Como instalar o GNOME 3.14 no Ubuntu

O GNOME 3.14 acabou de ser lançado e foi um sucesso entre os fãs do Linux. Entre as novidades, vemos que agora ele está funcionando melhor com o PackageKit do Pacman, tema Adwaita reescrito, novas animações, GNOME Photos trabalhando melhor com o Picasa, Android e Google+, etc. Então para você não ficar de fora, preparamos um comando especial de instalação do novo GNOME 3.14 no Ubuntu e nas distribuições derivadas dele. Esse é o resultado de seis meses de trabalho pelo projeto GNOME. Ele inclui novas funcionalidades e um grande número de melhorias e aprimoramentos menores. Contém 28.859 alterações por cerca de 871 colaboradores. É muita coisa, pessoal. Mesmo que seja extremamente fácil de usar, o GNOME é um sistema grande e complexo e, portanto, requer algum aprendizado para se obter o máximo desse gerenciador de janelas. O pessoal do KDE precisa colocar as barbas de molho porque o GNOME 3.14 veio com tudo para retomar o prestígio abalado com a chegada do GNOME 3.

Instalação do GNOME 3.14 no Ubuntu 14.10

desktop gnome 3.14

Como o novo GNOME 3.14 nem virá junto do Ubuntu GNOME 14.10, será necessário efetuar o dist-upgrade. Abra seu terminal Linux (a tela preta que você tem medo). Depois copie o comando abaixo e cole no seu terminal. Prontinho. Mas se você tem bastante tempo livre e quer ajudar o GNOME, instale o Fedora 21 Alpha Workstation e relate quaisquer bugs que você puder encontrar. Todos os comentários e relatórios de erros são inestimáveis ​​e muito apreciados.

sudo apt-add-repository ppa:gnome3-team/gnome3 && sudo apt-add-repository ppa:gnome3-team/gnome3-staging && sudo apt-add-repository ppa:ricotz/testing && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

O que muitos não sabem é que é necessário muito apoio para produzir algo como o GNOME 3.14. Fazem parte do Conselho Consultivo do projeto GNOME as seguintes empresas: Canonical, Collabora, Debian, the Free Software Foundation, Google, IBM, Igalia, Intel, The Linux Foundation, Mozilla, OLPC, Private Internet Acess, Red Hat, Software Freedom Law Center, Sugar Labs, e SUSE. Interessante, não? Então fiquem agora com o vídeo oficial do GNOME 3.14 e o seu “making off”. Vale a pena assistir.

Vídeos Oficiais


Atualizado em 03/04/2015: Este método foi testado apenas na versão Ubuntu GNOME. E não com a versão padrão Unity . Se você usar a versão Unity, você pode tentar instalar o desktop GNOME com o pacote gnome-desktop-environment. Mas não é recomendável.
Para os usuários do GNOME no Ubuntu, por favor, perceba que esta é uma versão experimental. O sistema pode quebrar. Então, prepare-se para conhecer as consequências!
Para desfazer tudo, siga os procedimentos abaixo:
sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3
sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3-staging

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+