Como proteger arquivos e pastas com senha no Linux

Acredito que muitos de vocês devem já ter seus próprios métodos para proteção de arquivos e pastas. Mas não custa nada conhecer mais um pouco, né? Pensando nisso e principalmente nos iniciantes em Linux, resolvi fazer esse pequeno tutorial. Um método de encriptação com senha para proteger e compactar seus arquivos mais importantes e secretos.

Encrypt Now!

Para iniciarmos, vá para a pasta que contém os arquivos ou pastas que tu desejas proteger. Agora abra o terminal nessa pasta. Após isso, digite o comando abaixo para encriptar com senha e gerar o arquivo ZIP com o conteúdo protegido dentro dele:

$ zip -e -r arquivo arquivo

Ou:

$ zip -e -r pasta pasta

Conclusão

Perceba que os nomes dos arquivos ou pastas que desejas proteger devem ser duplicados. Isso gerará um arquivo ZIP dentro da pasta onde foi aberto o terminal. Portanto, você deve depois deletar esse conteúdo do seu HD pois ele já foi protegido no arquivo ZIP. Mas e para recuperar o que eu acabei de proteger no futuro? Como que eu faço? Mais uma vez, muita calma, cara pálida. É só você executar esse pequeno comando abaixo e digitar a senha que você usou para encriptar:

$ unzip arquivo.zip

Gostou? Se você tiver um outro comando ou método, deixe seu comentário para complementar o artigo. Muito obrigado e volte sempre.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+