Como usar o OpenDNS no Linux

O OpenDNS teoricamente ajuda a acelerar a navegação na Web, utilizando melhor os servidores DNS para resolver URLs mais rapidamente que o provedor de acesso. Mas aí fica a pergunta. Qual a vantagem que eu tenho ao usar o OpenDNS em detrimento do DNS do meu provedor de acessos ou qualquer outro? Muito já se falou sobre o Google DNS, inclusive aqui mesmo. E a vantagem é a mesma do Google DNS. Com um porém. Há relatos de vários usuários que o desempenho do OpenDNS é ainda melhor que o do Google DNS. Portanto, faça o teste você também.

Vantagem

A vantagem de usar o OpenDNS é que ele possui um enorme cache, o que melhora sua navegação. Cada acesso, registro e resultado obtido é armazenado e disponibilizado aos demais usuários. Outras vantagens são: interceptação de ataques do tipo phishing e correção de erros ortográficos nas URLs que você digita na barra de endereços do seu navegador. Existem outras vantagens caso você venha a pagar um plano premium. Mas não entrarei em detalhes sobre isso pois acredito que os brasileiros em sua grande maioria não estão muito propensos a pagar por esse tipo de serviço. Caso se interesse, visite o site do OpenDNS.

Configuração

Para começar a usar o OpenDNS no seu Linux (no caso, Debian,Ubuntu ou Fedora), faça os procedimentos abaixo:

  1. Botão direito do mouse no ícone de rede (localizado no painel superior direito, por padrão) e clique em “Editar Conexões”.
  2. Escolha o tipo de conexão que você tem.
  3. Clique em “Editar”.
  4. Clique na guia “Configurações IPv4.
  5. Altere o método para “Somente endereços (DHCP) automáticos”.
  6. Em “Servidores DNS”, digite: 208.67.222.222, 208.67.220.220
  7. Clique em “OK” e reinicie sua máquina. Você pode então visitar o site http://welcome.opendns.com para confirmar que você está usando o OpenDNS.

Para evitar que suas configurações desapareçam após reinicializações ou após períodos de inatividade, pode ser necessário fazer as seguintes alterações através da linha de comando:

$ sudo cp /etc/resolv.conf /etc/resolv.conf.auto
$ gksudo gedit /etc/dhcp3/dhclient.conf

Adicione a linha seguinte ao documento:

prepend domain-name-servers 208.67.222.222,208.67.220.220;

Salve e saia.

$ sudo ifdown eth0 && sudo ifup eth0

Você é obrigado a mudar o nome eth0 se usa um nome não-padrão. Use o nome da sua conexão nesse caso. Caso use roteador, deverás também digitar os números de DNS primário e secundário (item 6) nas configurações do roteador.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Paschoal Tecnologia
    Google Chrome 17.0.963.66 Google Chrome 17.0.963.66 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    O OpenDNS além de acelerar a conexão ainda possui bloqueios automáticos como proteção Anti-Phishing e Botnet. Ele permite também bloquear acessos a websites indesejados através de categorias pré existentes como jogos, pornografia, drogas, etc… permitindo o acesso somente a pessoas autorizadas através de página de autenticação: http://paschoal.com/opendns/