Como compactar arquivos em RAR no Fedora Linux

O Fedora Linux é uma excelente distribuição Linux. Rivalizando com o Ubuntu como a mais popular no momento, o Fedora possui uma política mais próxima da ideologia do software livre. Seus pacotes não possuem muitas alterações em relação ao pacote original feito pelos desenvolvedores e mesmo assim o Fedora não perde a estabilidade no sistema como um todo. Graças à essa política, é extremamente necessária a personalização do sistema ao gosto do usuário. E como muitas pessoas hoje costumam compactar seus arquivos no formato RAR em detrimento do famoso formato ZIP devido a um costume adquirido através do uso do software WinRAR para sistemas Windows, vamos agora explicar um método para gerar arquivos RAR no Fedora já que o mesmo não disponibiliza o pacote rar nos seus repositórios oficiais por questões legais.

Solução

Vamos então explicar como criar um arquivo RAR com conteúdo compactado no Fedora. Primeiramente, vamos buscar por “RAR” no site rpm.pbone.net/. Agora, ache as linhas referentes ao Fedora Linux. Elas serão tal como as linhas abaixo:

Fedora 13 atrpms.net/f13-x86_64/atrpms/stable/rar-3.8.0-2.fc13.x86_64.rpm
Fedora 13 atrpms.net/f13-x86_64/atrpms/stable/rar-3.8.0-2.fc13.i686.rpm
Fedora 13 atrpms.net/f13-i386/atrpms/stable/rar-3.8.0-2.fc13.i686.rpm

Agora, preste atenção aos detalhes das linhas. Nelas estão as arquiteturas de cada pacote. A primeira linha é para sistemas Fedora 13 do tipo x86_64 ou com 64 bits e o pacote rar é também de 64 bits. A segunda linha também é para sistemas Fedora 13 do tipo x86_64 ou com 64 bits porém o pacote é de 32 bits (i686). Já a terceira linha é para sistemas Fedora 13 do tipo i386 (32 bits) e o pacote rar é de 32 bits.

Instalação

Escolhendo com atenção o seu pacote, o próximo passo é instalá-lo. Para isso, basta dar um duplo clique nele e se iniciará o processo de instalação com a requisição da senha de root (administrador).

Compactação

E agora, finalmente, para compactar arquivos no formato RAR, clique em cima do arquivo alvo da compactação com o botão direito do mouse para ter acesso ao menu, e nele, escolha a opção “Comprimir…” caso esteja utilizando a interface gráfica padrão do Fedora, o Gnome. Escolha “.rar” dentre os tipos disponíveis e clique em “Criar” na seqüência. Prontinho!

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+