE ou qualquer outro que você goste e que tenha instruções de como instalar em suas páginas wiki. Ele parece ter uma estética semelhante à do Gentoo em que a missão principal é a construção de seu sistema operacional a partir do zero. O Arch fechou o ano de 2010 como a oitava distro mais popular na lista do DistroWatch. E isso não é à toa.

Ao contrário de muitas distribuições Linux populares, como Ubuntu e Fedora, o Arch utiliza um sistema de rolling release. Isso significa que a última versão “estável” e todo o resto dos programas da distribuição estão sendo constantemente atualizados com as últimas versões tão rápido quanto elas chegam e são testadas.

Opinião do MeuPinguim

Há anos venho paquerando o Arch. Mas sabia que precisava conhecer mais a fundo o sistema Linux como um todo. Portanto, passei por diversas distros como forma de aprender e testar. Isso serviu de base para que hoje eu pudesse usar o Arch de forma satisfatória. No Arch, o KDE sempre é veloz e nunca está bugado. Em várias distros que se dizem especialistas em KDE, como o OpenSUSE por exemplo, o KDE está bugado. Isso não aconteceu no Arch, para a minha surpresa. E depois que você instala o Yaourt, tudo deixa de ser complicado. Fica muito parecido com o Ubuntu, já que o repositório do Arch tem uma imensa quantidade de aplicativos que serão compilados no seu Arch assim que você pedir a instalação. Mesmo assim, não podemos recomendar o Arch Linux para todos porque não é um Linux para todos. Mas, se você conhece Linux, e você quer ter controle rígido sobre o seu sistema, você vai gostar muito. Eu gostei.

Imagens

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • gio
    Google Chrome 8.0.552.224 Google Chrome 8.0.552.224 no GNU/Linux GNU/Linux

    Muito bom o artigo!

    E sem dúvida o Arch Linux vem tornando-se uma das distribuições mais fantásticas e desejadas no mundo livre!

    Muito obrigado pela referência ao meu tutorial de instalação, espero que ajude muita gente a aventurar-se no surpreendente mundo Arch.

    Mas já vou avisando…

    Uma vez no Arch é MUITO difícil sair! xD

    Grande abraço e viva o lado Linux da vida!

    .o/

  • Cyber Mutante
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64

    Muito bom o artigo 😉 Mas como sou iniciante em linux .Quem sabe mais pra frente! abraços

  • Sérgio Berlotto Jr
    Firefox 4.0b9 Firefox 4.0b9 no Windows XP Windows XP

    Legal esta apresentação !
    O Arch está sempre melhorando e é muito fácil trabalhar com ele.

    Fica a dica do livro que estou montando: http://archlinuxbook.wordpress.com

    Abraço !

  • Rodrigo
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Mandriva 2010.2 Mandriva 2010.2

    eu tenho vontade de testar o Arch Linux a um bom tempo, mas sempre acabo deixando para outra hora, mas agora lendo sobre ele, e descobrindo que a compatibilidade dele com o KDE é muito boa fico mais encorajado e testar essa distro.

  • Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    só achei a instalação um pouco complexa para um usuario iniciante no linux

  • Kaian
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Espero que o Arch um dia faça uma versão pra iniciante 😀

    • Mateus Sousa
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Não acho que vai fazer. Você pode pedir para um expert em Linux que você conheça que instale o Arch e também uma interface gráfica e te ensine como fazer algumas coisas. Mas eu sei que você fez esse comentário a 4 anos. Se continuou usando Linux, acredito que você já sabe usar o Arch. Eu comecei a 1 ano e meio e já estou no Arch.

  • Marco Damaceno
    Google Chrome 9.0.597.84 Google Chrome 9.0.597.84 no Windows 7 Windows 7

    Eu lembro que o Arch Linux foi uma das primeiras versões do Linux que baixei e a mais rápida que eu removi do pc rs. Não porque seja ruim, mas era muito difícil pra mim.

    Por mais que eu saiba hoje mexer bem num Linux, prefiro ficar com distribuições amigáveis como Ubuntu, Mandriva e Linux Mint.

  • Guilherme
    Chromium 9.0.597.98 Chromium 9.0.597.98 no Ubuntu 10.04 x64 Ubuntu 10.04 x64

    Olá, parabéns pelo post.
    Seria interessante se você fizesse um sobre o Slackware! 🙂

  • CometBird 4.0 CometBird 4.0 no Windows XP Windows XP

    Não existe distro para iniciante!
    Arch Linux é horrível. Prefiro Debian ao Arch.
    Mas não existe nada melhor que o Ubuntu.
    E nada supera o Window$

    • Mateus Sousa
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Diz que o Windows é melhor que o Linux e vem escrever Window$. Vai entender…

  • l3oh
    Google Chrome 11.0.696.65 Google Chrome 11.0.696.65 no Windows 7 Windows 7

    Bom…Concordo com vc, o Window$ é insuperável!!!
    Nunca vi nenhum sistema com tanta vulnerabilidade a vírus como ele (Portas escancaradas) ,sem falar q tem prazo de validade,conseguir passar mais de 6 messes com ele intacto,sem a necessidade de formatar, nao é uma missão pra todos.
    So axo que, os desenvolvedores do linux em geral, deveriam tornar o sistema mais simples pro usuário leigo e aprender com o Window$ que, o visual e a facilidade de uso são muito importantes sim!!!

    • Chromium 13.0.757.0 Chromium 13.0.757.0 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

      Se o Window$ não prestasse não seria o sistema mais pirateado do mundo.

      • Jou
        Google Chrome 21.0.1180.75 Google Chrome 21.0.1180.75 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

        Microsoft pode ser grande, mas a Apple é maior ainda! Agora tome!

      • Ronald Silva
        Unknown Unknown no Unknown Unknown

        a questão de uso do windows é por conta de marketing, e acordos com as fabricantes, e preguiçosos, que só conhecem o windows e tem preguiça de explorar mais (mais até mesmo do windows), eu já tive muita dor de cabeça com windows, para mim é uma plataforma de jogos. Mas e se vc não se importa com privacidade e segurança, tem um apego pela tela azul da morte, blz

  • Rare Earth
    Firefox 9.0 Firefox 9.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Pessoal, não deêm ouvido a esse Kusanagi , é o troll mais manjado existente atualmente. Já foi expulso do GuiadoHardware. Imagino ser algum problema de infancia , tal como mau trato dos pais (se é que sabe quem são) ou abuso sexual que tornam uma pessoa um ser carente por atenção e fama. Alias Sr.Kusanagi , quer ser famoso??? Libera o fiofó que eu espalho pra todo mundo e você fica famoso!!!!!

  • Anon
    Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Eu ainda acho o Win XP o Melhor….

  • Lucas Meneses
    Google Chrome 16.0.912.63 Google Chrome 16.0.912.63 no Sabayon Linux Sabayon Linux

    Uma vez no arch é difícil sair. Verdade, eu só consegui porque eu gosto muito do sabayon, do contrário ainda estaria no arch. É uma distro muito versátil, tem gente que reclama que precisa de uma boa internet, mas isso se resolve depois usando snapshots, já vi usuário 3g usando o arch (esse é macho). Enfim, arch linux a distribuição mais versátil que eu já usei (e eu usei muitas).

    • Google Chrome 16.0.912.75 Google Chrome 16.0.912.75 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Lucas Porque você Trocou o Arch Linux pelo Sabayon? Eu já usei o Sabayon e me apaixonei! Nunca usei o Arch mas tenho vontade de Fuça-lo o que me diz? PS: desejar adicionar o Gtalk meu é regis.soutello.pessolano@gmail.com quem mais desejar conversar comigo e trocar umas dicas adicione! Obrigado pela atenção!

  • André
    Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Arch é uma excelente distribuição. Usei o Ubunto alguns anos, usei OpenSuse, testei inúmeras distribuições e fiquei como Arch. Já uso há uns 3 anos. Você pode ter o nível de interação com o sistema que quiser. Pode instalar pacotes pré-compilados via pacman ou compilá-los e instalá-los via yaourt ou usando o ABS, que é uma ferramenta fantástica. Voce, editando o arquivo /etc/pacman.conf tem controle sobre tudo. Você pode bloquear pacotes ou grupos de pacotes que não queira que sejam atualizados, enfim. É uma Rolling Release, é atualizada (sob seu comando e controle) várias vezes por dia. Estou sempre com as últimas versões dos programas e ainda posso testar o que quiser usando o repositório testing. É uma distribuição que vale muito a pena. Não deixem de testar. A intalação inicial é por um setup e você tem o guia (wiki) na página do Arch para configurar sem problemas os dois mais importantes arquivos: /etc/rc.conf e /etc/pacman.conf. A instalação é do núcleo do sistema (core), depois você instala o ambiente gráfico (KDE, Gnome etc.) e os programas que quiser realmente usar. O sistema fica bem leve e rápido.

  • Tsukino
    Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    muito bom o arch

    • Jou
      Google Chrome 21.0.1180.75 Google Chrome 21.0.1180.75 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Bom!

    • Jou
      Google Chrome 21.0.1180.75 Google Chrome 21.0.1180.75 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      É mesmo!

  • Firefox 25.0 Firefox 25.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Fiquei curioso pra testar… Mas ao mesmo tempo bateu uma preguiça… O Lubuntu me atende muito bem, mas é claro que a questão do tempo de vida dele é ainda muito pequena, atualmente é 9 meses (apesar de lançarem uma nova a cada 6).

    Bom, vamos ver nas férias!

    Agora vem uma versão LTS aí, a 14.04, o Lubuntu vai ter de 3 a 5 anos de suporte!