Como instalar pacotes RPM no Ubuntu

Essa os usuários mais avançados de Linux já devem conhecer. Mas como nosso foco aqui é ensinar os mais leigos a usarem o Linux, então esse tutorial é muito informativo. Os novos usuários do Ubuntu geralmente devem pensar que o Ubuntu somente instala pacotes do tipo DEB. Mas isso é um engano. É apenas uma questão de pré-compilação. Pacotes DEB são pacotes-fonte previamente compilados para uma distribuição baseada no Debian. Portanto, qualquer distro baseada em Debian instala pacotes DEB. Mas pacotes RPM também podem ser instalados, sendo que antes precisam passar por uma transformação.

Alien

Para isso, existe o comando conhecido como “alien” para converter o pacote RPM em DEB. O comando funciona com a maioria dos pacotes, mas podem haver alguns que não podem ser convertidos. Para instalar o alien, você pode fazê-lo através do Synaptic ou pelo terminal com o seguinte comando:

sudo apt-get install alien

Se você precisa instalar um pacote chamado “pacote.rpm” localizado na pasta de usuário “paulo”, você deve digitar o seguinte:

sudo alien /home/paulo/pacote.rpm

Feito isso, na mesma pasta se localizará o arquivo DEB que você pode instalar com os métodos que conhece. Se você quiser saber mais sobre esse comando, use o “man alien” no terminal.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Rangel
    Chromium 10.0.648.205 Chromium 10.0.648.205 no Ubuntu 11.04 Ubuntu 11.04

    Outro tutorial de merda. É uma cópia barata de outros dez mil com as mesmas linhas e… não funciona. Porque ninguém diz o fazer se a porra do ubuntu fica de sacanagem mandando mensagens incompreensíveis e não faz a tarefa?

    MeuPinguim responde: Quem manda você ser burro? Esse tutorial foi escrito há mais de 2 anos. De lá pra cá muita coisa já mudou.

    • Paulo
      Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

      Oo seu pau no cu! se n tem nada a acrescentar recolhe o recalque e enfia no cu antes de comentar

      • Arthur
        Chromium 20.0.1132.47 Chromium 20.0.1132.47 no Ubuntu 12.04 Ubuntu 12.04

        palavrão que coisa feia, não é digno de um servo do senhor jesus

        MeuPinguim responde: O comentário não é de origem da administração deste site. Apenas a opinião de um de nossos leitores. Grato, volte sempre.