Como o Windows 8 ajuda o Linux

No início deste ano, o Windows 8 foi lançado com grandes expectativas. A Microsoft apostou nele para ser um divisor de águas tanto para o mundo tablet como para o mundo desktop. De acordo com Redmond, a mais recente versão do sistema operacional mais popular do mundo é uma ponte entre o tablet e o desktop. Com uma interface elegante, redesenhado e sensível ao toque, o Windows 8 estava pronto para se tornar outro marco para a Microsoft.

No entanto, as expectativas de Steve Ballmer foram esmagadas quando as primeiras análises não foram boas. O Windows 8, juntamente com sua interface Metro, foi criticado por sua falta de usabilidade e design confuso. Muitos usuários postaram vídeos de seus amigos e familiares em momentos difíceis para descobrir como usar o sistema.

Então, o que significa isto para os seus concorrentes de desktop como o Linux, Mac OS X, e talvez o Google Chrome OS? Será que eles têm uma chance de ouro contra o poderoso gigante? Nós não sabemos sobre o Mac OS X mas o Linux certamente sim. Na verdade, é uma grande oportunidade para o Linux mostrar a sua presença.

Mas o que há de errado com o Windows 8?

A razão mais popular para ficar com o Windows e não mudar para qualquer outro sistema operacional é a familiaridade. Durante anos, o botão Iniciar, os menus e a área de trabalho são sinônimos de computador. Algumas distribuições do Linux foram até projetadas de modo que seria mais fácil para os usuários do Windows migrarem para o lado do pinguim quando mostram a familiaridade do Windows-like para o usuário. Em suma, a interface tradicional do Windows, que durou e evoluiu a partir do Windows XP para o Windows 7 já está implantado em muitos usuários de desktop. Mas o Windows 8 acaba com essa familiaridade. A interface de azulejos, o toque amigável e a ausência do menu Iniciar no Windows 8 faz dele um produto completamente diferente. A Microsoft permite até que os usuários tenham o botão Iniciar, mas o foco principal do produto continua sendo a interface Metro. Isso tem irritado profundamente um monte de usuários. E estes são os mesmos usuários que ficaram com a Microsoft pela sua familiaridade.

win8linux

E onde entra o Linux?

Enquanto o Windows 8 continua sendo criticado pelos usuários, o Linux pode pegar essa oportunidade. Certamente não serão muitos usuários do Windows que vão estar à procura de alternativas. Alguns deles, de fato, muitos deles, não gostariam de gastar tanto dinheiro em um computador da Apple. Eles vão começar a procurar alternativas que se encaixam em seu orçamento e são confiáveis. E com o desastre do Windows 8, os amantes do Linux podem ter certeza que Redmond nivelou o campo de jogo. Se você comparar o Windows 8 com o Linux Mint ou o Ubuntu, você vai achar os últimos muito melhores. O Mint já está ganhando bastante reconhecimento e está ficando melhor e melhor a cada dia. A Microsoft tem um imenso império que não pode ser facilmente abalado pelo Linux ou pelo Mac OS X. No entanto, se você analisar bem, você vai perceber que hoje é muito mais fácil impactar o mercado do que era antes. O Windows 8 é um cruzamento entre tablets e desktops. O Ubuntu também. O Ubuntu pode ser usado no ambiente de trabalho, tablets e agora temos o Ubuntu para Android também. Então, não é assim tão fácil de descartar a possibilidade de o Ubuntu ou o Linux em geral preocupar a Microsoft.

Conclusão

O Windows 8 tornou o caminho mais fácil para o Linux provar aos usuários de desktop que existe um mundo maravilhoso lá fora, sem janelas. Se você não está convencido, é hora de experimentar o Windows 8 e depois compará-lo com distribuições Linux como o Ubuntu ou o Linux Mint, entre outras.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • roni souza
    Firefox 18.0 Firefox 18.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    É difícil convencer os gamers em geral a migrarem, quando Linux rodar todos os jogos, quem sabe…

    • Google Chrome 23.0.1271.97 Google Chrome 23.0.1271.97 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

      Salve galera do Meu Pinguim , adoro esse site , mais assim agora com o Steam para Linux eu vejo um novo começo , minha unica reclamação é que particularmente o ubuntu anda apresentando muitos bugs pra uma versão LTS ( Falo da 12.04 ) então mais temos o Fedora e o OpenSuse que é muito bom , enfim acho que esse ano vai ser um bom ano pra todos os Linux Users

      • Marcel
        Google Chrome 24.0.1312.56 Google Chrome 24.0.1312.56 no GNU/Linux GNU/Linux

        Pena que só tem a Steam para Ubuntu. :´(

  • Phelipe
    Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 no Windows 7 Windows 7

    assim como muitos usuários não gostaram do Vista e ficaram no XP até lançarem o 7 é mais natural que muitos fiquem no 7 até lançarem uma versão que lhes agradem ao invés de mudar para o Linux. A maioria dos usuários não querem aprender sobre um novo sistema operacional, apenas querem que ele ligue e funcione com deveria e que seus ícones estejam onde sempre estiveram. Por isso mudar do Windows 7 para um Linux é muito mais absurdo que mudar do 7 para o 8.

    lembrando que 92% dos computadores no mundo estão com sistemas Windows creio eu que se baixasse para 91% ou 90% já seria de bom tamanho o impacto que o Windows 8 proveu.

    o usuário normal quer Windows!
    o usuário modinha quer Mac!
    o usuário que sabe customizar quer Linux!

    Pessoalmente acho fundamental a união entre Linux e Windows em qualquer corporação.

    MAC
    eu acho muito inútil as pessoas falarem que o Mac é mais estável que o Windows se ele só pode ser vendido com um pacote de hardware de alta qualidade(similar aos vídeo games atuais), queria ver o mac em uma placa pcchips em fontes genéricas pra ver se não seria tao ruim ou pior que um Windows nessas configurações em termo de estabilidade.

    Linux
    Em termos de estabilidade compatibilidade as versões em texto do Linux são superiores a qualquer sistemas desde hardwares antigos até os atuais top de linha. E são seus melhores amigos em termos de proxy, firewall, servidores web e etc e segurança em rede.

    • Wellington Saraiva
      Google Chrome 23.0.1271.97 Google Chrome 23.0.1271.97 no GNU/Linux GNU/Linux

      :O Certamente meu caro.
      Estamos de acordo 🙂

  • Sergio
    Firefox 18.0 Firefox 18.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Olha, eu conheço muita gente que deixou o Windows esses dias e mudou para o GNU/Linux. A principal distribuição que agradou a estas pessoas foi o Ubuntu pela sua facilidade e a disponibilidade dos programas. Pessoas da minha faculdade, meus familiares e amigos mudaram drasticamente para o Ubuntu e estão gostando bastante.

  • M4rQu1Nh0S
    Opera 12.12 Opera 12.12 no GNU/Linux GNU/Linux

    Que alegria!
    agora sim eu quero ver o que os usuários falaram do windows em versão XP, Vista, Seven e 8. com certeza alguns vão editar os comentários que postaram a favor do windows, hehe.

    mas brincadeiras a parte…
    A Microsoft subestima tanto os seus próprios usuários que os outros OS’s que existem. A Maioria dos sistemas vão pesar mais no computador ao passar do tempo!

    isso significa que:
    se o sistema continuar a ficar pesado e se ninguém não conseguir fazer upgrade no hardware, certeza que outros sistemas entraram em ação.

    já vi que do Ubuntu 9.04 para 12.04 o lag foi grande! sendo que o Unity não tem toda a culpa. o voto vai ser para o arch linux.

    Nunca vai ficar pesado até que o usuário exagerar no que quer no sistema.

    tá aí minha opinião!

  • Vinicius
    Firefox 18.0 Firefox 18.0 no Ubuntu Ubuntu

    E ainda o Linux crescendo com os jogos, aí sim!!

  • Opera 12.13 Opera 12.13 no Sabayon Linux Sabayon Linux

    Que assim seja…
    mas infelizmente alguns teimosos não largam o Windows.

    Esses, precisam conhecer o dual-boot.

  • Lucas
    Firefox 18.0 Firefox 18.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Ótimo artigo!! Parabéns.

  • Richelmy Monteiro
    Google Chrome 26.0.1410.43 Google Chrome 26.0.1410.43 no Windows 7 Windows 7

    Essa será uma boa oportunidade para o pinguim abocanhar alguns usuários, mesmo que a grande maioria prefira ficar com o 7 ou o XP (sim, ainda tem muita gente com o XP). Pior ainda, instalar programinhas de terceiros para deixar o 8 com aparência de 7.
    O problema é que nesse meio tempo entre o próximo update do Windows, onde provavelmente eles arrumarão uma alternativa que ajude no problema da interface, a Canonical tá arriscando muito implementando o Mir. Ou seja, Canonical e Microsoft estão forçando uma revolução que pode devolver usuários que fariam a atualização para versões antigas ou para outros sistemas/interfaces.

    (uso o Ubuntu 12.04, usando a partição do Windows pro necessidade)

  • Matheus
    Firefox 17.0 Firefox 17.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    O negocio é que o povo fica com muito mimimi.

    Mimimi menu iniciar, mimimi não inicia na area de trabalho, mimimi não tem aero. Windows 8 é um p*ta S.O problema é que todo mundo quer a mesma coisa pro resto da vida, uma hora tem que mudar ué, e mudou pra melhor, muito mais rápido que windows 7, a metro é muito legal tendo seu valor mesmo sem touch e se quiser ir pra area de trabalho, dá um win + D e pronto 😉

    Eu comprei uma licensa do W8 e substitui pelo W7, e uso linux, em dual boot com ele. Ninguem leva vantagem ai não, povo reclama, reclama só que a partir de agora, windows não deve mudar muito do que é atualmente, então quem sempre utilizou windows vai ter que se adptar. Mais facil um usuário de windows 7 se adaptar a windows 8 do que se adptar a linux, são sistemas com aplicações distintas, para usuários distintos, quem gosta do melhor dos dois, mete um dualboot ai.

  • Jonathas Rodrigues
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no Ubuntu Ubuntu

    O “ano do desktop Linux”. Já ouço há anos. Quando saiu o Vista, foi o mesmo papo.. Gostaria que fosse verdade e as pessoas realmente migrassem, mas mesmo o Windows não estando da forma que elas gostariam, elas continuam com ele. O software proprietário tem um poder incrível de aprisionamento, seja por familiaridade ou medo.

  • Anderson
    Firefox 21.0 Firefox 21.0 no Ubuntu Ubuntu

    Já vi esse filme antes: a maioria não mudará pro Linux por causa do Windows 8… eles correrão de volta pro Windows 7; assim como correram do Vista em direção ao XP. Mas entre mortos amp; feridos do Windows 8; o Linux pode sim; ganhar + alguns usuários! =]

  • Dejaldir Santiago
    Firefox 21.0 Firefox 21.0 no Ubuntu Ubuntu

    Ainda é muito cedo para confirmar se o W8 irá fracassar como o WV, mas, certamente no mundo corporativo ele ainda não é uma “boa” opção, mesmo com o botão Iniciar.

    Outro ponto que devemos levar em consideração e o fato de a MS acelerar o ciclo de desenvolvimento do Windows, onde agora o foco é software como serviço (SaaS).

    http://blogs.technet.com/b/microsoft_blog/archive/2013/03/26/looking-back-and-springing-ahead.aspx