Como fazer dual boot do Ubuntu e o Windows 7

Como existem muitas pessoas que não querem abrir mão do Windows por enquanto, e como o Meu Pinguim é democrático, ensinaremos agora aos que já possuem o Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux a consertar o Grub (gerenciador de inicialização do Linux) possibilitando assim fazer o dual boot ou inicialização dupla. Por que isso? Porque o querido Windows não deixa o Linux inicializar com o gerenciador de inicialização do Windows. Então é recomendável instalar o Linux após o Windows, mas se você já instalou o Linux e quer agora instalar o Windows, esse tutorial é para você.

Particionamento

Inicialize o computador a partir do Ubuntu live CD ou com um Gparted live CD. Live CD’s são CD’s que servem para inicializar o PC sem alterar nada no disco rígido. Basta baixar a imagem ISO do CD e gravar no CD virgem. E após isso, alterar o setup da máquina para reinicializar pelo CD.
Se o Ubuntu está usando todo o disco, você precisa redimensionar o disco e liberar pelo menos 8 GB para o Windows 7 (em caso de dúvidas, fazer backup de seus dados valiosos). Certifique-se que o Windows 7 está na segunda partição para tornar mais fácil o trabalho do Grub. Você vai ficar com algum espaço não alocado no seu disco rígido. Se você quiser, pode particioná-lo em NTFS ou você pode fazê-lo mais tarde ao instalar o Windows.

Instalando o Windows 7

Siga as instruções na tela, selecione o espaço não particionado para formatar e instalar o Windows, ou se você já fez, escolha a partição NTFS.

Reinstalando o Grub

Agora você tem o Windows 7, mas seu gerenciador de inicialização Grub foi completamente destruído pelo Windows. Você precisa reinstalar o Grub. Dê boot novamente pelo Ubuntu live CD e vá para o terminal. Digite no terminal:

sudo grub
grub> find /boot/grub/stage1 // Nota: Se der error 15, tente o comando grub> find /grub/stage1
grub> root (hdX,Y) // Nota: (hdX,Y) deve ser substituído pelo que aparece na saída do comando acima.
grub> setup (hd0)
grub> quit

Editando o Grub

Foi reinstalado o Grub, mas você não pode mais ver o Windows 7. Vá para o terminal do Ubuntu normal e digite:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Um arquivo de texto será aberto e acrescente as seguintes linhas:

title windows 7 (Loader)
root (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader +1

Se isso não funcionar após o reboot, tente “root (hd0,0)”, “root (hd0,2)” e assim por diante, já que hd0 se refere ao seu HD enquanto 0,1,2… é a partição. Agora que está feito, você pode usar o Windows 7 e o Ubuntu (leia-se qualquer distribuição Linux) juntos e ser feliz.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Marcus Vinícius
    Firefox 3.0.19 Firefox 3.0.19 no Windows XP Windows XP

    Parabéns pela matéria! 😀
    Até que enfim alguem sensato que pensou em alguem que tem o ubuntu instalado primeiro!! rsrss

  • Manuel Pereira
    Firefox 3.6.6 Firefox 3.6.6 no Windows 7 Windows 7

    No ” linux Caixa magica 14 ” tambem será assim?
    Obrigado.

    MeuPinguim responde: Olá Manuel. O Caixa Mágica é uma distribuição portuguesa, que eu nunca testei. Portanto, não posso te informar com certeza absoluta, infelizmente. Mas o procedimento de instalar o Caixa Mágica antes do Windows é melhor, senão você poderá ter problemas com o Grub. Caso isso aconteça, tente esse procedimento acima que tenho quase certeza que funcionará. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  • Witalo Rebouças
    Google Chrome 6.0.472.63 Google Chrome 6.0.472.63 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Olá,
    O meu grub tenta entrar no Ubuntu e dá o seguinte erro: kernel panic not syncing vfs unable to mount root fs on unknown-block 0 0
    entro pelo live-cd e tento dar um sudo grub ele diz que o grub não está instalado, mas está! Instalo grub novamente e tento fazer um grub> find /boot/grub/stage1 ele dá erro 15, tento grub> find /grub/stage1 continua dando erro 15, não sei mais o que fazer, e o desespero começa a bater! como configurar o grub corretamente?

    MeuPinguim responde: Olá Witalo. Não tinha uma dúvida mais fácil não hein? Mas já que perguntou, então vai aí um site: https://wiki.ubuntu.com/Grub2. Vai na parte destinada ao Erro 15. Se mesmo assim não funcionar, eu não perderia tempo em bootar via Live CD para fazer backup e formatava de novo para começar tudo do zero. Ainda mais que levamos menos de 30 minutos pra instalar um Ubuntu novinho em folha. Boa sorte e volte sempre.

  • Diego Matheus
    Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    To a um tempao jah batendo a cabeça pra faze funciona o ubuntu 10.10 aki no meu PC e nd. Até que achei o topico aqui, muito bom! so tem um problema ainda nao consegui faze funciona, eu segui oq está no topico até a parte mais dae ele fla assim “sondando dispositivos de adivinhar BIOS.isso pode levar um longo tempo”, em ingles “Probing devices to guess BIOS driver. this may take a long time”.
    ele para nessa parte e fica tipo processando mais nao aparece mais nd. oque faço, me ajuda qero muito usar o linux.
    Brigado desde jah.

    MeuPinguim responde: Olá Diego. Eu não sei em que estado se encontra a sua instalação e nem quais foram os procedimentos que você executou até agora. Mas pra facilitar, eu sugiro que você formate todo o HD e instale primeiro o Windows normalmente. Após ter instalado o Windows, instale o Ubuntu. Esse é o caminho mais fácil para ter os dois na máquina. 1º – Windows. 2º – Linux. Obedecendo essa ordem de instalação, você sempre terá os dois no computador e escolhe sempre que ligar o PC em qual dos dois você quer entrar. Obrigado e volte sempre.

  • Diego matheus
    Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 no Windows 7 Windows 7

    Óla,
    segui o topico ate a parte de ponhar “grub root /boot/grub/stage1”, eu digito dai ele aparece uma mensagem dizendo assim “probing to guess BIOS drivers. this may take a long time”. dai ele fica tipo processando e nao aparece mais nd …. ja deixei um monte de tempo, mas mesmo assim nd
    Por favor me ajude a resolver isso, qero muito usar o linux

    MeuPinguim responde: Olá Diego. Acredito que você tenha digitado errado os comandos ou feito algum passo de forma errada. Reveja os passos e repita-os novamente porque não existe no tutorial o passo “grub root /boot/grub/stage1”. Obrigado e volte sempre.

  • Joao Antonio
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Oi,

    Eu dei o boot pelo pen drive com o ubuntu 10.10 dvd. Abro o terminal e quando dou o sudo grub ele diz que nao esta instalado. Entao instalo como sudo apt-geto install grub, e entao consigo abrir o grub. Quando dou o comando find, ele nao acha nem a primeira e nem a segunda opcao. De qualquer forma dou o comando root(hd0,5), pois acho q a particao linux esta na particao 5 do hd, mas quando dou setup (hd 0), ele da um erro unable to mount driver. Mesmo variando root (hdo, Y) o erro persiste. O que eu faco?

    Abracos

    MeuPinguim responde: Olá João. Tente o comando find /boot/grub/menu.lst para listar quais as partições que contenham o arquivo menu.lst. Depois tente setup (hd0,1), por exemplo. Tente esses passos por enquanto. Obrigado e volte sempre.

  • Flavio Velho
    Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 no GNU/Linux GNU/Linux

    Muito legal as dicas para instalar o Windows depois do Linux.
    Comprei um PC que veio com uma distro do Linux que eu não conheço. Pretendo mantê-la instalada, mas vou instalar o UBUNTU e também o Windows XP.
    Na pesquisa que realizei, até agora, esta foi a única dica que encontrei, que considera a possibilidade LINUX e depoi WINDOWS com “dual boot”.
    Creio que esta necessidade deve ser grande, pois tem muita gente que não conhece Linux, gosta, mas também precisa do Windows.
    Acho que o tutorial poderia ser um pouco mais detalhado. De qualquer forma vou utilizá-lo para a minha instalação.
    Valeu!

  • Jamerson
    Google Chrome 12.0.742.100 Google Chrome 12.0.742.100 no GNU/Linux GNU/Linux

    Olá! Muito interessante o Artigo!
    Eu usava o Windows 7 e resolvi mudar pro Ubuntu… Vejo que o Linux é ótimo, no entanto não tem programas suficientes. O que eu queria fazer era um Dual Boot com o meu Ubuntu atual ( O natty, 11.04) com o Windows 7. Já tinha tentando mas dava erro n Windows. Porque será que dava? Ajude -me quero da Dual Boot o mais rápido posssível! Obrigado!

    MeuPinguim responde: Olá. Para fazer o dual-boot, nós do MeuPinguim recomendamos a instalação do Windows primeiro. Após o Windows estar configurado na máquina e funcionando, instale o Linux em outra partição e o dual-boot será gerenciado pelo GRUB do Linux. Quanto a quantidade de programas do Linux, hoje temos em torno de mais de 29.000 pacotes contendo softwares pré-compilados. Acreditamos que o problema é uma desinformação sobre o Linux. Espero ter ajudado. Volte sempre.

  • clodoaldops
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 no Windows XP Windows XP

    Uso esta dica do VOL… facil é rápida!
    http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona

  • anonimo
    Firefox 4.0 Firefox 4.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    o primeiro comando nao funciona

    MeuPinguim responde: Esse artigo é bem antigo e quando foi feito não existia o Grub2. Grub2 não tem shell como o Grub1, logo o “sudo grub” não existe mais.

  • Gabriel de Souza
    Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 no GNU/Linux GNU/Linux

    Amigo, aconteceu um problema comigo. Quando usei o live CD na hora de executar sudo grub não reconheceu o comando. O terminal sugeriu instalar o grub e assim fiz digitando apt-get… . Instalei e o grub iniciou, o problema que os dois comandos seguintes resultavam em erro 15 e o outro como alternativa resultou no erro 27. Utilizo o Ubuntu 11.04, (Instalei ele primeiro que o windows 7).

  • Gabriel de Souza
    Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 no GNU/Linux GNU/Linux

    Consegui resolver o problema. Utilizei um CD do Ubuntu 11.04 alternate e recuperei o GRUB.

  • RONALDO
    Google Chrome 16.0.912.75 Google Chrome 16.0.912.75 no Windows 7 Windows 7

    EU QUERO FAZER O CONTRARIO DO TUTORIAL. EU JA TINHA INSTALADO O WINDOWS 7. EM UM HD PRIMARIO . E EU INSTALEI O UBUNTU EM OUTRO HD TUDO CORRETAMENTE. MAS QUANDO EU REINICIO O PC ENTRA NO WINDOWS DIRETO. COMO RESOLVER ISSO POR FAVOR NÃO AXO UMA SOLUÇÃO.

    MeuPinguim responde: Estranho. Mas tenta reinstalar o Ubuntu que o GRUB vai achar o Windows. Abraço e volte sempre.

  • Fernanda
    Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 no Ubuntu Ubuntu

    Argh, eu simplesmente não consigo instalar o Win com o Linux previamente instalado, tentei vários instaladores (XP, Vista, 7), algo sempre acontece, um erro, aviso, etc. ele simplesmente não deixa… o mais próximo que consegui chegar das vias de fato foi ao particionador dele, eu já tinha um espaço reservado pro Win, então só criei a partição e formatei ela, até aí tudo bem, depois selecionei e mandei instalar, mas o maldito me disse que não posso fazê-lo sendo que já há outra partição do tipo sistema no hd. Há! Não quero apagar o Ubuntu só pra depois reinstalar tuuuuudo, que preguiça! 🙁 e que raiva! Queria usar uns joguinhos pra win, acho que o jeito vai ser tentar emular, sei lá. Droga, tinha ficado tão contente com o tutorial, achei que seria bem fácil, está tudo tão bem explicadinho… a Microsoft sempre corta o meu barato, hahahaha.

    MeuPinguim responde: Fernanda, acho que você está fazendo alguma coisa errada. Melhor você formatar todo o HD e particionar em duas partes. Primeiro você instala o Windows. Depois você instala o Linux na outra partição e acabou. Tenta aí depois você nos diz o que aconteceu. Abraço e volte sempre.

  • Big Linux
    Opera 11.61 Opera 11.61 no GNU/Linux GNU/Linux

    Esse método, eu não sei se funciona no Ubuntu, ao menos no Big Linux funciona perfeitamente:
    # fdisk -l (para listar a partições, e achar á que contém o Linux)
    # mount /dev/sdb1 /mnt (sdb1= no exemplo a partição com o Linux)
    # grub-install –root-directory=/mnt /dev/sdb (sdb= sem numéro mesmo)
    Pronto 🙂

  • Cleiton Bonfá
    Firefox 4.0 Firefox 4.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Me ajudem por favor,
    tenho o windows7 instalado no pc, só que depois q instalei o linux nao consigo mais acessar o windows,
    alguem poderia por gentileza me informar como eu faço pra conseguir no boot ter a opçao de escolha pra entra com o windows ou linux?
    grato

    MeuPinguim responde: Olá. Acredito que alguma coisa você deve ter feito de errado porque quando se tem o Windows instalado e depois se instala o Linux, se você mantiver as configurações padrão da instalação do Linux, automaticamente será instalado o GRUB que é o gerenciador de boot para você escolher qual sistema iniciar. Isso é padrão de todas as distros. Agora para resolver isso só vendo com o suporte da sua distro Linux. Tenta ajuda no fórum da distro. Abraço! Volte sempre.

  • sergio santos
    Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Windows XP Windows XP

    Olá! entao eu fiz um dualboot e ocorreu tudo “bem” foi instalado o grub tudocertinho (no caso eu ja tinha o windows 7 instalado)qndo terminou a instalação que eu reiniciei o pc naquela tela roxa do grub nao aparece o win7 para eu escolher aparece apenas o ubuntu (to usando o 12.04) entao o grub ta funcionando so nao esta adicionado o win7 para eu escolher,eu tentando adicionar pelo terminal da forma que vc explicou ai em cima será que serve para o meu problema ? nao tentei ainda pq estou no trabalho se nao ja teria tentado heheh aguardo respostas abraços e parabens pelo site o site o conteudo de vcs é otimo!

    MeuPinguim responde: Olá Sergio. Perfeito. Esse procedimento no fim do artigo pra adicionar o Windows. Abraço e volte sempre.

  • Diego
    Google Chrome 19.0.1084.52 Google Chrome 19.0.1084.52 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Bom Dia! Estou a 2 dias tentando instalar o novo ubuntu 12.04 LTS em minha maquina, win 7 64bits, ja tentei pelo wubi nao deu boot, ele nem sequer entra no sistema, aparece a tela de carregamento do ubuntu como no windows, dps disso, a tela distorcida como se fosse uma tv fora ar, sem chances de se obter qualquer movimentação, nada se move, e tb tentei dando boot pelo pen drive, tb aconteceu o mesmo erro, gostaria de saber o pq desse erro de boot, fiz tudo certinho, li e reli varios tutoriais eu nao entendoo, eu nem sei se existe alguma configuração para placa de video, ou mae, minha placa de video é nvidia GTS 360M, esta atualizada, todos meus dispositivos atualizados, nao sei a quem recorro, se puder me ajudar, ja fiz o teste pela maquina virtual e me impressionou muito a eficiencia do sistema mesmo usando 1/4 da memoria disponibilizada, preciso desse S.O. Me ajude se souber de algo relacionado a tela distorcida no boot do ubuntu.

    MeuPinguim responde: Olá Diego. Muito estranho mesmo o seu caso. Não tenho uma resposta para isso. Mas sugiro que você tire uma foto do que está acontecendo aí e crie um tópico no fórum do Ubuntu. Aposto que você terá muita atenção e virá a solução. Ok!? Abraço e volte sempre.

  • valber
    Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Amigão, deu certo! Funcionou direitinho!
    Obrigadao. =D
    Tudo de bom…!

  • Rodrigo
    Firefox 21.0 Firefox 21.0 no Windows XP Windows XP

    Opa, Estou com um probleminha, pois peguei uma maquina de um cliente que veio com o Linux mas ele pediu pra colocar o Windows 7 e trocar a versão do Linux, pois formatei normalmente, criei as partições com o Windows, fiz a instalação do Windows 7 Ultimate e em seguida fiz a instalação do Ubuntu 10.10, ate então se dar nenhum erro, reiniciei a maquina pra testar, na inicialização ele aparece normalmente as opções para vc escolher qual sistema operacional iniciar, mas quando seleciono para entrar pelo Linux o mesmo dar erro, que não consegue montar e mais um outro erro, e fica na tela com a versão do Linux e dizendo, o sistema esta sendo montado se quiser espere um pouco ou se desejar pular tecle S ou M se desejar fazer a reparação, algo assim, ai entro com o cd live, mas na ora de entrar no grub/menu.lst o mesmo dar erro no arquivo.
    Tem como resolver essa situação sem precisar fazer a formatação do mesmo.
    Desde já Agradeço a Atenção.

    MeuPinguim responde: Melhor formatar e instalar novamente apenas a partição do Linux. Acho que você não configurou certinho as partições junto com o GRUB. Por isso ele não inicializa. Tem que configurar o “/boot” e o “/” direitinho na hora de instalar. Boa sorte.

  • Iranbs
    Chromium 31.0.1650.63 Chromium 31.0.1650.63 no Ubuntu Ubuntu

    Amigo,
    vê se você pode me ajudar, tinha instalado o windows xp em uma partição e instalei o ubuntu em outra partição do mesmo hd, após instalação aparece o menu de escolha de boot porém só acessa o ubuntu. Creio que deva ser alguma coisa na configuração do arquivo grub,cfg porém não consigo resolver. Você pode ajudar.

    MeuPinguim responde: Acho que você pode resolver seu problema seguindo as orientações desse link: How to restore Windows XP menu entry in GRUB?

  • João Victor
    Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 no Android 2.3.6 Android 2.3.6

    Eu instalei o ubuntu em um netbook que veio com windows 8 instalado e bios UEFI e apos instalar não dava boot, usei o boot repair e apareceu o grub,mas antes aparece uma mensagem dizendo HDD0: has been blocked by the current security policy
    E quando dou ok e aparece o grub , o windows e o ubuntu não aparecem, o que eu faço para resolver

    MeuPinguim responde: Não sei. Pesquisa ai no Google. Não sei todas as repostas. Infelizmente.

  • Eduardo
    Chromium 34.0.1847.116 Chromium 34.0.1847.116 no Ubuntu Ubuntu

    Olá!
    Gostaria de saber se podem por favor sanar a minha dúvida cruel! Tenho(tive?) o Windows 7 instalado na máquina e resolvi dar o dual boot com o Mint. Fiz os passos para a instalação da distribuição Linux e consegui êxito, porém minha distribuição Windows desapareceu na tela de acesso de boot. Nos arquivos do computador ainda encontram-se todas as pastas que a Microsoft tem. Como posso fazer para voltar a “enxergar” o Windows?
    Abraços, fiquem com DEUS!
    At. Eduardo

    MeuPinguim responde: Você tem que reconfigurar o GRUB. Fazer o GRUB enxergar sua partição do Windows. Isso se você não a apagou quando instalou o Mint. Procure na rede sobre como restaurar a partição do Windows no GRUB.

  • Guilherme Dias
    Google Chrome 36.0.1985.143 Google Chrome 36.0.1985.143 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

    Oi Helbert,
    Eu tinha W7 no meu PC e instalei o Ubuntu 12.04 depois. A instalação correu bem, fiz ela numa partição extendida com 3 partições lógicas dentro (root, swap e home).
    Porém quando eu inicio o PC ele boota direto no W7. Já fiz Boot-Repair mas não mudou nada (na verdade não concluiu o reparo porque dá um erro).
    Você acha que o procedimento do posto pode resolver meu problema?
    ps. o Ubuntu está instalado normal, só não consigo ver a tela do GRUB no início pra escolher entre ele e o W7.

    MeuPinguim responde: Testa. Caso não resolva, tente os procedimentos citados pelos colegas nos comentários. Há diversos métodos para isso.

  • Flavio De Souza Barbosa
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Olá, Estou tentando instalar o Ubuntu 16.04 em uma partição do meu PC. O meu HD está dividido em 4 partições. Uma de 775 gb para arquivos. Outra de 100 gb com Windows 7 64 bits. As outras duas eu criei para instalação do Ubuntu. O problema é quando tento instalar o Ubuntu. Na tela das partições ele identifica as mesmas, porém os tamanhos delas estão muito diferentes do que mostra o Windows. Como mostra a foto abaixo. Fico com medo de instalar na partição errada e perder arquivos. agradeceria muito um auxilio de vocês. https://uploads.disquscdn.com/images/579effe5f5991b74ef66b2daf08c0d4a776fdf52f4f7eff29ed7fef76119470e.jpg oto

    MeuPinguim responde: Pela imagem, creio que vc só tem disponível a partição sda2 de 104 MB para o Ubuntu; Pq a sda1 é Windows Loader, sda3 é o Windows 7, e o sda4 é partição de arquivos. Correto? Não se apegue muito ao tamanho em si das partições pq há o arredondamento de GB e MB. Por isso a diferença. Vc tem que instalar o Ubuntu na partição que vc criou para ele. Mas vc mencionou 2 partições? Quais são elas? Só vejo uma: sda2.

    • Flavio De Souza Barbosa
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      https://uploads.disquscdn.com/images/fb83b22836f5281387b3ce4a408b6ef45bf6d75e6953601d4bf99d554b61647b.jpg Conforme a imagem abaixo do Win 7, as partições de 74,9 e 3,04 foram criadas com a intenção de instalar o Ubuntu. Como as diferenças são grandes estou com receio.

      MeuPinguim responde: Flávio. Realmente está muito discrepante. No Ubuntu está mostrando uma coisa e no Windows outra completamente diferente. Melhor não mexer assim. Eu recomendo você salvar tudo num HD externo temporariamente pra fins de segurança, antes de mexer nessas partições. Depois de tudo salvo, você pode repartir o HD melhor, tipo 3 partições, e instalar o Windows do zero. Depois do Windows, entra com o Ubuntu na outra partição e faz o dual boot. Sempre o Windows primeiro. Aí vai ficar show. Por fim, você volta com seus arquivos para a terceira partição. Ficará limpo e seguro. Abraço!

      • Flavio De Souza Barbosa
        Unknown Unknown no Unknown Unknown

        Pelo que eu entendi, o melhor é eu eliminar as partições atuais, Repartir o HD novamente em 3 partições(mais uma pequena para swap??) e fazer a instalação, primeiro do Win 7 e depois do Ubuntu. Certo. Desculpe a ignorância; mas o que é partição estendida? Grato.

        MeuPinguim responde: Isso! Primeiro você tem que salvar suas coisas. Retirar tudo que precise salvar, até daquela partição de arquivos pessoais. Você exclui todas as partições e formata o HD. Depois de formatado, você vai ter uma partição apenas. E dessa partição, você vai fatiar em pedaços e em tamanhos que vc quer. Primeiro você vai instalar o Windows nessa única partição. Depois na instalação do Ubuntu, vc fatia a partição. Exemplo de particionamento Linux: http://i.imgur.com/wOoQoFo.png Você poder criar duas partições (sda1 e sda2 iguais as da imagem) para seu Ubuntu e o resto como quiser (Partição 3 pro Windows e partição 4 para backup e arquivos pessoais). Os tamanhos você decide. Os HDs IDE possuem uma limitação de no máximo 4 ou 5 partições primárias, e a partição extendida permite que sejam criadas outras partições dentro dela, com isso, você não tem mais o limite de 4 ou 5 partições. HD’s mais novos não possuem essa limitação. Quadro resumo de sugestão:
        sda0…NTFS…/… Windows 300GB
        sda1… ext4… / …Ubuntu 100GB
        sda2… swap… 4GB
        sda3… ext4 ou NTFS… restante HD