Conserte a resolução do boot com Nvidia e ATI no Lucid Lynx

Como todos já sabem, o muito esperado Ubuntu LTS 10.04 (Lucid Lynx) foi lançado em 29 de abril, após seis meses de trabalho. No entanto, parece que a Canonical recusou-se a corrigir um erro. E nós estamos falando sobre o logotipo do Ubuntu mostrado durante a inicialização. O logo aparece bem quando você instala o Ubuntu, mas, depois de instalar os drivers proprietários da Nvidia e os drivers de vídeo da ATI, o logo se torna maior e feio! Se você também passa por isto, veja abaixo o modo como corrigi o meu logo.

Gambiarra Mode On

Primeiro, descubra a resolução que você está usando no momento e se ela é a resolução padrão da sua placa de vídeo. Mas querido, como que eu descubro isso? Simples. Vá em Sistema > Preferências > Monitores e tente achar a resolução. A minha era 1280 x 800. Agora, já de posse da sua resolução, vamos para o temido terminal. Abra-o e digite:

sudo gedit /etc/default/grub

Adicione as seguintes linhas após a última linha do documento. Mas altere 1280×800 para o valor da sua resolução mantendo o 32 para uma melhor resolução.

GRUB_GFXMODE=1280x800
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280x800x32

Salve e feche o documento. Agora, digite no terminal:

sudo update-grub

Espere terminar o processo, e reinicie a máquina para usufruir do belo logo abaixo…

Logo Plymouth Lucid

Atualização em 10/06/10

Teste diferentes resoluções suportadas pela sua placa de vídeo e seu monitor até achar uma que conserte o Grub.

Atualização em 13/07/10

Caso tenha dúvidas quanto às resoluções, sugiro que veja a imagem abaixo que contém diversas resoluções geralmente suportadas pelas placas-de-vídeo atuais.

grubvideo

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+