Como fazer dual boot do Ubuntu e o Windows 7

Como existem muitas pessoas que não querem abrir mão do Windows por enquanto, e como o Meu Pinguim é democrático, ensinaremos agora aos que já possuem o Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux a consertar o Grub (gerenciador de inicialização do Linux) possibilitando assim fazer o dual boot ou inicialização dupla. Por que isso? Porque o querido Windows não deixa o Linux inicializar com o gerenciador de inicialização do Windows. Então é recomendável instalar o Linux após o Windows, mas se você já instalou o Linux e quer agora instalar o Windows, esse tutorial é para você.

Particionamento

Inicialize o computador a partir do Ubuntu live CD ou com um Gparted live CD. Live CD’s são CD’s que servem para inicializar o PC sem alterar nada no disco rígido. Basta baixar a imagem ISO do CD e gravar no CD virgem. E após isso, alterar o setup da máquina para reinicializar pelo CD.
Se o Ubuntu está usando todo o disco, você precisa redimensionar o disco e liberar pelo menos 8 GB para o Windows 7 (em caso de dúvidas, fazer backup de seus dados valiosos). Certifique-se que o Windows 7 está na segunda partição para tornar mais fácil o trabalho do Grub. Você vai ficar com algum espaço não alocado no seu disco rígido. Se você quiser, pode particioná-lo em NTFS ou você pode fazê-lo mais tarde ao instalar o Windows.

Instalando o Windows 7

Siga as instruções na tela, selecione o espaço não particionado para formatar e instalar o Windows, ou se você já fez, escolha a partição NTFS.

Reinstalando o Grub

Agora você tem o Windows 7, mas seu gerenciador de inicialização Grub foi completamente destruído pelo Windows. Você precisa reinstalar o Grub. Dê boot novamente pelo Ubuntu live CD e vá para o terminal. Digite no terminal:

sudo grub
grub> find /boot/grub/stage1 // Nota: Se der error 15, tente o comando grub> find /grub/stage1
grub> root (hdX,Y) // Nota: (hdX,Y) deve ser substituído pelo que aparece na saída do comando acima.
grub> setup (hd0)
grub> quit

Editando o Grub

Foi reinstalado o Grub, mas você não pode mais ver o Windows 7. Vá para o terminal do Ubuntu normal e digite:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Um arquivo de texto será aberto e acrescente as seguintes linhas:

title windows 7 (Loader)
root (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader +1

Se isso não funcionar após o reboot, tente “root (hd0,0)”, “root (hd0,2)” e assim por diante, já que hd0 se refere ao seu HD enquanto 0,1,2… é a partição. Agora que está feito, você pode usar o Windows 7 e o Ubuntu (leia-se qualquer distribuição Linux) juntos e ser feliz.

Business & Linux Admin specialized in SEO. Live in Rio and love Jesus.
Google+

  • responder Marcus Vinícius ,

    Firefox 3.0.19 Firefox 3.0.19 no Windows XP Windows XP

    Parabéns pela matéria! :D
    Até que enfim alguem sensato que pensou em alguem que tem o ubuntu instalado primeiro!! rsrss

    • responder Manuel Pereira ,

      Firefox 3.6.6 Firefox 3.6.6 no Windows 7 Windows 7

      No ” linux Caixa magica 14 ” tambem será assim?
      Obrigado.

      MeuPinguim responde: Olá Manuel. O Caixa Mágica é uma distribuição portuguesa, que eu nunca testei. Portanto, não posso te informar com certeza absoluta, infelizmente. Mas o procedimento de instalar o Caixa Mágica antes do Windows é melhor, senão você poderá ter problemas com o Grub. Caso isso aconteça, tente esse procedimento acima que tenho quase certeza que funcionará. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

      • responder Witalo Rebouças ,

        Google Chrome 6.0.472.63 Google Chrome 6.0.472.63 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

        Olá,
        O meu grub tenta entrar no Ubuntu e dá o seguinte erro: kernel panic not syncing vfs unable to mount root fs on unknown-block 0 0
        entro pelo live-cd e tento dar um sudo grub ele diz que o grub não está instalado, mas está! Instalo grub novamente e tento fazer um grub> find /boot/grub/stage1 ele dá erro 15, tento grub> find /grub/stage1 continua dando erro 15, não sei mais o que fazer, e o desespero começa a bater! como configurar o grub corretamente?

        MeuPinguim responde: Olá Witalo. Não tinha uma dúvida mais fácil não hein? Mas já que perguntou, então vai aí um site: https://wiki.ubuntu.com/Grub2. Vai na parte destinada ao Erro 15. Se mesmo assim não funcionar, eu não perderia tempo em bootar via Live CD para fazer backup e formatava de novo para começar tudo do zero. Ainda mais que levamos menos de 30 minutos pra instalar um Ubuntu novinho em folha. Boa sorte e volte sempre.

        • responder Diego Matheus ,

          Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

          To a um tempao jah batendo a cabeça pra faze funciona o ubuntu 10.10 aki no meu PC e nd. Até que achei o topico aqui, muito bom! so tem um problema ainda nao consegui faze funciona, eu segui oq está no topico até a parte mais dae ele fla assim “sondando dispositivos de adivinhar BIOS.isso pode levar um longo tempo”, em ingles “Probing devices to guess BIOS driver. this may take a long time”.
          ele para nessa parte e fica tipo processando mais nao aparece mais nd. oque faço, me ajuda qero muito usar o linux.
          Brigado desde jah.

          MeuPinguim responde: Olá Diego. Eu não sei em que estado se encontra a sua instalação e nem quais foram os procedimentos que você executou até agora. Mas pra facilitar, eu sugiro que você formate todo o HD e instale primeiro o Windows normalmente. Após ter instalado o Windows, instale o Ubuntu. Esse é o caminho mais fácil para ter os dois na máquina. 1º – Windows. 2º – Linux. Obedecendo essa ordem de instalação, você sempre terá os dois no computador e escolhe sempre que ligar o PC em qual dos dois você quer entrar. Obrigado e volte sempre.

          • responder Diego matheus ,

            Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 no Windows 7 Windows 7

            Óla,
            segui o topico ate a parte de ponhar “grub root /boot/grub/stage1″, eu digito dai ele aparece uma mensagem dizendo assim “probing to guess BIOS drivers. this may take a long time”. dai ele fica tipo processando e nao aparece mais nd …. ja deixei um monte de tempo, mas mesmo assim nd
            Por favor me ajude a resolver isso, qero muito usar o linux

            MeuPinguim responde: Olá Diego. Acredito que você tenha digitado errado os comandos ou feito algum passo de forma errada. Reveja os passos e repita-os novamente porque não existe no tutorial o passo “grub root /boot/grub/stage1″. Obrigado e volte sempre.

            • responder Joao Antonio ,

              Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

              Oi,

              Eu dei o boot pelo pen drive com o ubuntu 10.10 dvd. Abro o terminal e quando dou o sudo grub ele diz que nao esta instalado. Entao instalo como sudo apt-geto install grub, e entao consigo abrir o grub. Quando dou o comando find, ele nao acha nem a primeira e nem a segunda opcao. De qualquer forma dou o comando root(hd0,5), pois acho q a particao linux esta na particao 5 do hd, mas quando dou setup (hd 0), ele da um erro unable to mount driver. Mesmo variando root (hdo, Y) o erro persiste. O que eu faco?

              Abracos

              MeuPinguim responde: Olá João. Tente o comando find /boot/grub/menu.lst para listar quais as partições que contenham o arquivo menu.lst. Depois tente setup (hd0,1), por exemplo. Tente esses passos por enquanto. Obrigado e volte sempre.

              • responder Flavio Velho ,

                Firefox 3.5.3 Firefox 3.5.3 no GNU/Linux GNU/Linux

                Muito legal as dicas para instalar o Windows depois do Linux.
                Comprei um PC que veio com uma distro do Linux que eu não conheço. Pretendo mantê-la instalada, mas vou instalar o UBUNTU e também o Windows XP.
                Na pesquisa que realizei, até agora, esta foi a única dica que encontrei, que considera a possibilidade LINUX e depoi WINDOWS com “dual boot”.
                Creio que esta necessidade deve ser grande, pois tem muita gente que não conhece Linux, gosta, mas também precisa do Windows.
                Acho que o tutorial poderia ser um pouco mais detalhado. De qualquer forma vou utilizá-lo para a minha instalação.
                Valeu!

                • responder Jamerson ,

                  Google Chrome 12.0.742.100 Google Chrome 12.0.742.100 no GNU/Linux GNU/Linux

                  Olá! Muito interessante o Artigo!
                  Eu usava o Windows 7 e resolvi mudar pro Ubuntu… Vejo que o Linux é ótimo, no entanto não tem programas suficientes. O que eu queria fazer era um Dual Boot com o meu Ubuntu atual ( O natty, 11.04) com o Windows 7. Já tinha tentando mas dava erro n Windows. Porque será que dava? Ajude -me quero da Dual Boot o mais rápido posssível! Obrigado!

                  MeuPinguim responde: Olá. Para fazer o dual-boot, nós do MeuPinguim recomendamos a instalação do Windows primeiro. Após o Windows estar configurado na máquina e funcionando, instale o Linux em outra partição e o dual-boot será gerenciado pelo GRUB do Linux. Quanto a quantidade de programas do Linux, hoje temos em torno de mais de 29.000 pacotes contendo softwares pré-compilados. Acreditamos que o problema é uma desinformação sobre o Linux. Espero ter ajudado. Volte sempre.

                  • responder clodoaldops ,

                    • responder anonimo ,

                      Firefox 4.0 Firefox 4.0 no GNU/Linux GNU/Linux

                      o primeiro comando nao funciona

                      MeuPinguim responde: Esse artigo é bem antigo e quando foi feito não existia o Grub2. Grub2 não tem shell como o Grub1, logo o “sudo grub” não existe mais.

                      • responder Gabriel de Souza ,

                        Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 no GNU/Linux GNU/Linux

                        Amigo, aconteceu um problema comigo. Quando usei o live CD na hora de executar sudo grub não reconheceu o comando. O terminal sugeriu instalar o grub e assim fiz digitando apt-get… . Instalei e o grub iniciou, o problema que os dois comandos seguintes resultavam em erro 15 e o outro como alternativa resultou no erro 27. Utilizo o Ubuntu 11.04, (Instalei ele primeiro que o windows 7).

                        • responder Gabriel de Souza ,

                          Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 no GNU/Linux GNU/Linux

                          Consegui resolver o problema. Utilizei um CD do Ubuntu 11.04 alternate e recuperei o GRUB.

                          • responder RONALDO ,

                            Google Chrome 16.0.912.75 Google Chrome 16.0.912.75 no Windows 7 Windows 7

                            EU QUERO FAZER O CONTRARIO DO TUTORIAL. EU JA TINHA INSTALADO O WINDOWS 7. EM UM HD PRIMARIO . E EU INSTALEI O UBUNTU EM OUTRO HD TUDO CORRETAMENTE. MAS QUANDO EU REINICIO O PC ENTRA NO WINDOWS DIRETO. COMO RESOLVER ISSO POR FAVOR NÃO AXO UMA SOLUÇÃO.

                            MeuPinguim responde: Estranho. Mas tenta reinstalar o Ubuntu que o GRUB vai achar o Windows. Abraço e volte sempre.

                            • responder Fernanda ,

                              Firefox 10.0.2 Firefox 10.0.2 no Ubuntu Ubuntu

                              Argh, eu simplesmente não consigo instalar o Win com o Linux previamente instalado, tentei vários instaladores (XP, Vista, 7), algo sempre acontece, um erro, aviso, etc. ele simplesmente não deixa… o mais próximo que consegui chegar das vias de fato foi ao particionador dele, eu já tinha um espaço reservado pro Win, então só criei a partição e formatei ela, até aí tudo bem, depois selecionei e mandei instalar, mas o maldito me disse que não posso fazê-lo sendo que já há outra partição do tipo sistema no hd. Há! Não quero apagar o Ubuntu só pra depois reinstalar tuuuuudo, que preguiça! :( e que raiva! Queria usar uns joguinhos pra win, acho que o jeito vai ser tentar emular, sei lá. Droga, tinha ficado tão contente com o tutorial, achei que seria bem fácil, está tudo tão bem explicadinho… a Microsoft sempre corta o meu barato, hahahaha.

                              MeuPinguim responde: Fernanda, acho que você está fazendo alguma coisa errada. Melhor você formatar todo o HD e particionar em duas partes. Primeiro você instala o Windows. Depois você instala o Linux na outra partição e acabou. Tenta aí depois você nos diz o que aconteceu. Abraço e volte sempre.

                              • responder Big Linux ,

                                Opera 11.61 Opera 11.61 no GNU/Linux GNU/Linux

                                Esse método, eu não sei se funciona no Ubuntu, ao menos no Big Linux funciona perfeitamente:
                                # fdisk -l (para listar a partições, e achar á que contém o Linux)
                                # mount /dev/sdb1 /mnt (sdb1= no exemplo a partição com o Linux)
                                # grub-install –root-directory=/mnt /dev/sdb (sdb= sem numéro mesmo)
                                Pronto :)

                                • responder Cleiton Bonfá ,

                                  Firefox 4.0 Firefox 4.0 no GNU/Linux GNU/Linux

                                  Me ajudem por favor,
                                  tenho o windows7 instalado no pc, só que depois q instalei o linux nao consigo mais acessar o windows,
                                  alguem poderia por gentileza me informar como eu faço pra conseguir no boot ter a opçao de escolha pra entra com o windows ou linux?
                                  grato

                                  MeuPinguim responde: Olá. Acredito que alguma coisa você deve ter feito de errado porque quando se tem o Windows instalado e depois se instala o Linux, se você mantiver as configurações padrão da instalação do Linux, automaticamente será instalado o GRUB que é o gerenciador de boot para você escolher qual sistema iniciar. Isso é padrão de todas as distros. Agora para resolver isso só vendo com o suporte da sua distro Linux. Tenta ajuda no fórum da distro. Abraço! Volte sempre.

                                  • responder sergio santos ,

                                    Firefox 12.0 Firefox 12.0 no Windows XP Windows XP

                                    Olá! entao eu fiz um dualboot e ocorreu tudo “bem” foi instalado o grub tudocertinho (no caso eu ja tinha o windows 7 instalado)qndo terminou a instalação que eu reiniciei o pc naquela tela roxa do grub nao aparece o win7 para eu escolher aparece apenas o ubuntu (to usando o 12.04) entao o grub ta funcionando so nao esta adicionado o win7 para eu escolher,eu tentando adicionar pelo terminal da forma que vc explicou ai em cima será que serve para o meu problema ? nao tentei ainda pq estou no trabalho se nao ja teria tentado heheh aguardo respostas abraços e parabens pelo site o site o conteudo de vcs é otimo!

                                    MeuPinguim responde: Olá Sergio. Perfeito. Esse procedimento no fim do artigo pra adicionar o Windows. Abraço e volte sempre.

                                    • responder Diego ,

                                      Google Chrome 19.0.1084.52 Google Chrome 19.0.1084.52 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

                                      Bom Dia! Estou a 2 dias tentando instalar o novo ubuntu 12.04 LTS em minha maquina, win 7 64bits, ja tentei pelo wubi nao deu boot, ele nem sequer entra no sistema, aparece a tela de carregamento do ubuntu como no windows, dps disso, a tela distorcida como se fosse uma tv fora ar, sem chances de se obter qualquer movimentação, nada se move, e tb tentei dando boot pelo pen drive, tb aconteceu o mesmo erro, gostaria de saber o pq desse erro de boot, fiz tudo certinho, li e reli varios tutoriais eu nao entendoo, eu nem sei se existe alguma configuração para placa de video, ou mae, minha placa de video é nvidia GTS 360M, esta atualizada, todos meus dispositivos atualizados, nao sei a quem recorro, se puder me ajudar, ja fiz o teste pela maquina virtual e me impressionou muito a eficiencia do sistema mesmo usando 1/4 da memoria disponibilizada, preciso desse S.O. Me ajude se souber de algo relacionado a tela distorcida no boot do ubuntu.

                                      MeuPinguim responde: Olá Diego. Muito estranho mesmo o seu caso. Não tenho uma resposta para isso. Mas sugiro que você tire uma foto do que está acontecendo aí e crie um tópico no fórum do Ubuntu. Aposto que você terá muita atenção e virá a solução. Ok!? Abraço e volte sempre.

                                      • responder valber ,

                                        Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

                                        Amigão, deu certo! Funcionou direitinho!
                                        Obrigadao. =D
                                        Tudo de bom…!

                                        • responder Rodrigo ,

                                          Firefox 21.0 Firefox 21.0 no Windows XP Windows XP

                                          Opa, Estou com um probleminha, pois peguei uma maquina de um cliente que veio com o Linux mas ele pediu pra colocar o Windows 7 e trocar a versão do Linux, pois formatei normalmente, criei as partições com o Windows, fiz a instalação do Windows 7 Ultimate e em seguida fiz a instalação do Ubuntu 10.10, ate então se dar nenhum erro, reiniciei a maquina pra testar, na inicialização ele aparece normalmente as opções para vc escolher qual sistema operacional iniciar, mas quando seleciono para entrar pelo Linux o mesmo dar erro, que não consegue montar e mais um outro erro, e fica na tela com a versão do Linux e dizendo, o sistema esta sendo montado se quiser espere um pouco ou se desejar pular tecle S ou M se desejar fazer a reparação, algo assim, ai entro com o cd live, mas na ora de entrar no grub/menu.lst o mesmo dar erro no arquivo.
                                          Tem como resolver essa situação sem precisar fazer a formatação do mesmo.
                                          Desde já Agradeço a Atenção.

                                          MeuPinguim responde: Melhor formatar e instalar novamente apenas a partição do Linux. Acho que você não configurou certinho as partições junto com o GRUB. Por isso ele não inicializa. Tem que configurar o “/boot” e o “/” direitinho na hora de instalar. Boa sorte.

                                          • responder Iranbs ,

                                            Chromium 31.0.1650.63 Chromium 31.0.1650.63 no Ubuntu Ubuntu

                                            Amigo,
                                            vê se você pode me ajudar, tinha instalado o windows xp em uma partição e instalei o ubuntu em outra partição do mesmo hd, após instalação aparece o menu de escolha de boot porém só acessa o ubuntu. Creio que deva ser alguma coisa na configuração do arquivo grub,cfg porém não consigo resolver. Você pode ajudar.

                                            MeuPinguim responde: Acho que você pode resolver seu problema seguindo as orientações desse link: How to restore Windows XP menu entry in GRUB?

                                            • responder João Victor ,

                                              Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 no Android 2.3.6 Android 2.3.6

                                              Eu instalei o ubuntu em um netbook que veio com windows 8 instalado e bios UEFI e apos instalar não dava boot, usei o boot repair e apareceu o grub,mas antes aparece uma mensagem dizendo HDD0: has been blocked by the current security policy
                                              E quando dou ok e aparece o grub , o windows e o ubuntu não aparecem, o que eu faço para resolver

                                              MeuPinguim responde: Não sei. Pesquisa ai no Google. Não sei todas as repostas. Infelizmente.

                                              • responder Eduardo ,

                                                Chromium 34.0.1847.116 Chromium 34.0.1847.116 no Ubuntu Ubuntu

                                                Olá!
                                                Gostaria de saber se podem por favor sanar a minha dúvida cruel! Tenho(tive?) o Windows 7 instalado na máquina e resolvi dar o dual boot com o Mint. Fiz os passos para a instalação da distribuição Linux e consegui êxito, porém minha distribuição Windows desapareceu na tela de acesso de boot. Nos arquivos do computador ainda encontram-se todas as pastas que a Microsoft tem. Como posso fazer para voltar a “enxergar” o Windows?
                                                Abraços, fiquem com DEUS!
                                                At. Eduardo

                                                MeuPinguim responde: Você tem que reconfigurar o GRUB. Fazer o GRUB enxergar sua partição do Windows. Isso se você não a apagou quando instalou o Mint. Procure na rede sobre como restaurar a partição do Windows no GRUB.

                                                Deixe um comentário