O Arch Linux e as outras distribuições

Aloha meus queridos pinguins. Mais um artigo com a qualidade MeuPinguim sobre aquela que se não é a melhor distro do universo, é uma das. ArchLinux. Ou seria Arch Linux? Pouco importa. Falaremos nesse texto sobre algumas das diferenças entre o Arch e as mais famosas distros do mercado Linux. Para quem não conhece o Arch, leia tudo e quem sabe, você não experimenta, não é mesmo?

Gentoo

Tanto o Arch Linux como o Gentoo Linux são rolling release. Tornam os pacotes disponíveis para a distribuição pouco tempo depois de serem liberados. Tanto o Gentoo como o Arch incluem apenas um sistema base em sua instalação e ambos são considerados altamente personalizáveis. Usuários do Gentoo geralmente se sentem bastante confortáveis ​​com a maioria dos aspectos do Arch.

Slackware

O Slackware e o Arch são bastante semelhantes pois ambos são distribuições focadas em elegância e minimalismo. Arch Linux fornece muitos milhares de pacotes binários dentro de seus repositórios oficiais enquanto os repositórios oficiais do Slackware são mais modestos. O Arch oferece o Arch Build System e também o AUR, uma coleção muito grande de PKGBUILDs oferecida pelos usuários. O Slackware oferece um esquema semelhante, o sistema slackbuilds.org que é um repositório semi-oficial de Slackbuilds, que são análogas às PKGBUILDs do Arch. Os usuários do Slackware geralmente ficam bastante confortáveis com a maioria dos aspectos do Arch.

Debian

O Debian é um projeto muito maior em comunidade, dispõe de testes, é estável e tem ramos instáveis​​ que oferece mais de 20.000 pacotes binários. O número disponível de pacotes binários no Arch é mais modesto. No entanto, quando incluímos o AUR, as quantidades são equivalentes. O Debian tem uma posição mais veemente quanto o uso do software livre. O Arch é mais tolerante. A abordagem do Debian se concentra mais na estabilidade e testes rigorosos. O Arch é mais focado na filosofia da simplicidade, minimalismo e software de ponta.

Fedora

O Fedora é desenvolvido pela comunidade mas corporativamente apoiado pela Red Hat, e tem continuamente sido uma das distribuições mais populares até hoje. Os pacotes do Fedora migram para o RHEL e alguns são adotados por outras distribuições. O Arch não serve como um ramo de testes para outra distribuição. Os pacotes do Fedora são RPMs e usam o gerenciador de pacotes YUM com uma ferramenta gráfica também disponível. O Arch usa o PACMAN para gerenciar os pacotes tar simples e não apoia oficialmente uma interface gráfica. Tanto as do Arch como as comunidades do Fedora são fortemente encorajadas a contribuir para o desenvolvimento dos projetos.

Ubuntu

O Ubuntu é a mais popular distribuição. Baseada no Debian e comercialmente patrocinada pela Canonical. Enquanto que o Arch é um sistema desenvolvido de forma independente e construído do zero, ou seja, sem se basear em outra distro. Ambos os projetos têm objetivos muito diferentes e são direcionados a uma base de usuários diferente. O Arch é projetado para usuários que desejam uma abordagem do-it-yourself enquanto que o Ubuntu oferece um sistema autoconfigurado que se destina a ser uma distribuição para todos. O Arch é muito mais minimalista, confiando pesadamente no usuário para personalizá-lo quanto às suas próprias necessidades específicas. A comunidade do Arch é muito menor e é fortemente encorajada a ser pró-ativa. Uma grande porcentagem contribui para a distribuição. Em contraste, a comunidade do Ubuntu é muito grande e tem uma porcentagem muito maior de usuários que não contribuem ativamente para o desenvolvimento, empacotamento ou manutenção do repositório.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Caio Ribeiro Pereira
    Google Chrome 17.0.963.78 Google Chrome 17.0.963.78 no Mac OS X  10.7.3 Mac OS X 10.7.3

    Só pra complementar, segue um post do meu blog muito interessante para quem curte o Arch Linux como nós.
    5 Motivos para instalar o Arch Linux:
    http://www.udglinux.com/2012/03/5-motivos-para-instalar-o-arch-linux/
    abraços!

  • Sérgio Berlotto Jr
    Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Depois que conheci o Arch não troquei mais, arch é leve, estável, simples e altamente customizável. E a comunidade é muito legal !

  • Eduardo Barbosa
    Firefox 26.0 Firefox 26.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Distribuição perfeita.
    Altamente customizável.

    E meu Arch é único. O seu Arch também é único.
    Porque cada um faz seu Arch.