Como converter .BIN/.CUE em .ISO no Linux

E lá vamos nós! Mais um tutorial quentinho saindo do forno para vocês. Aprenda agora a converter aqueles arquivos de imagem com formatos .BIN e .CUE para o formato .ISO que é mais fácil de usar nos aplicativos para gravação de CDs e DVDs. Não é nada longo, e muito simples. Basta executar dois comandos no temido terminal da escuridão, e seu problema está resolvido. Viu como o temido terminal da escuridão nem é tão perigoso assim?

Usemos o bchunk

Ubuntu

No Ubuntu Linux, vamos primeiro executar o comando para a instalação do bchunk.

$ sudo apt-get install bchunk

Fedora

No Fedora Linux, para instalar, execute o seguinte comando.

$ su -c 'yum install bchunk'

Conversão

Agora, tanto no Ubuntu como no Fedora, o procedimento é o mesmo para a conversão. Use o comando abaixo alterando o nome dos arquivos .BIN, .CUE e .ISO.

$ bchunk arquivo.bin arquivo.cue nome_da_imagem.iso

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Edson
    Firefox 15.0 Firefox 15.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Boa dica cara perfeito!

  • Julianderson
    Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Gostei muito. Grato pela dica!

  • Krow
    Google Chrome 26.0.1410.64 Google Chrome 26.0.1410.64 no Windows 7 Windows 7

    Eu não entendi uma coisa: baixei um jogo de psx para jogar no emulador pcsx disponibilizado para ubuntu mas o jogo veio em .bin e .cue. Com a ajuda dos tutoriais eu instalei o bchunk tentei realizar a conversão, mas o que não entendo é onde vai parar a imagem .iso final, da qual preciso para rodar no emulador de psx.

    Desde já fico muito grato, sou novato no linux mas disposto a aprender bastante.

    MeuPinguim responde: A imagem iso vai pra pasta onde você deu o comando de conversão no terminal. Sempre que se abre o terminal, você já está em algum lugar dentro do sistema. Quando se comanda qualquer coisa, o arquivo gerado fica na própria pasta. Já que você está disposto a aprender, recomendo dar uma lida pela web mesmo, sobre o tema navegação em pastas via terminal no Linux. Assim você vai saber onde você está e como viajar pelo sistema via terminal. Abraço. Volte sempre.