Computação Forense: revelando a informação

Computação Forense é o estudo científico dos computadores e seus dados para uma investigação feita por alguma instituição que pretende usá-la na imputação de prática criminosa por parte do usuário. Com os constantes avanços da tecnologia, se tornou uma ciência muito importante. Já que as máquinas de uso corporativo estão debaixo de uma política voltada ao negócio, a computação forense previne o acesso não autorizado a esses computadores.

Computação Forense

O investigador aguardou até meia-noite. Quando o escritório estava vazio e diversos computadores entraram na tela de descanso, ele sentou calmamente de frente a uma máquina do colega de trabalho. Em meia hora, o detetive fez uma cópia de todo o HD. E então usou um software para descobrir centenas de imagens pornográficas, que custaram o emprego desse colega.

Como os computadores das empresas são de propriedade das empresas, os funcionários então devem prezar pelo que consta neles. O número de empregados envolvidos em crimes relacionados à Internet ou violações das políticas das companhias cresce a cada ano. Empresas pequenas não possuem orçamento para gastar com computação forense. Mas devem reforçar a todo instante o que consta na política de uso das máquinas e suas consequências em caso de violação, obrigar a assinatura de termos de comprometimento com o bom uso delas, regularmente checar os e-mails e o conteúdo dos HD’s, e incentivar a denúncia em caso de mau uso.

Computação Forense

Computação Forense tem um Q de CSI. Usando técnicas e tecnologias avançadas, um analista de computação forense poderá reconstituir um crime usando os dados de um computador. Pode ser e-mails, arquivos, diretórios ocultos e qualquer outra coisa. Como toda a linguagem da máquina é criada a partir de zeros e huns (sic), é muito fácil rastrear o que foi feito. A ciência forense tenta sempre criar uma linha do tempo para reconstituir o que possivelmente suspeita-se de um crime. Mesmo sendo possível remover todos os rastros de um dado no HD, a maioria das pessoas pensam que apenas apertar a tecla Delete já remove esse dado. Apertar essa tecla apenas desloca esse dado no HD. Ele ainda está lá. Através da habilidade em restauração de dados, um analista de computação forense pode capturar e restaurar o dado em perfeitas condições.

A Computação Forense também pode ser usada para rastrear e-mails, mensageiros instantâneos e qualquer outra forma de comunicação em rede. Isso é muito útil, especialmente hoje que o mundo possui milhões de dados trafegando em segundos. Através de packet sniffers pode-se entrar no fluxo desses dados e coletar as informações que estão trafegando nessa rede em tempo real.

Carreira

A Computação Forense é um interessante nicho para quem procura uma carreira dentro da Ciência da Computação.  Como é relativamente nova, esse campo é considerado por muitos um campo promissor para qualquer um com iniciativa em aprender habilidades. Ao contrário de muitas carreiras de TI, um especialista em Computação Forense não será terceirizado por um outro país do outro lado do mundo. A confidencialidade dos dados é muito grande para arriscar em troca da economia de alguns dólares.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+