Como bloquear pastas ou diretórios no Linux

Em muitas ocasiões, o seu computador pode ser usado por outra pessoa. Se houver algum material nele que você não quer que as pessoas vejam, você pode bloquear o acesso delas às pastas que contém esse material. Como a maioria dos seus amigos não é usuário de Linux, uma simples mudança de permissões de arquivo faz o trabalho.

Mudança de permissões

Vamos dizer que eu queira proteger algumas coisas pessoais em uma pasta chamada “porn” (bem sugestivo o nome, hein?). Então vamos alterar o proprietário dessa pasta para o usuário root ou administrador do sistema. Use o comando abaixo já como root.

# chown -R root:root porn/

Uma vez feito isso, o dono da pasta já é o usuário root mas outros usuários podem ainda acessar e ler os arquivos. Se você quiser restringir também a abertura do diretório, ou seja, bloquear completamente o acesso, então basta mudar as permissões usando o seguinte comando como root.

# chmod -R 700 porn/

Uma pessoa com algum conhecimento técnico de permissões Linux ainda pode mudar a coisa toda de volta mas somente se ele souber a senha da sua conta root.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • willian holtz
    Opera 10.11 Opera 10.11 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Uma coisa legal que poderia ter é uma maneira de colocar senhas em pastas, mas não com permissão do root, e sim como uma pasta criada pelo próprio usuário e essa mesma pasta colocar senha, e ao acessar já pedir a senha, isso seria bem melhor que ficar trocando de permissão.. até porque como no exemplo que você deu é mais fácil retirar a permissão. exemplo:

    você vai me emprestar seu pc, e como sou um cara que “adora” vasculhar a vida dos outros, tem essa pasta porn/ ai vou correndo acessar, mas me deparo com ‘não acessível’, claro que não tenho a senha do root, para poder mudar isso, mas existe uma maneira fácil, porém ‘trabalhosa’, que é pegar o cd do slax e mudar as permissões … pronto a pasta já pode ser acessada…

  • Rodrigo Miguel
    Firefox 3.5.8 Firefox 3.5.8 no GNU/Linux GNU/Linux

    Esta dica é muito legal. Uso e recomendo.

    Mas se o danado do bisbilhoteiro usar um LiveCD, já era né…

    MeuPinguim responde: Olá Rodrigo. Por isso que eu disse: “Como a maioria dos seus amigos não é usuário de Linux, uma simples mudança de permissões de arquivo faz o trabalho.” Abraços.

  • Netto
    Google Chrome 8.0.552.215 Google Chrome 8.0.552.215 no Windows XP Windows XP

    E ae, blz?
    Eu tenho a seguinte situação:
    Uma pasta compartilhada para todos os usuários na rede, eles usam Windows, mas o servidor é linux e o domínio samba. Mas eu quero criar uma pasta chamada AUTORUN.INF para evitar o contágio por vírus de pendrives, segui os passos:

    mkdir AUTORUN.INF
    chown -R root:root AUTORUN.INF
    chmod -R 700 AUTORUN.INF

    Mas qualquer um consegue apagá-la.
    Como faço para que isso não seja possível?

    MeuPinguim responde: Olá Netto. Boa pergunta. Se o problema não for a barra (“/”) que você esqueceu de colocar antes ou depois do Autorun.inf para designar uma pasta, eu não sei como fazer. Primeiramente, teste com a barra depois do Autorun.inf como está no artigo. Depois antes. E se mesmo assim não funcionar, eu acredito que não seja através desse método que você vai conseguir, pois ele é dedicado a acesso por usuários Linux apenas. Pode ser que o Windows não obedeça as permissões do Linux. Estou apenas especulando. De qualquer forma, obrigado e volte sempre.

  • João Maciel
    Firefox 8.0.1 Firefox 8.0.1 no Windows 7 Windows 7

    Boa tarde
    Tudo bem?
    Eu estou com um problema, eu estou com um servidor de debian, usando o samba.
    Quando eu acesso o debian pelo windows, e crio uma pasta, a pasta fica visivel em ambos, porem quando eu crio uma pasta no debian, a pasta fica visivel apenas no debian…
    Já vi as permissões e tudo mais e ambos estão idênticos.
    Obrigado.

    MeuPinguim responde: Chefe, você pediu ajuda no lugar errado. Essa é uma dúvida especializada (Samba). Tente sempre aprender através dos fóruns de discussão. Me perdoe mas se fosse algo simples e do nosso conhecimento, nós estaríamos te ajudando. Espero a compreensão. Abraço e volte sempre.