Como apresentar o Linux aos amigos

Todos nós sabemos como se divide o mercado de sistemas operacionais para usuários domésticos. A Microsoft, dona do sistema Windows, detém quase a totalidade do mercado, e, com isso, usufrui da total falta de conhecimento dos seus “clientes” quanto a alternativas a seus produtos. Essa falta de conhecimento das pessoas gera uma gigantesca barreira à entrada de concorrentes nesse mercado dominado pelos produtos da Microsoft.

Com isso, se caracteriza a formação de um monopólio nesse mercado e que além de trazer todos os problemas relacionados ao monopólio, traz também consigo, uma imensa ameaça à segurança das informações devido a facilidade que a Microsoft tem de oferecer aos seus “clientes” para o uso diário dos seus produtos. Essa tal facilidade é concebida ao sistema operacional Windows por ele ter uma arquitetura simples, que gerará ameaças ao mundo sempre que o sistema Windows detiver quase a totalidade do mercado.

Para tentar reverter essa situação, precisamos de alternativas ao cenário atual. A alternativa ideal é que as pessoas tenham conhecimento de sistemas operacionais mais robustos e que saibam operar satisfatoriamente com eles. E em matéria de robustez e segurança não há outro sistema operacional melhor que o Linux.

Aqui no MeuPinguim, na categoria Artigos, já temos artigos suficientes para explicar a qualquer pessoa os motivos para se utilizar o Linux em detrimento do sistema operativo Windows. Mas a maioria dos argumentos são relativamente técnicos o suficiente para deixar qualquer usuário leigo um pouco confuso. Portanto, para se evitar essa confusão, aconselho todos os usuários do Linux a primeiramente, antes de entrar nos argumentos técnicos, dar uma pequena amostra da robustez do sistema operativo Linux.

Para tal, nada melhor do que vídeos demonstrativos. Existem vídeos que demonstram as qualidades do Linux espalhados pelos quatro cantos do mundo. Mais abaixo, temos um vídeo muito interessante que mostra o verdadeiro poder gráfico do Linux. Vários aplicativos serão expostos ao mesmo tempo com um alto poder de processamento gráfico através do Compiz, um gerenciador de janelas avançado para o sistema operacional Linux. Mostre a todos os seus amigos e tenham todos uma boa diversão.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+