Como gerenciar os serviços do seu Ubuntu Linux

Serviços são programas (chamados daemons) que uma vez iniciados, executam continuamente em segundo plano e estão prontos para entradas ou executar uma alteração em seu computador. Por exemplo, o servidor Apache tem um daemon chamado httpd (o D é para daemon) que escuta a porta 80 do computador e quando ele recebe uma solicitação para uma página, envia os dados apropriados de volta para a máquina cliente. Muitos serviços são necessários o tempo todo, porém muitos podem ser desligados com segurança, tanto por razões de segurança, executando serviços desnecessários se abre mais portas no seu computador, quanto por razões de desempenho. Pode não fazer muita diferença, mas o computador deverá arrancar um pouco mais rápido com poucos serviços na inicialização.

Este post explica como iniciar, interromper e controlar os serviços que iniciam automaticamente na inicialização do sistema Ubuntu. O Boot-Up Manager irá automatizar todas as suas configurações em uma interface gráfica bonita e limpa.

Instalação

Após instalar o Boot-Up Manager, vá para: Sistema> Administração> BootUp-Manager. Ele tem uma interface muito limpa e simples através do qual você pode iniciar / parar ou desativar os serviços no Ubuntu Linux.

Interface

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+