Como recuperar arquivos apagados no Linux

No Linux, devido os sistemas de arquivos ext3 e ext4, quando você exclui um arquivo, na realidade, a informação não é removida. Ela é simplesmente ignorada, como se não estivesse lá. Apenas quando o espaço em disco é necessário para um outro arquivo, a informação é removida. Isto é, a informação ainda está lá, mas não na lista de arquivos, continuará lá até que você leve um outro arquivo ao endereço do espaço ocupado pelo arquivo que foi excluído.

Recuperando o arquivo

A primeira coisa a fazer é instalar uma ferramenta chamada foremost pelo repositório caso você use o Ubuntu. Basta digitarmos o comando abaixo:

sudo apt-get install foremost

Agora vamos usá-lo. Você deve identificar a partição onde queremos encontrar arquivos apagados. No meu caso é /dev/sda1 e eu vou procurar arquivos RAR digitando o comando:

sudo foremost -t rar -i /dev/sda1 -T

E espere. O comando verifica a partição inteira buscando o tipo de arquivo rar. E ele cria uma pasta de saída chamada output/rar/ onde você vai encontrar os arquivos procurados, mas os arquivos não terão nome e você terá que olhar dentro de cada um para achar o que você está procurando. Se o arquivo não estiver nessa pasta, não há mais nada a fazer e ele estará perdido.

Atualização em 12/06/2010

Caso você não saiba qual é o dev da partição, digite “mount” no terminal e ele te dará a lista de dispositivos na máquina.

Atualização em 14/08/2011

Caso você precise de ajude, vale a pena consultar esse site: http://linux.die.net/man/1/foremost.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Xpf
    Google Chrome 4.1.249.1045 Google Chrome 4.1.249.1045 no Windows XP Windows XP

    Obrigado pela dica, mas ela chegou um pouco tarde para mim 🙁 outro dia perdi um monte de arquivos no meu microSD e eram fotos maneiras tiradas pelo meu celular como não consegui recuperar via Windows resolvi formatar o cartão e bola para frente. Mas na próxima vou tentar esse método aí.

  • Hugo
    Safari 5.0 Safari 5.0 no Mac OS X  10.6.3 Mac OS X 10.6.3

    Como é que faço pra visualizar os arquivos encontrados, pois não estou conseguindo.
    Quais comandos uso, já que não sou tão experiente em Linux.

    MeuPinguim responde: Olá Hugo. Desculpe a demora. Você não está vendo o conteúdo da pasta Output porque ela tem permissão apenas para a conta root ver seu conteúdo. Então para você navegar pelo Nautilus como root, dê um Alt+F2. Digite na caixa que abrir o comando gksu nautilus e dê enter. Insira sua senha de administrador (root) e vá até sua pasta Output que deve estar dentro da sua pasta /home/seulogin. Devo te lembrar que caso o Foremost tenha sido executado pelo terminal em outra pasta que não a sua pasta /home/seulogin, ele vai gerar o conteúdo encontrado na pasta onde estava o terminal quando executado. Espero que tenha compreendido tudo. Abraço.

  • junior
    Firefox 3.0.18 Firefox 3.0.18 no Mandriva 2009.1 Mandriva 2009.1

    caro amigo sou muito fraco no linux tem como me passar com maiores detalhes, acabei de apagar umas fotos que estava no destop e quero recuperaçlas no aguardo

    MeuPinguim responde: Olá, Júnior. Pelo q eu vejo aqui você não está usando o Ubuntu, não é mesmo? Eu não tenho como te ajudar porque não sei ao certo a sua distribuição Linux. Mas procure instalar o Foremost pelo repositório da sua distribuição. Use o gerenciador de pacotes e nele busque por Foremost. Ao encontrar, instale-o. Depois digite “mount” no terminal para saber qual o dispositivo que tinha as suas fotos. Sabendo o dispositivo, digite como root no terminal: “foremost -t jpg -i /dev/sda1 -T” alterando “/dev/sda1” para o seu dispositivo. O seu deve ser algo parecido com isso também. Depois vá na sua pasta de usuário e abra a pasta Output como root para visualizar as fotos em formato jpg que você acabou de recuperar. Abraço. Volte sempre.

  • davolixx
    Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 no Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04

    Cara acabei de perder 50 giga de Videos XXXX no meu HD externo, formatado em EXT3 eu consigo recuperar? Aguardo resposta.

    Att,

    Joe Davola.

    MeuPinguim responde: Consegue se você não tiver ocupado o espaço onde estava os vídeos com outros arquivos. Daí é só usar o comando com extensão de vídeo ao invés de rar como no exemplo. Abraço e volte sempre.

    • davolixx
      Firefox 3.0.8 Firefox 3.0.8 no Ubuntu 9.04 Ubuntu 9.04

      Obrigado, Brother.

      Joe Davola

  • alexandre
    Firefox 3.6.8 Firefox 3.6.8 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Uma dica que eu posso te dar é instalar o Ubuntu em duas partições.Uma do Sistema (/)e outra da Home (/home).
    Escolha a opção especificar particionamento manual(avançado).
    Para a partição do Sistema:Escolha primária,início e o ponto de montagem /
    Para a partição da pasta home:Escolha lógica,fim e o ponto de montagem /home.Deixe os seus vídeo nessa pasta.
    O sistema de arquivo,se estiver usando a versão 10.4 do Ubuntu,é ext4 com journaling para ambos.
    Caso necessite de swap,àrea de troca,faça assim:Lógica,início,usar como àrea de troca.
    Esse recurso é uma mão na roda.Se der algum problema no sistema(digo SE,fato raro em sistema Linux),vc pode instalar o cd de instalação,formatar a partição do sistema / (dev/sda1) e deixar a partição com o diretório home intacta(basta não assinar formatar para esta partição).

  • Danilo
    Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    tem como restaurar todos os arquivos excluidos? Sem ser pelo tipo, pois sem querer apaguei minhas fotos musicas, e alguns programas em C que eu criei …

    MeuPinguim responde: Olá Danilo. Tem. Basta executar o comando: sudo foremost -t all -i /dev/sda1 -T. Obrigado e volte sempre.

  • Aninha
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Oi, amigo!
    Muito bom o tutorial, viu?
    Segui tudo e acho que consegui recuperar meus arquivos.
    Acredito que meus arquivos sumiram porque foram corrompidos depois de eu forçar
    reiniciar e tirar um dvd externo. Meus programas continuaram instalados, inclusive.
    Acontece que agora o sistema mostra como se tivesse arquivo nele (depois que segui seu tutorial), mas não consigo acessar. Quando abro a pasta output, ela não mostra arquivo algum. Já selecionei “mostrar arquivos ocultos”, mas não resolveu.
    Enfim, ele mostra como se os arquivos estivessem aqui, mas não consigo vê-los.

    E eu só tenho um usuário. E fiz esse processo sugerido por você através dele, aqui no Ubuntu Netbook Remix que eu tenho.

    Eu tenho dual boot com Windows 7, e ao seguir com o processo, apareceu como se eu tivesse apenas uma partição, o que achei muito estranho.
    O que devo fazer? Ah, eu não salvei nada aqui, nem mexi mais nas pastas (exceto pelos programas que instalei pra tentar recuperar tudo).

    Obrigada mesmo! 😉

    MeuPinguim responde: Olá Aninha. Tenta abrir a pasta Output como usuário root. Basta abrir o Nautilus como root e acessar a pasta. Acredito que assim você consiga visualizar os arquivos. Obrigado e volte sempre.

  • LiCo
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Olá, em posts como esse só aparecem os desesperados não é mesmo? heheh
    Bom, fiz uma bigshit aqui e dei um rm -fr na minha área de trabalho.
    Segui os passos acima e começou a recuperação mas em dado momento deu falta de espaço no disco porque eu estou com pouco no /. Como faço para indicar onde eu quero o backup? Estou tentando mover ou copiar a pasta para uma partição tipo vFAT mas não consigo, dá mensagem de que não tenho permissão, mesmo eu dando permissão com chmod.
    Pode me ajudar?

    MeuPinguim responde: Olá LiCo. Vc se envolveu em uma enrascada. Sugiro que você copie o diretório para um DVD como root pra salvar o conteúdo, pois somente como root você conseguirá enxergar o conteúdo da pasta. E como seu espaço em disco está todo ocupado, acredito que você não conseguirá recuperar nada mais além do que você já recuperou. Então salve a pasta e tente abrir o conteúdo como root. Desculpe não poder ajudar mais do que isso. Obrigado e volte sempre.

  • LiCo
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Obrigado pelo retorno. Estou voltando para dar um feedback. Como eu usei a opção “-t all” no foremost, o que aconteceu foi que muitos muitos arquivos foram sendo recuperados e eles acabaram por preencher toda a partição, deixando ela com 100% de utilização. Arquivos pesados, muito antigos, e que eu não tinha necessidade. Esse foi o primeiro erro, porque essa recuperação acabou sobrescrevendo o que eu precisava recuperar, então preste atenção se onde você está salvando tem espaço suficiente (eu tinha só 50Gb) para que suas informações não sejam sobrescritas. Se você precisa recuperar só imagens, utilize a opção “-t jpg”, e assim por diante. Depois eu tentei vários outros métodos e não deu mais certo. A única coisa que consegui recuperar foram as fotos do reveillon que eu havia acabado de extrair do cartão da câmera para o desktop. Fiz a recuperação a partir do cartão com o PhotoRec (http://www.cgsecurity.org/wiki/PhotoRec) do TestDisk (http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk) e mandei salvar em outra partição. Sempre tenho os backups atualizados, mas infelizmente esses dados da área de trabalho ainda não estavam.

  • Tales
    Firefox 4.0 Firefox 4.0 no Windows XP Windows XP

    Olá,
    Fiz a recuperação das minhas imagens perdidas só tem um problema ela fica pequena e com um “cadeado” quando abro pelo nautilos sem contar que demora para abrir .
    Você sabe o que pode ser isso ?
    Abraços

    MeuPinguim responde: Olá Tales. É assim mesmo. O cadeado é porque somente o usuário root poderá acessar a pasta e editar o conteúdo. Abra o Nautilus como root e não verá mais o cadeado. A demora é devido os dados estarem sendo trazidos das profundezas do HD, se é que você me entende. É uma recuperação de dados e isso é natural. Volte sempre.

  • andre turetta
    Google Chrome 10.0.648.205 Google Chrome 10.0.648.205 no GNU/Linux GNU/Linux

    caro helbert, fiz a caca de deletar minhas fotos sem kerer no ubuntu, o comando foremost funciona la? quando rodo foremost -t jpg ele aparece Processing: stdin e nao responde… no gnome system o processo aparece com dormindo, eh normal a demora? ele criou a pasta jpg em output mas esta vazia…. abraco e agradeco a atencao!

    MeuPinguim responde: Olá Andre. Isso acontece quando não usamos o parâmetro “-i” para dizer o ponto de montagem, por exemplo, /dev/sda1 ou /dev/sda2. Tente usar o comando do artigo apenas substituindo o rar pelo jpg e o ponto de montagem. Obrigado e volte sempre.

  • @|3X
    Firefox 3.6.17 Firefox 3.6.17 no Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64

    Boa noite caro amigo, ótimo fórum este por vc gerado heim. Então vamos a minha dúvida, 1º tentei atualizar meu ubuntu pro 11.04, pois estava com 10.10, no upgrade dele deu alguns erros que nao consegui mais iniciá-lo e tive de reinstalar. Na reinstalação ocorreu tudo certo mas no fim dela lembrei que tinha esquecido de salvar meus favoritos no firefox pelo live cd. Então por favor você poderia me ajudar?Como faço pra salvar agora dpois de formatado meus favoritos que pouco antes de reinstalar o sistema eu havia atualizado e feito uma super organização? Desde já muito obrigado!!

    Olá novamente caro amigo, percebi que não especifiquei como está a organização da minha partição, Então meu HD de 500GB esta particionado em 1 sendo 1GB para a (swap), 1 sendo o (/) com 200GB e outro sendo (/home) com 299. Todas as 2 partições estão com sistema tipo ext4,isto antes de reinstala-lo. Entao para preservar meus arquivos da home na reinstalaçao eu instalei especifiquei apenas o (/), sendo assim gerou um novo home no (/). Entao após instalaçao fiquei(/dev/sda5 /)com home novo e sistema e (/dev/sda6 /media/hd)onde esta meu home antigo e arquivos. Abraço camarada…

    MeuPinguim responde: Caraca, mano. Não tinha nada mais fácil não? Essa foi porreta. Tenho nem ideia de como recuperar isso. Um detalhe que eu posso te dizer, é que se você usou o espaço em disco com novos arquivos em cima do espaço em disco que estava seus favoritos ou qualquer outra coisa que você queira recuperar, você não vai conseguir porque o espaço em disco já foi sobrescrito. Então, mesmo que se use qualquer método de recuperação de arquivos, os arquivos já foram corrompidos pelos novos arquivos no disco físico e nada irá ser recuperado. Entendeu? Qualquer coisa, escreve aí. Abraços.

  • Miles Meverick
    Firefox 5.0 Firefox 5.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Olá eu fui excluir uma conta e acabei excluindo outra. Como recupero???

    MeuPinguim responde: Não sei. Alguém se habilita a responder essa? Sinta-se em casa.

  • FelipeDR
    Google Chrome 11.0.696.71 Google Chrome 11.0.696.71 no GNU/Linux GNU/Linux

    Não tem como ser algo mais direto, informado onde exatamente ele tem que procurar?
    Aqui ele acha imagens até da internet, meu pc fica MUITO LERDO, e seu espaço livre é todo ocupado pelas imagens jpg.
    Tenho que entrar na Trash e apagar tudo, só então vou ter meu espaço livre de volta, mas nada das imagens que preciso.

    MeuPinguim responde: Olá. Acredito que não há como especificar um local. Quanto ao PC ficar lerdo, esse é o preço que se paga pra ter o que perdemos de volta. Mas é momentaneamente enquanto ele está dando o scan no HD. O espaço livre é ocupado porque você está trazendo de volta aquilo tudo que já havia sido excluído. Portanto, isso é normal e óbvio. E se depois de tudo isso, mesmo assim você não tiver de volta o que procurava, aí já era porque o espaço em disco onde estava já foi sobrescrito novamente. Adicionado ao artigo uma página com mais comandos para o Foremost. Obrigado e volte sempre.

  • Leandro
    Firefox 3.6.15 Firefox 3.6.15 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Olá Camarada… obrigado por compartilhar o conhecimento…
    Você poderia me dar alguma dica de como recuperar arquivos cujo formato não é especificado pelo FOREMOST? Por exemplo, perdi alguns importantes associados ao Matlab (.m e .mat)… Obrigado

    MeuPinguim responde: Olá. Experimente o PhotoRec porque esse reconhece arquivos do Matlab. Obrigado e volte sempre.

  • Shir@
    Google Chrome 13.0.782.215 Google Chrome 13.0.782.215 no GNU/Linux GNU/Linux

    Cara…. brigadão! Salvou os 10GB de animes que eu tinha acabado de baixar!!!

  • Riyota_Momo
    Firefox 6.0.2 Firefox 6.0.2 no Windows 7 Windows 7

    ola galera … sou novo em linux … então ñ etendo muito …
    mas tava mexendo num net e fiz sumir onde mostra a carga e a conexão com a net e qeria saber como faço pra recuperar … ah o sistema é linux mint.
    valeu galera abraços ^^

    MeuPinguim responde: Olá Riyota. Seja bem vindo ao melhor dos mundos. Heh. O comando para restaurar os painéis depende de qual gerenciador de janelas você está usando. Mas de qualquer forma, se você buscar no Google pelos termos: “Panel restore Mint”, “Panel restore Ubuntu” ou “Restauração painel Ubuntu” e variações, você encontrará facilmente o que procuras. Só não vou te dar a resposta pronta porque assim não estou te ajudando a pesquisar pelas dúvidas que ainda virão. Mas assim que solucionar esse problema, você estará apto a resolver também os próximos que virão. E desse jeito você aprenderá muito mais do que se eu disser os comandos e ponto final. Vai por mim. Não é difícil. Abraço e volte sempre.

  • nerdsabetudo
    Chromium 13.0.782.107 Chromium 13.0.782.107 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    dei um SHIFT+DEL em um arquivo – pessimo hábito de deletar arquivos com esse comando – e depois me arrependi e tentei restaurar usando seu tuto. Não rolou aqui não 🙁

  • Fernando
    Firefox 3.6.24 Firefox 3.6.24 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Eu fiz a recuperação dos ficheiros, mas, agora, não consigo lê-los.
    Isto é, acedo à pasta, vejo os ícones de cada um dos ficheiros, mas não consigo lê-los com o OpenOffice nem com o Gedit, que me diz que é incapaz de detectar a codificação dos caracteres.
    Como faço para poder ver o conteúdo de cada ficheiro?

    MeuPinguim responde: Olá Fernando. Parece que estão corrompidos. Tente abrir como root. Abraço e volte sempre.

  • Alex
    Firefox 8.0 Firefox 8.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Oi,
    Resolvi trocar meu SO de XP para Ubuntu, mais deu uma coisa errada. Eu tenho 2 discos, uso um de 1.5Tb para estocagem de dados e o outro de 80Gb para o SO. Eu não conseguia mandar o install escolher o 80Gb, e numa manipulação bizarra eu errei e o DR de 1.5Tb não mostra mais os dados. Eu nunca pedi pra formatar, então acredito que simplesmente foi o link pra os dados que foi tirado. Agora, como posso fazer pra restaurar este link e poder recuperar estes arquivos. Obrigado pra sua ajuda.

    MeuPinguim responde: Como é uma coisa mais apurada, aqui não é o lugar mais adequado para o suporte. Tente o fórum da sua distro sempre para suportes desse tipo. Desculpe-me. Abraço e volte sempre.

  • Chromium 14.0.835.202 Chromium 14.0.835.202 no Ubuntu 11.04 Ubuntu 11.04

    Olá,Eu exclui uns videos mais não sei como acha-la fiz os comandos entrei nas pastas não achei nada. :-$ existe outro método de recupera-la?

    MeuPinguim responde: Tente acessar as pastas como root. Abraço e volte sempre.

  • Cristiane
    Google Chrome 14.0.835.202 Google Chrome 14.0.835.202 no GNU/Linux GNU/Linux

    Olá, utilizei o foremost para recuperar fotos e ele criou a pasta output_Mon_Dec_26_19_37_22_2011. Ao abrir a pasta como usuário root, ficou carregando um bom tempo e ao terminar de carregar fechou o nautilus. Tentei abrir mais algumas vezes e ocorreu o mesmo: terminou de carregar e fechou o nautilus. O que posso fazer?

  • Cristiane
    Google Chrome 14.0.835.202 Google Chrome 14.0.835.202 no GNU/Linux GNU/Linux

    Pensei que o nautilus tinha terminado de carregar as fotos e assim tivesse fechado. Enganei-me. Fuçando o menu da pasta output havia as opções abrir com dolphin e com o konqueror. Abri com os dois, só então percebi que o nautilus, na verdade, não conseguiu carregar as fotos, acredito que pela enorme quantidade de fotos encontradas. Tanto o dolphin como o konqueror começaram a carregar as fotos, porém, o konqueror acabei fechando sem querer então deixei o dolphin realizar o trabalho. E desde o dia 29/12 às 20:50h até hoje dia 31/12 às 10:18 ele está recuperando as fotos. Até este momento foi recuperado 92%. Espero que hoje termine de recuperá-las. Enfim, o dolphin resolveu o meu problema.

  • Google Chrome 26.2.9999.797 Google Chrome 26.2.9999.797 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

    Só não ficou claro e é bom avisar que não deve ser instalado o programa de recuperação de arquivos deletados na mesma unidade onde se vai pesquisar pois durante a instalação desses programas gratuitos, arquivos deletados importantes serão apagados devido ao processo de sobrescrita nos cluster.

  • maradona
    Google Chrome 32.0.1700.102 Google Chrome 32.0.1700.102 no Windows 7 Windows 7

    eu tenho um hd de 500 GB q estava instalado num dvr h264 q foi formatado pelo proprio dvr e fiquei sabendo q o sistema dos dvr´s são em linux pelo windows ou seja ruindo eu não consegui sera q vc pode me ajudar. no mais muito obrigado. tentei recupera-los polo windows mas não funcionou. é muito urgente alguém me de uma luz por favor ficarei muito grato, senão adeus meu emprego.

  • Talita
    Firefox 24.0 Firefox 24.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Olá, boa noite.
    Eu consegui recuperar diversos arquivos .doc, porém aparecem todos em branco, já setei as permissões de leitura para “others”, já tentei abrir pelo nautilus e navegando pelos diretórios. Poderia me ajudar ? Tem ideia se anda posso tomar alguma ação ? Muito obrigada!

    MeuPinguim responde: Tenta abrir o Nautilus como root:
    $ sudo Nautilus

  • Pedro Junior
    Firefox 28.0 Firefox 28.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Oi, dentre vários tutoriais na internet, espero que esse funcione, mas antes, quero explicar minha situação e tirar uma dúvida, eu formatei minha principal partição onde havia todos os meus arquivos pessoais, pois é, uma tragédia, e esse partição tá com mais de 800 GB enquanto a partição do meu Linux (Mint) tá com 90 GB, e eu queria recuperar todos os arquivos da minha partição de 800 GB, ae vem a dúvida, esse “output/rar/” que você mencionou, ele é criado na minha partição linux ? Se for, tem como eu recuperar os arquivos e deixá-los na própria partição que eu estava procurando ? Pois há mais arquivos do que a minha partição linux suporta. E outra coisa, como eu poderia usar esse comando para restaurar todo tipo de arquivo, tipo, nesse comando, como vc menciona, ele recupera rar, mas eu queria recuperar todos os arquivos do disco e há diferentes tipos de arquivos nele.
    Agradeço a atenção.

    MeuPinguim responde: Sugiro pesquisar métodos mais modernos do que esse. Esse artigo é muito antigo e hoje já deve ter algo melhor.

  • Davi
    Google Chrome 36.0.1985.125 Google Chrome 36.0.1985.125 no GNU/Linux GNU/Linux

    Apenas eu não consegui fazer ele buscar o formato ODT?

    Funcionou normalmente com rar, doc, pdf, mas se eu apenas mudo o formato para odt, ele não busca. Tentei isso repetidas vezes, e assim… é um detalhe um pouco simples demais para errar tentando tantas vezes: apagar rar e escrever odt no lugar…. aparentemente o programa consegue somar maçãs, mas não consegue somar bananas.

    • Marcelo Carmo
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Também não consegui…

  • Dougs
    Firefox 33.0 Firefox 33.0 no Ubuntu Ubuntu

    Boa noite, me computador tem três partições. A unidade C: esta o windows, na D: tinha uns arquivos e instalei o Linux e na E: backup. Ao instalar o Linux na D eu não formatei a unidade, porem editei a partição e destinei 10G para o Linux deixando 10G para os arquivos, porem ao fim da instalação os arquivos não estavam mais lá. Como eu posso recuperar meus arquivos? São muito importantes!
    Esqueci de mencionar que quando acesso pelo windows não consigo visualizar a partição, como se não existisse e no linux visualizo a partição como se tivesse apenas 10G e os outros 10G não aparecem.

    MeuPinguim responde: Putz. Calma. Teus arquivos estão lá. É questão de configuração. O Windows não visualiza partições Linux mesmo. Isso é normal. Mas aconselho chamar alguém que entenda de configuração de sistemas Linux. Pq na ânsia de recuperar você pode botar tudo a perder. Se você não formatou, está lá. Mas pra visualizar você precisa configurar o Linux pra isso.

  • JR
    Google Chrome 39.0.2171.95 Google Chrome 39.0.2171.95 no Windows 7 Windows 7

    EXISTE POSSIBILIDADE DO foremost RECUPERAR VIDEOS de um hd formatado com extensão h264? será que ele reconhece essa extensão? h264
    obs: esse hd é de um dvr(stand alone) cuja plataforma é linux.?????

    MeuPinguim responde: Não tenho certeza. Mas acredito que não. A documentação diz apenas ext3, NTFS, ou FAT.

  • rafaela
    Google Chrome 40.0.2214.93 Google Chrome 40.0.2214.93 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

    fiz a besteira de apagar por engano uma pasta de 320 gigas com quase dois mil arquivos e detalhe é que como se ele ainda estivesse ali, pois o espaço q ele ocupava não foi liberado. sim os arquivos podem ser encontrados se eu fizer uma pesquisa na lixeira mas não recuperados mas não se encontram ali e como são inúmeros não consigo lembrar de cada arquivo. existe alguma maneira de recuperar esses arquivos por completo? tenho satux e só sei o básico desse troço!!!! me ajuda por favor

    MeuPinguim responde: Olá. Amigo, vou ser sincero com você. Não usa esse tutorial. Você tem muita coisa importante pra arriscar perder assim! Esse artigo foi escrito já tem bastante tempo e agora já devem existir ferramentas muito melhores. Peça ajuda a um técnico. De preferência, contrate um serviço especializado de recuperação de informações em HD. Não deve sair muito caro. Se você não utilizar aquele espaço do HD, as informações continuam lá mesmo que deletadas. Portanto, contrate um serviço porque é melhor do que se arriscar nesse software. O Foremost funciona mas qualquer comando errado, já era. Perdeu-se tudo. Isso já aconteceu comigo. Apenas recuperei parte do que perdi. Boa sorte!

  • Marcelo
    Google Chrome 42.0.2311.39 Google Chrome 42.0.2311.39 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Boa tarde estou com um problema complicado. Sou técnico em informática e a alguns dias peguei o notebook de um cliente que me passou as seguintes informações. “Meu notebook esta com Windows e Linux precisa de ser formatado eu só quero que salve duas pastas da área de trabalho”. Eu então peguei pela informação dele salvei as pastas da área de trabalho (Windows) e formatei o notebook. Agora começa a complicar, As pastas que salvei não precisavam ser salvas as que precisavam salvar estavam no Linux. O sistema Windows e Linux é diferente. Como faço para recuperar estes arquivos? Desde já obrigado.

    MeuPinguim responde: Testa um outro método. Esse aqui é mais complicado e você pode acabar perdendo tudo. Há softwares de recuperação em disco de partições Linux para Windows que são mais fáceis de usar. Na dúvida, contate um técnico de recuperação de discos.

  • felipe
    Google Chrome 41.0.2272.101 Google Chrome 41.0.2272.101 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Ola pessoal boa noite a todos, gostaria de saber como faço para recuperar 300 Gb de Isos, setups, imagens, videos e ETC???
    Fico no aguardo.

    MeuPinguim responde: Procura um profissional de recuperação de discos.

  • Cristiano
    Firefox 36.0 Firefox 36.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Prefiro usar photorec pelo Linux, recupera de tudo, é por terminal, mas até agora se provou mais eficiente que programas pagos para Ruindows, porém ele não recupera pastas, somente arquivos! :/

  • Panino, o Manino
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Nao custa nada perguntar.
    Estou em um liveCD fucando uma particao antiga que eu usava Linux. Queria acessar alguns arquivos que ficaram esquecidos la na minha Home. As pastas ate aparecem, a principio, porem vazias porque eu usava senha naquele usuario antigo, entao por protecao nao tenho acesso.
    De qual forma pelo navegador de arquivos posso acessar aquelas pastas e ver e poder copiar os arquivos que estao la, daquela conta antiga (interrogacao)

    MeuPinguim responde: Você só vai conseguir visualizar o conteúdo protegido se fizer login naquele sistema operacional e inserir a senha. Infelizmente. Pode haver um hack pra isso? Pode. Mas aí só pra quem realmente saiba o que está fazendo pq os dados foram criptografados quando você inseriu a senha.