Como ficar anônimo na Internet com Linux

Ultimamente temos visto muitas denúncias de espionagem por parte do Governo dos Estados Unidos da América. Desde que Edward Snowden e o WikiLeaks de Julian Assange apareceram para tacar a meleca no ventilador, o que mais tem aparecido são notícias de espionagem aos quatro cantos do mundo. Nesse contexto mundial, o que você tem feito para se proteger? Saiba agora como navegar anonimamente usando o Linux e proteger suas informações e dados pessoais. Preserve o seu anonimato com segurança e total privacidade. Declaro aberto o guia definitivo anti-espionagem do MeuPinguim.

Espionagem americana

Se você anda trabalhando muito ou tem muitos filhos para criar e esposa para amar, provavelmente você não está por dentro do que está acontecendo na internet quando o assunto é espionagem americana. Como esse pinguim nada tem para fazer a não ser comer salmão, vou fazer um breve resumo para você.

Caso Julian Assange

Julian Assange é o fundador e editor-chefe do WikiLeaks, um site conhecido por publicar documentos sigilosos. Hoje vive em prisão domiciliar e asilado na embaixada do Equador no Reino Unido. Julian Assange estudou a Agência Nacional de Segurança dos EUA por 20 anos. Coletou documentos vazados, telegramas, inquéritos do Congresso e testemunhos de ex-funcionários da agência. Afirmou e provou que os EUA espiona todo o mundo através de ferramentas de interceptação de dados. Entre elas existe uma chamada XKeyscore. Essa ferramenta é capaz de interceptar dados de emails, chats, navegadores de internet, redes sociais, arquivos de logs e servidores DNS. Para esses caras do mal, o Brasil é mais importante que todos os outros países da América do Sul, pelo tamanho econômico, número de empresas americanas, contratos de equipamentos, petróleo, etc.

Microsoft Windows

A nova versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, ainda perpetua o mesmo problema que todas as suas versões anteriores. É um software proprietário. Você não pode compartilhar ou modificar o software. Ou seja, não é dado a você o direito de examinar como ele trabalha por dentro. A Microsoft exerce total controle legal sobre seus usuários através de direitos autorais, contratos e patentes. Legal, né?

Só que não pára por aí. Hoje podemos mensurar o dano que o Windows causa na nossa vida. As crianças que utilizam computadores estão sendo ensinadas a usar um único produto de uma companhia americana. A Microsoft gasta bilhões de dólares para corromper nossos serviços educacionais subsidiando máquinas para laboratórios de aprendizado em escolas de ensino básico em todo o mundo. Os computadores devem ser um meio para a liberdade e a autonomia. Mas o que vemos é o cerceamento da nossa liberdade, espionagem e monopólio, dentre outros males. Portanto, se você usa esse sistema operacional, você é uma presa fácil para eles.

restrito

Soberania Tecnológica

Diante desse cenário, o meio mais eficiente de nos livrarmos dessa espionagem toda é adquirirmos nossa tão sonhada soberania tecnológica. Mas como o Governo Brasileiro tá pouco se importando com problemas básicos como Saúde e Educação, o que dirá de nossa soberania tecnológica. Cabe a nós mesmos, cidadãos brasileiros, nos protegermos com técnicas eficazes através do melhor sistema operacional que existe no mundo moderno: Linux.

Ferramentas

Para não nos prendermos muito ao Linux em si, considero nesse instante que você já sabe que o Linux é um sistema aberto e gratuito, e portanto, um sistema que todos sabem como funciona por dentro. Um sistema livre de espionagem e seguro em todos os sentidos. Uma vez que você o tem instalado em seu computador como sistema operacional principal, você ainda não está livre totalmente da espionagem americana. Você já dificultou bastante o trabalho dos caras. Mas se você ainda utiliza as ferramentas, muitas vezes gratuitas, que eles disponibilizam na Internet, há um sério risco de ainda estar sendo espionado. Para isso, elaboramos um conjunto de ferramentas próprias para navegarmos no anonimato. Conheça-as agora:

Duck Duck Go

Não há segredos online. Até então. Aquele e-mail que você enviou para sua ex, as fotos da atriz que você procurou no Google. Tudo pode ser rastreado pelo Google quando você se utiliza de quaisquer de seus produtos. Isso serve para que eles criem o seu perfil de consumo. Não se esqueça que o Google vive de vender espaço publicitário. Mas agora você sabe disso. Então você vai poder optar pelo Duck Duck Go. Um buscador que não rastreia seus usuários. Ele não gera resultados de pesquisa com base em interesses anteriores do usuário. Apenas filtra informações relevantes. Não é cheio de anúncios e é uma homenagem ao Google original – um motor de busca puro.

Tails

Nós já havíamos falado aqui sobre o Tails. Mas não custa nada recomendá-lo novamente. Ele é um sistema operacional Live, que você pode rodar em qualquer computador a partir de um DVD, pendrive ou cartão SD. Serve para preservar a sua privacidade e seu anonimato. Ele ajuda você a usar a Internet de forma anônima e burlar a censura e a espionagem.

Tor

Esse Tor não é o irmão do Loki. É um software livre com uma rede aberta que ajuda você a se defender da análise de tráfego, uma forma de vigilância que ameaça a liberdade e privacidade, negócios confidenciais, relacionamentos e a segurança de Estado.

O Tor distribui as suas comunicações através de uma rede espalhada por voluntários de todo o mundo aleatoriamente. Isto evita que alguém monitore sua conexão com a Internet, que aprenda quais sites você visita e que descubra a sua localização física.

BleachBit

O BleachBit é um software que libera espaço em disco e protege a sua privacidade porque exclui os cookies, o histórico, arquivos temporários, apaga registros e descarta o lixo que você não sabia que estava lá. Projetado para Linux e Windows, ele limpa outras aplicações como o Firefox, Internet Explorer, Adobe Flash, Google Chrome, Opera, Safari, e outros. Além de apagar arquivos, o BleachBit inclui características avançadas como destruir arquivos para impedir a sua recuperação e aspirar o Firefox para torná-lo mais rápido. Melhor do que ser gratuito, o BleachBit é código aberto.

Gufw Firewall

Um dos firewalls mais fáceis de usar que há no mundo! Por isso o recomendo. O Linux já é um sistema muito seguro por suas características próprias de arquitetura e construção do sistema. O Gufw só vem para ser a cereja do bolo. Um firewall simples de usar que vai te dar total segurança com total discrição.

target

Extensões e Serviços

Agora vamos partir para algumas ferramentas online que facilitarão a sua vitória nessa guerra contra a espionagem pessoal. Vejamos algumas delas:

Disconnect

Suas informações pessoais devem ser suas. Mas hoje milhares de empresas invisivelmente coletam seus dados na Internet, incluindo as páginas que você visita e as buscas que você faz. Muitas vezes, esta informação pessoal é embalada e vendida sem a sua permissão. Para se proteger desse problema, temos o Disconnect. Sua proposta é torná-lo livre para se mover pela Internet sem que ninguém olhe por cima do seu ombro e você tenha a sua segurança comprometida. Funciona acoplado ao seu navegador. Muito legal.

Adblock Edge

O Adblock Edge é um fork da extensão Adblock Plus que serve para bloquear anúncios na web. Fornece os mesmos recursos que o Adblock Plus, mas sem a funcionalidade de “anúncios aceitáveis​​”. Ele é radical. Bloqueia tudo. Apenas para Firefox.

Hide My Ass!

Só de ler esse nome você já vê que ele não brinca em serviço. O HideMyAss é um web proxy gratuito e seguro que te permite navegar anonimamente e em completa privacidade. Possui funções avançadas como serviço VPN para aumentar a segurança e o anonimato sobre a sua ligação com a Internet e serviço de upload com recursos avançados de privacidade para controlar quem pode e quem não pode fazer o download dos seus arquivos.

HTTPS Everywhere

HTTPS Everywhere é uma extensão para Firefox e Chrome que criptografa suas comunicações com muitos dos principais sites, tornando a sua navegação mais segura. Muitos sites na web oferecem suporte limitado para criptografia HTTPS. O HTTPS Everywhere corrige esse problema usando uma tecnologia inteligente que reescreve as solicitações para HTTPS.

AirMail

O AirMail é um serviço de email temporário com navegação segura por emails com HTML embutido. Usando um endereço de email aleatório e temporário, aqueles SPAM’s nunca vão chegar ao seu email real. Além disso, é muito útil para fornecer às pessoas em quem você não confia e testar serviços de sites com segurança sem usar o seu email pessoal.

Cryptocat

O Cryptocat é um software livre que tem como objetivo proporcionar um ambiente de mensagens instantâneas aberto, acessível e que criptografa as conversas diretamente pelo seu navegador. Use o Cryptocat para falar sem revelar as mensagens para um terceiro como alternativa ao Facebook Chat ou ao Skype e garanta o seu direito à privacidade. Disponível para Google Chrome.

Freenet

E agora o Freenet Project. Freenet é um software livre que permite compartilhar arquivos anonimamente, consultar e publicar sites acessíveis apenas através da Freenet e conversar em fóruns sem medo de censura. A Freenet é descentralizada para torná-la menos vulnerável a ataques e, se usado no modo “darknet”, os usuários se conectam apenas a seus amigos. É muito difícil de detectar. É como se fosse uma Internet segura dentro da Internet. As comunicações são criptografadas para fazer com que seja extremamente difícil determinar quem está requisitando a informação e qual o seu conteúdo.

Conclusão

Acredito que usando esse conjunto de ferramentas você esteja 99% seguro na Internet. Mas por que não 100%? Porque 1% vem do imprevisível e fatores que desconhecemos até então. Mas posso te garantir que você vai ter uma noite de sono bem mais tranquila.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Gorodan
    Chromium 30.0.1599.114 Chromium 30.0.1599.114 no Ubuntu Ubuntu

    É mesmo ? Me diz aí como não depender de software proprietário. Só o Richard Stallman.

  • Humberto
    Firefox 31.0 Firefox 31.0 no Ubuntu Ubuntu

    Olá Helbert, seu blog está muito bom, parabéns!
    Estou usando Ubuntu 14.04 e gostaria de saber, pois participo, recentemente, de alguns sites PTC, se utilizar o Tails numa máquina virtual eu poderia ficar mais protegido de alguma espionagem ou coisa similar?
    Um grande abraço!

    MeuPinguim responde: Obrigado pelas palavras! Não há necessidade. Basta o Tails sem máquina virtual! Abraço! Volte sempre.

  • brando
    Firefox 32.0 Firefox 32.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    vc sabe como instalar programas tar.gz no open mandriva 2014

    MeuPinguim responde: Instale através dos repositórios.

  • bloggdoanonino.blogspot.com
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Obrigado vou usar isso no linux agora 🙂