Como organizar ideias com XMind e Evernote

Hoje vamos apresentar a vocês um método fantástico que vai ajudá-lo a organizar suas ideias, suas notas e seus projetos pessoais e profissionais. Vamos usar para isso dois softwares incríveis: XMind e Evernote. Essas duas ferramentas isoladas já são extremamente importantes. Imagine agora quando as combinamos para potencializar o resultado de ambas.

XMind

 O XMind é um projeto open source, o que significa que é gratuito para download e livre para usar. É uma ferramenta de mapeamento mental com o intuito de criar mapas mentais e outros gráficos atraentes e fáceis de interpretar e memorizar. Pessoas usam o XMind para clarear o pensamento, gerenciar informações complexas, executar debates e começar um trabalho organizado. Uma ferramenta para pensar em projetos e desafios de forma mais completa, e alcançar a clareza sobre as questões mais rapidamente.

Com o XMind você pode começar uma sessão de brainstorming individual, fácil e rapidamente. Suporta exportação para os formatos do Microsoft Word, Microsoft PowerPoint, PDF, Texto, RTF, HTML, PNG, JPEG, GIF, BMP, Freemind, Mindjet MindManager. Também suporta importação do Freemind e Mindjet MindManager. Veja abaixo o XMind em ação e já vá pensando em como usá-lo no seu dia a dia.

O XMind já havia sido citado aqui anteriormente quando o ensinamos a organizar suas ideias no Linux. Mas como o XMind é multiplataforma, em sua página oficial você poderá obter suas versões para Windows e Mac OS X.

evernote xmind

Evernote

Já o Evernote é bem difícil de explicar. É simplesmente tudo. O Evernote o ajuda a se lembrar de tudo em todos os computadores, telefones e tablets que você usa. Guarde, organize e encontre rapidamente tudo em todos os lugares. Notas, links, notas de voz, uploads de livros e documentos em PDF, listas de tarefas, fotos e o infinito organizados em pastas e/ou tags acessíveis em todos os navegadores e sistemas possíveis. E para você não ficar chateado, tem também reconhecimento de escrita em imagens, que torna pesquisáveis as letras inseridas nas imagens. Chega, né? Veja abaixo uma demonstração do Evernote.

O Linux é a única plataforma que não possui um aplicativo oficial do Evernote. Mas quem se importa com isso quando em todos os navegadores e mobiles eu posso acessá-lo? Para se informar mais a respeito do Evernote, acesse sua página oficial e divirta-se com suas milhares de formas de uso.

Conclusão

A coisa mais legal sobre esses programas é que qualquer um pode encontrar um uso para eles. São ferramentas extremamente poderosas que irão melhorar rapidamente a maneira como você organiza suas ideias e suas notas. Altamente recomendadas para qualquer tipo de profissionais e até mesmo para donas de casa. Está esperando o quê? Mãos à obra.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+