Dicas para aprender a programar com quem não sabe

Existem milhares de conselhos e dicas na Internet que podem te levar a aprender a programar muito bem. Mas nenhuma dica ou tutorial foi elaborado por um leigo no assunto. Todos os que ensinam e dão palpite são profissionais experientes que compartilham suas vidas para ajudar ao próximo. Mas o leigo que vai fazer você aprender a programar não sabe programar nada, nem experimentou as dicas abaixo em sua própria vida. O leigo é esse que vos fala.

Como aprender a programar

Como eu sou leigo mesmo, então não tenho como encher linguiça pra te enrolar. Vou direto ao que interessa que foi fruto de muito estudo e poupa prática, quer dizer, nenhuma prática. Com os anos percebi através da vida de diversos programadores algumas regras de ouro que vão direcionar você para o seu objetivo e evitar assim o desperdício de energia com o que não interessa. Programar é muito divertido e extremamente útil. Ajuda você a ser mais criativo e também abre portas em novas carreiras.

Python

Para começar, você precisa escolher uma linguagem. Não pule nesse início para uma linguagem complexa como o Java, mas comece com o Python que incentiva iniciantes e é composto de todos os aspectos da programação. Requer menos tempo, menos linhas de código, e menos conceitos a serem ensinados para atingir um determinado objetivo. Sua popularidade também está crescendo rapidamente hoje graças a sua ampla adoção por sites populares como o Pinterest e o Instagram.

aprender a programar

Livros

Comece com um bom livro tutorial. Obtenha um livro atual sobre a linguagem de programação que você quer aprender. Veja os exemplos do livro e coloque-os em prática. Tente alterar os exemplos fazendo com que o programa faça coisas diferentes.

Cursos

Mesmo que a maioria das empresas contratem seus programadores pelas habilidades apresentadas, ainda é mais seguro você ter um diploma pra mostrar. Você vai aprender mais e de forma mais eficiente se você estudar sozinho, e ao mesmo tempo, recebendo uma orientação especializada.

Motivação

Comece com algo divertido para te motivar a resolver os desafios, progredindo suas habilidades na resolução de problemas lógicos. Se você começar querendo construir um novo Facebook, vai se frustrar e desistir rápido. Por exemplo, Bill Gates começou programando um Jogo da Velha. Tá certo que isso explica muito do que viria depois, mas a ideia é que você comece por baixo fazendo coisas simples.

Interpretador

Um interpretador é apenas mais um programa de computador que vai converter as ideias que você escreveu em linguagem de programação de modo que possa ver as coisas funcionando. Lotes deles estão disponíveis e você terá que escolher um que seja mais adequado.

Cursos Online

Veja sites que vão te ensinar o básico, bem como alguns truques. Procure tutoriais sobre a linguagem que você quer aprender. Muitas aulas online são gratuitas e estão disponíveis na Academia Khan e na Code Academy.

Conclusão

A primeira linguagem de programação que você aprende provavelmente vai ser a mais difícil de aprender. Então escolha algo pequeno e divertido para tornar tudo uma aventura. Recomendamos o Python para facilitar a vida. Mas realmente não importa onde você começa, desde que você continue indo e ganhe novas habilidades no caminho. E depois de tudo você até pode se gabar dizendo que aprendeu a programar com um leigo que não sabe nem programar.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+