Como recuperar arquivos apagados no Linux

No Linux, devido os sistemas de arquivos ext3 e ext4, quando você exclui um arquivo, na realidade, a informação não é removida. Ela é simplesmente ignorada, como se não estivesse lá. Apenas quando o espaço em disco é necessário para um outro arquivo, a informação é removida. Isto é, a informação ainda está lá, mas não na lista de arquivos, continuará lá até que você leve um outro arquivo ao endereço do espaço ocupado pelo arquivo que foi excluído.

Recuperando o arquivo

A primeira coisa a fazer é instalar uma ferramenta chamada foremost pelo repositório caso você use o Ubuntu. Basta digitarmos o comando abaixo:

sudo apt-get install foremost

Agora vamos usá-lo. Você deve identificar a partição onde queremos encontrar arquivos apagados. No meu caso é /dev/sda1 e eu vou procurar arquivos RAR digitando o comando:

sudo foremost -t rar -i /dev/sda1 -T

E espere. O comando verifica a partição inteira buscando o tipo de arquivo rar. E ele cria uma pasta de saída chamada output/rar/ onde você vai encontrar os arquivos procurados, mas os arquivos não terão nome e você terá que olhar dentro de cada um para achar o que você está procurando. Se o arquivo não estiver nessa pasta, não há mais nada a fazer e ele estará perdido.

Atualização em 12/06/2010

Caso você não saiba qual é o dev da partição, digite “mount” no terminal e ele te dará a lista de dispositivos na máquina.

Atualização em 14/08/2011

Caso você precise de ajude, vale a pena consultar esse site: http://linux.die.net/man/1/foremost.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+