Conserte a resolução do boot com Nvidia e ATI no Lucid Lynx

Como todos já sabem, o muito esperado Ubuntu LTS 10.04 (Lucid Lynx) foi lançado em 29 de abril, após seis meses de trabalho. No entanto, parece que a Canonical recusou-se a corrigir um erro. E nós estamos falando sobre o logotipo do Ubuntu mostrado durante a inicialização. O logo aparece bem quando você instala o Ubuntu, mas, depois de instalar os drivers proprietários da Nvidia e os drivers de vídeo da ATI, o logo se torna maior e feio! Se você também passa por isto, veja abaixo o modo como corrigi o meu logo.

Gambiarra Mode On

Primeiro, descubra a resolução que você está usando no momento e se ela é a resolução padrão da sua placa de vídeo. Mas querido, como que eu descubro isso? Simples. Vá em Sistema > Preferências > Monitores e tente achar a resolução. A minha era 1280 x 800. Agora, já de posse da sua resolução, vamos para o temido terminal. Abra-o e digite:

sudo gedit /etc/default/grub

Adicione as seguintes linhas após a última linha do documento. Mas altere 1280×800 para o valor da sua resolução mantendo o 32 para uma melhor resolução.

GRUB_GFXMODE=1280x800
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280x800x32

Salve e feche o documento. Agora, digite no terminal:

sudo update-grub

Espere terminar o processo, e reinicie a máquina para usufruir do belo logo abaixo…

Logo Plymouth Lucid

Atualização em 10/06/10

Teste diferentes resoluções suportadas pela sua placa de vídeo e seu monitor até achar uma que conserte o Grub.

Atualização em 13/07/10

Caso tenha dúvidas quanto às resoluções, sugiro que veja a imagem abaixo que contém diversas resoluções geralmente suportadas pelas placas-de-vídeo atuais.

grubvideo

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Prestone
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Até que enfim uma alma boa, atentou para este problema, que ta me irritando desde o Lançamento!

    Obrigado, vou testar pra ver se resolve …

  • Prestone
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    se possivel amigo, e se puder ajudar, não consigo usar nenhum mensageiro depois que coloquei um roteador wirelles dlink, se deixo só no modem, conecta normalmente, mas se ligo o roteador não conecta de jeito nenhum os mensageiros.
    Obrigado!

    MeuPinguim responde: Olá Prestone. Antes de tudo, parabéns pelo blog. Olha, eu não entendo muito de roteadores, pois nunca tive um. Porém, já instalei uma rede wireless pelo Dlink, e tudo funcionou corretamente. A única coisa que eu fiz nas configurações foi criar a senha para a rede sem fio. Portanto, acredito que alguma coisa você fez de errado. Pesquisando aqui, acredito que você pode ter conectado erradamente os cabos, pois você tem que ligar o modem numa das portas LAN do roteador e não à WAN. Desative também o serviço DHCP do roteador. Caso não resolva, tente postar seu problema com o máximo de informação no Ubuntu Fórum BR. Pessoal lá é fera. Abraço e volte sempre.

  • Prestone
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Ok, valeu, muito obrigado mesmo pela atenção!
    excelente site, muito bom mesmo, Parabéns a vc tambem!

  • Vanini Lima
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Muito legal a dica! Eu tb estava com esse problema, testei aqui vamos ver como fica no próximo boot. De qualquer forma o meu arquivo grub não tinha nada escrito, mas acrescentei as linhas que vc informou 😀

    Até mais!

  • Guilherme7TW
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Bom, comecei a acompanhar o blog recentemente, tenho conecimento intermediário, e gostaria de contribuir (a idéia é boa).

    Bom no meu arquivo, após instalar o driver current da Nvidia não existe a linha “GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX”. Já sei e já vi outros métodos para resolução desse problema, mas sinceramente, se houver uma solução mais simples que os demais métodos encontrados eu ficaria muito satisfeito.

    MeuPinguim responde: Olá Guilherme. Realmente essa linha não existe. Por isso que eu pedi para adicioná-la. Caso você não encontre a resolução, teste com 800 x 600 porque geralmente essa é suportada por todos os monitores e placas de vídeo.

  • Guilherme7TW
    Opera 10.60 Opera 10.60 no GNU/Linux GNU/Linux

    Primeiramente peço mil desculpas, acho que na pressa não li completamente ou não interpretei corretamente o texto. Bom executei o procedimento que você sugeriu porém com base nas linhas que você postou, o resultado continuava sendo erro, só consegui quando mudei de 1280×800 para 1280 x 800. Comecei nos sugeridos 800 x 600 depois 1024 x 768 e em diante, porém nas resoluções wide não obtive sucesso. Em 1440 x 900, o problema persistia e em 1920 x 1080 (que é minha resolução nativa) o problema tornava a acontecer.

    Ps: Agora percebi que na postagem aqui no blog a letra X é alterada quando se trata de resolução.

    MeuPinguim responde: Olá Guilherme. Problema com o X dos comandos resolvido. Obrigado pelo aviso e pela atenção.

  • Guilherme7TW
    Firefox 3.6.3 Firefox 3.6.3 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Já consegui, porém como eu disse não obtive sucesso com resoluções wide. Deixei em 1024×768 e outro dia eu dou uma garimpada atras de outra solução. Mas muito obrigado pela atenção.

  • Luis
    Firefox 3.6.6 Firefox 3.6.6 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    que pena no meu não funcionou

  • Luciano F de Lima
    Chromium 6.0.472.53 Chromium 6.0.472.53 no Ubuntu 10.04 x64 Ubuntu 10.04 x64

    Tem um app no repositório chamado StartUp-Manager, pelo que vi ele faz este tipo de configuração, ainda não testei.

    Para quem não teve sucesso com o método indicado neste post, têm um plano B.

    Parabéns pelo excelente trabalho, Helbert.

    Abraço a todos.

    Luciano.