Comandos básicos do Vi

Sempre que usei o Vi fiquei muito enrolado. Por isso sempre preferi o Nano. Acho mais fácil e mais dinânimo, porém o Vi é mais poderoso. Possui milhares de recursos para o uso profissional e por isso é mais utilizado para essa finalidade. Mas caso se depare com uma situação crítica onde não é possível instalar o Nano, você terá que se virar com o Vi mesmo. Daí, você precisará desses comandos básicos. Veja abaixo.

Abrir ou criar um arquivo de texto

vi nomedoarquivo.txt

Editar arquivo

O Vi possui dois modos. O modo de edição e o modo de comandos. Para entrar no modo de edição, você precisa pressionar a tecla i, que significa insert. No modo de edição, não use as teclas direcionais do teclado. Se você tentar usar as teclas de setas para se mover no arquivo, você vai adicionar caracteres. Para se mover no arquivo você deve usar o modo de comandos. Para isso deve pressionar a tecla Escape. E agora, você pode usar as setas.

Salvar arquivo

No modo de comandos, deve comandar :w e apertar enter.
~
~
:w

Fechar sem salvar

Deve usar o comando :q! tal como abaixo:

~
~
:q!

Pessoalmente só recomendo o uso do Vi caso não tenha como usar qualquer outro editor. É preferível usar o Nano ou até mesmo o Vim (vi melhorado). Mas com esse mini-tutorial você pode se livrar de um grande problema.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Jose Renan
    Opera 12.00 Opera 12.00 no Windows XP Windows XP

    Para mais informações vai de vi –help 😀