Como apresentar o Linux aos amigos

Todos nós sabemos como se divide o mercado de sistemas operacionais para usuários domésticos. A Microsoft, dona do sistema Windows, detém quase a totalidade do mercado, e, com isso, usufrui da total falta de conhecimento dos seus “clientes” quanto a alternativas a seus produtos. Essa falta de conhecimento das pessoas gera uma gigantesca barreira à entrada de concorrentes nesse mercado dominado pelos produtos da Microsoft.

Com isso, se caracteriza a formação de um monopólio nesse mercado e que além de trazer todos os problemas relacionados ao monopólio, traz também consigo, uma imensa ameaça à segurança das informações devido a facilidade que a Microsoft tem de oferecer aos seus “clientes” para o uso diário dos seus produtos. Essa tal facilidade é concebida ao sistema operacional Windows por ele ter uma arquitetura simples, que gerará ameaças ao mundo sempre que o sistema Windows detiver quase a totalidade do mercado.

Para tentar reverter essa situação, precisamos de alternativas ao cenário atual. A alternativa ideal é que as pessoas tenham conhecimento de sistemas operacionais mais robustos e que saibam operar satisfatoriamente com eles. E em matéria de robustez e segurança não há outro sistema operacional melhor que o Linux.

Aqui no MeuPinguim, na categoria Artigos, já temos artigos suficientes para explicar a qualquer pessoa os motivos para se utilizar o Linux em detrimento do sistema operativo Windows. Mas a maioria dos argumentos são relativamente técnicos o suficiente para deixar qualquer usuário leigo um pouco confuso. Portanto, para se evitar essa confusão, aconselho todos os usuários do Linux a primeiramente, antes de entrar nos argumentos técnicos, dar uma pequena amostra da robustez do sistema operativo Linux.

Para tal, nada melhor do que vídeos demonstrativos. Existem vídeos que demonstram as qualidades do Linux espalhados pelos quatro cantos do mundo. Mais abaixo, temos um vídeo muito interessante que mostra o verdadeiro poder gráfico do Linux. Vários aplicativos serão expostos ao mesmo tempo com um alto poder de processamento gráfico através do Compiz, um gerenciador de janelas avançado para o sistema operacional Linux. Mostre a todos os seus amigos e tenham todos uma boa diversão.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Jefferson
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 x64 Ubuntu 10.04 x64

    Belo vídeo, quem imaginaria que da pra fazer tudo isso com um PC desses.
    Mas quais são esses 2 gadgets do canto direito? gostei deles.

    MeuPinguim responde: Olá Jefferson. Você pode os instalar com o comando “sudo apt-get install screenlets”. E depois procure ele no menu Acessórios > Screenlets para usar. Abraço.

  • gedimar
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    O compiz é um dos nossos maiores aliados na hora de conquistar novos usuário para o Linux.

    Ma seria melhor ainda, se ele funcionasse em placas SIS e VIA, não é mesmo?

    De qualquer maneira, o compiz por si só, pode ser decisivo na hora de impressionar ou conquistar aquele amigo indeciso entre windows e linux.

    Parabéns pelo post

  • Rômulo
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 x64 Ubuntu 10.04 x64

    porra! quiria saber como colocar o efeito da movimentação das janelas quando eu clico em uma que está numa camada inferior!!!!!!!!!!

    MeuPinguim responde: Olá Rômulo. Cara, vou te enganar não. Eu também queria saber como faz isso kkk! Se eu descobrir eu te aviso. Obrigado pela visita e comentário. Abraço.

  • gedimar
    Google Chrome 5.0.375.38 Google Chrome 5.0.375.38 no GNU/Linux GNU/Linux

    Resposta ao comentário do Rômulo:

    “porra! quiria saber como colocar o efeito da movimentação das janelas quando eu clico em uma que está numa camada inferior!!!!!!!!!!”

    Eu consegui fazer isso, é muito simples.

    1º passo: Eui até o synaptc, marquei tudo o que tinha a palavra “compiz” no nome e mandei instalar.

    2º passo: Depois eu cliquei com o botão direito do mouse na área de trabalho, “Alterar plano de fundo”, “Efeitos visuais”, “Personalizado”, “Preferências”, “Animações”.

    3º passo: Habilita a opção “Ativar animações extras”, e em “Focar Janela” escolhe a opção “Desviar”.

    É isso, espero ter ajudado.

    Abraço

    MeuPinguim responde: Grande Gedimar. Muito obrigado por ter resolvido essa. Abraço!

  • blzounem
    Google Chrome 8.0.552.231 Google Chrome 8.0.552.231 no Mac OS X  10.6.6 Mac OS X 10.6.6

    O Problema não é o poder do linux e o poder do windows é a curva de aprendizado para as duas ‘plataformas’ para voce ter o sistema desse video, voce tem que entender o que ta fazendo, enquanto no windows vc instala e pronto, a curva de aprendizado do Linux é infinitamente maior q a do windows, simples assim.

  • milles maverick
    Google Chrome 12.0.742.100 Google Chrome 12.0.742.100 no GNU/Linux GNU/Linux

    Eu uso Linux há 2 meses, num positivo plus de 2007, o Windows consumia em torno de 400 MB de 940 MB de RAM, e o meu Ubuntu que utilizo junto com o Openbox, consome 120 MB de 940 MB, uma covardia…

  • wellyngton
    Firefox 5.0 Firefox 5.0 no Windows 7 Windows 7

    windows é ruim assin mesmo ele sosinho usa mais de 20% da memoria RAM do pc agora imagina com um monte de aplicativos que precisa de de memoria RAM pra funcionar e claro que ele vai ficar dando um monte de problemas do jeito que ele fica dando.

  • ricadinho
    Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Eu comecei a usar linux a menos de um mes e não sei muita coisa a respeito de linux mas achei interessante aquela barra com os icones na parte inferior do video e queria saber como eu façço pra colocar ela no meu.

    MeuPinguim responde: Olá. Isso se chama Dock. Existiam vários docks para Linux mas esse vídeo já tem um certo tempo porque esses docks hoje em dia já não são muito utilizados, especialmente depois que foi lançado o Gnome-Shell. Mas caso queira instalar, tente o Avant Window Navigator que é um dos melhores. Obrigado e volte sempre.

  • Michel Wilhelm
    Mozilla Compatible Mozilla Compatible no iPad iOS 4.3.3 iPad iOS 4.3.3

    Hojde está mais fácil para mostrar, por conta do Android, o Linux ficou um pouco mais popular, mas, um compiz, KDE 4.7 e mais alguns argumentos não-espartanos nosso Tux irá crescer mais.