Bitcoin: moeda digital e revolução econômica

Bitcoin em uma explicação muito simplista  é a maneira mais simples de trocar dinheiro a um custo muito baixo. Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 por Satoshi Nakamoto (há controvérsias) usada para compras, contratação de serviços, transferências, tudo online pela Internet. Possui independência de qualquer Banco Central e tem suas próprias regras de funcionamento e valorização.

Bitcoins

Como funciona o Bitcoin

O Bitcoin é uma tecnologia financeira sofisticada que tem potencial de mudar radicalmente a nossa forma de pensar sobre moeda, remessas, fraudes e transações. É um programa em código aberto projetado para uso de moeda em rede peer-to-peer. Diferente da maioria das moedas (Perfect Money, Pecunix, E-Gold, Neteller, Alertpay, Solidtrustpay, PayPal, Etc.), o Bitcoin não depende da confiança em nenhum emissor centralizado, como um servidor de um grande banco, por exemplo. O Bitcoin usa um banco de dados espalhado pelos nós da rede peer-to-peer para registrar as transações e usa criptografia para prover funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastos pelo dono e duplicidade.

Você se cadastra no site e baixa o programa de gerenciamento da sua moeda virtual. Ao criar a conta você entrará na rede peer-to-peer e poderá fazer transações com bitcoins, incluindo compras, doações e transferências para outras contas. A grande vantagem é que não há taxas e tarifas, por não ter bancos, governos ou outras instituições por trás. Você pode pagar por um produto diretamente para a loja e as transações permanecem anônimas. Nos Estados Unidos já é possível comprar bens tangíveis com a moeda digital, além de pagar por serviços.

PayPal

Quando o PayPal saiu, ele foi o maior desafio para o sistema existente. Conseguiu criar uma plataforma alternativa para operações que co-existem com a infra-estrutura de cartão de crédito existente permitindo que as pessoas transfiram dinheiro via e-mail. Foi uma grande inovação que continuará a ser muito importante mas a plataforma ainda tem problemas com configuração das contas e a verificação de identidade.

bitcoin money

Enquanto o PayPal criou incentivos para inscrição em seus primeiros dias, o Bitcoin está sendo adotado rapidamente por conta própria, tem potencial para ir mais longe e mudar fundamentalmente a infra-estrutura de pagamento que usamos hoje. É um grande negócio e pode fazer com que empresas como MasterCard e Visa se tornem obsoletos. Os sistemas que usamos hoje para processamento de transações são muito antigos. Quem nunca foi a um shopping e ao efetuar suas comprar recebeu a notícia de que a rede do cartão de crédito está congestionada?

Conclusão

A abordagem Bitcoin é de grande utilidade para uma indústria onde quase 40 por cento dos recursos são dedicados a detecção e prevenção de fraudes. Em uma típica transação de cartão de crédito existem vários intermediários que agem como um seguro contra fraudes, com foco principalmente na prova de identidade e verificação. Quando Visa e Mastercard construíram suas redes nunca se imaginou um sistema de e-commerce global. O PayPal é diferente mas o trabalho feito para verificar as contas e os recursos dedicados à prevenção de fraudes no PayPal são substanciais.

Muitas pessoas pensam que o Bitcoin é uma moeda não regulamentada. Melhor pensar o Bitcoin como um intercâmbio global, onde cada transação é transparente, verificável e sem atrito que pode mudar radicalmente os sistemas que usamos hoje para transações. E essa oportunidade é imensa.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+