Como bloquear pastas ou diretórios no Linux

Em muitas ocasiões, o seu computador pode ser usado por outra pessoa. Se houver algum material nele que você não quer que as pessoas vejam, você pode bloquear o acesso delas às pastas que contém esse material. Como a maioria dos seus amigos não é usuário de Linux, uma simples mudança de permissões de arquivo faz o trabalho.

Mudança de permissões

Vamos dizer que eu queira proteger algumas coisas pessoais em uma pasta chamada “porn” (bem sugestivo o nome, hein?). Então vamos alterar o proprietário dessa pasta para o usuário root ou administrador do sistema. Use o comando abaixo já como root.

# chown -R root:root porn/

Uma vez feito isso, o dono da pasta já é o usuário root mas outros usuários podem ainda acessar e ler os arquivos. Se você quiser restringir também a abertura do diretório, ou seja, bloquear completamente o acesso, então basta mudar as permissões usando o seguinte comando como root.

# chmod -R 700 porn/

Uma pessoa com algum conhecimento técnico de permissões Linux ainda pode mudar a coisa toda de volta mas somente se ele souber a senha da sua conta root.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+