Os efeitos do calor sobre o seu computador

Assim como todos os componentes eletrônicos, o processador produz calor quando está em execução. Calor em excesso, porém, não é bom e pode até levar a CPU a queimar ou trabalhar de forma instável. Neste artigo você vai aprender quais são os efeitos da alta temperatura sobre o processador. O calor gerado por um dispositivo eletrônico precisa ser removido o mais rapidamente possível, caso contrário, a sua temperatura interna irá aumentar. Se o aparelho fica muito quente, internamente, seus circuitos internos podem ser danificados, coisa que não queremos, é claro.

Temperatura máxima

A temperatura máxima da CPU é geralmente escrita em seu corpo em um formato codificado. Este código não é padronizado, varia de acordo com a CPU. Esta temperatura é a temperatura máxima que o processador pode trabalhar sem queimar. Quanto mais baixa a temperatura do processador, melhor. Coolers de boa qualidade e o uso correto da pasta térmica farão sua CPU funcionar bem abaixo da temperatura máxima. Quando a CPU trabalha acima da temperatura máxima admissível, estabelecida pelo seu fabricante, os seguintes problemas podem ocorrer:

  • Redução da vida útil da CPU
  • Congelamentos inesperados
  • Reinicializações aleatórias
  • Eventualmente, a CPU pode queimar

Soluções possíveis

A fim de resolver problemas de superaquecimento, algumas medidas devem ser tomadas além de escolher o cooler e aplicar a pasta térmica corretamente:

  • Reduzir a temperatura ambiente
  • Aumentar o fluxo de ar interno

A temperatura da CPU pode ser medida através de um sensor localizado na placa-mãe, abaixo do processador, ou dentro do próprio processador, recurso disponível nos mais recentes processadores, como o Core 2 Duo. Praticamente todas as placas-mãe vêm com um programa que permite que você leia este sensor. Na internet, você pode encontrar vários programas para essa tarefa, incluindo aqui no Meu Pinguim, para Linux.

Outra forma de verificar a temperatura da CPU é através da placa-mãe (pressionando o botão Del após ligar seu PC), em uma opção chamada “PC Health Status”, “Sensors” ou algo semelhante. A temperatura da CPU pode ser facilmente verificada lá. Mas essa não é a melhor maneira de verificar a temperatura da CPU, porque enquanto ele está sendo executado, o processador não está sendo empurrado para o seu máximo poder de processamento e, portanto, não atingirá sua temperatura máxima. Devido a isso, recomendamos uma solução baseada em software.

A maioria dos processadores Core 2 Duo, por exemplo, suportam até 60ºC de temperatura, o que já é muito quente para um processador mesmo que seu processador suporte mais do que isso. Portanto, fique atento a essa marca. Passando de 60ºC, comece a pensar em diminuir essa temperatura.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • ANA
    Avant Browser Avant Browser no Windows XP Windows XP

    DICAS DE EXTREMA IMPORTNCIA,AGORA TÁ CALOR ÃO…

  • Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no Windows XP Windows XP

    o pentium D é um processador bem esquentadinho.
    o que posso fazer?
    afinal,o ambiente é fresco e o cooler não é fraco não.

  • Gabriel
    Google Chrome 15.0.874.121 Google Chrome 15.0.874.121 no GNU/Linux GNU/Linux

    Me ajudou bastante !