Como juntar documentos PDF no Linux

Esta é uma necessidade muito comum para muitos usuários. Pegar vários documentos em PDF e fundí-los em um único arquivo. A pergunta é: como você faz isso no Linux? Vou mostrar-lhes a ferramenta necessária para o trabalho. O pdftk é muito mais que apenas uma ferramenta para mesclar documentos. Ele é capaz de reunir e dividir documentos PDF, descriptografar e criptografar arquivos, preencher formulários PDF, adicionar marcas d’água de fundo, editar metadados de documentos PDF e muito mais.

Instalação

Ubuntu

Instale o pdftk através do terminal assim:

$ sudo apt-get install pdftk

Em seguida, use o comando abaixo para juntar os arquivos PDF que você deseja:

$ pdftk arquivo1.pdf arquivo2.pdf cat output arquivo1e2.pdf

Só isso. E ele vai juntar ambos num único PDF. Para saber mais, basta digitar:

$ info pdftk

Atualização em 24/09/11: Alteração dos comandos.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Google Chrome 5.0.375.70 Google Chrome 5.0.375.70 no GNU/Linux GNU/Linux

    Show….

    Simples e funcional…

    Valeu!!

  • Luis
    Firefox 6.0 Firefox 6.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Saudações,

    Gostei da sugestão do programa, porém para mesclar os arquivos o comando é: pdftk arquivo1.pdf arquivo2.pdf … [arquivoN.pdf] cat output arquivo.pdf. Onde arquivo.pdf é o arquivo de saída.

    MeuPinguim responde: Olá Luís. Corrigido. Obrigado e volte sempre.

  • Rudinei
    Chromium 12.0.742.112 Chromium 12.0.742.112 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Instalei o programa, porém não encontrei o ícone para fazê-lo rodar. Sou novo no Linux (Ubuntu 10.10). No comando que vc postou, não diz onde localizar os arquivos e onde colocá-los. Peço a gentileza de explicar com mais detalhes, tipo pra criancinha mesmo. Muito obrigado!
    Rudinei

    MeuPinguim responde: Essa é sempre uma dúvida de todos os iniciantes. Para navegar pelo terminal para chegar a qualquer pasta, basta usar o comando “cd”. Então, se você salvou os PDF’s na pasta “/home/usuario/”, para chegar até ela via terminal, digite: cd /home/usuario. Para ter certeza que os PDF’s estão nessa pasta, digite o comando “ls” para listar os documentos da pasta. Sempre que executamos qualquer comando em uma pasta, o resultado dessa operação aparecerá na própria pasta. Então se juntar dois arquivos de uma pasta, a união dos dois arquivos aparecerá nessa mesma pasta como um terceiro arquivo fruto da soma dos outros dois. E para terminar, o pdftk não é um programa gráfico. Ele é um comando que você instala para ser usado apenas no terminal. Espero ter ajudado. Desculpe a demora. Boa sorte e volte sempre.

  • Rogerio
    Firefox 3.6.24 Firefox 3.6.24 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Boa dica, simples direto e 100% funcional, valeu e Viva a Liberdade hehe 🙂

  • IceWeasel 15.0.1 IceWeasel 15.0.1 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Fico observando de longe o pessoal do Ubuntu fazendo marketing de seu sistema operacional às custas do esforço de desenvolvedores que realmente vivem e trabalham pelo open source. Quando dizem que “o Ubuntu faz isso e aquilo”, na verdade, deixam de dizer que determinada tarefa é realizada por algum aplicativo em qualquer distribuição Linux.
    Ouço fanboy dizendo que o Ubuntu tem mais aplicativo do que qualquer outra distribuição desconhecendo que todos os seus repositórios são, na verdade, chupados do Debian.

  • Filipe
    Google Chrome 26.0.1410.63 Google Chrome 26.0.1410.63 no GNU/Linux GNU/Linux

    o pdftk é uma ferramenta muito boa, eu utilizo ela ha muito tempo…

  • Rodrigo Prazim
    Firefox 33.0 Firefox 33.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Funciona melhor assim pra quem tem uma pasta com 12 mil PDF’s:
    ` pdftk * cat output nomearquivosaida.pdf `