Estréia: Review Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Sejam bem-vindos à estréia do Meu Pinguim. Conforme o planejado, começaremos com o pé direito e fundo no acelerador falando do novo, do incrível, do melhor Linux já feito, Ubuntu 9.10 Karmic Koala que está para ser lançado daqui a 9 dias, dia 29 de Outubro de 2009. Procurarei abordar nesse artigo de estréia as principais novas características dessa distribuição que está sendo cotada pela crítica como o divisor de águas entre as distribuições Linux profissionais e as amadoras. Karmic Koala vem para desafiar o establishment e tentar abocanhar mais participação do mercado monopolizado pelo Microsoft Windows.

Ubuntu One

Esse será um novo serviço da Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, que integrará o sistema operacional no novo conceito chamado Cloud Computer, ou computação em nuvem. O Ubuntu One proverá serviço de backup, armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos entre o seu PC e a sua “nuvem” que terá gratuitamente 2 GB de tamanho e expansível para mais 50 GB por 10 dólares ao mês. Útil para você armazenar arquivos pessoais e compartilhar arquivos com outras pessoas e tudo isso de forma fácil com o Ubuntu Karmic Koala.

Performance

A Canonical anunciou tempos atrás que eles procuravam meios de melhorar o tempo de inicialização do sistema. Essa era uma das maiores reivindicações da comunidade Ubuntu. Pois bem, eles não apenas melhoraram como detonaram com o tempo de boot da máquina. Uma máquina média possui um tempo médio de 20 segundos para inicializar, podendo chegar até a 5 segundos. Isso mesmo. 5 segundos para ligar o PC se ele tiver uma configuração top de linha. Isso é fantástico.

Sistema Ext4

O sistema de arquivos padrão do Ubuntu será o Ext4. Com esse sistema de arquivos, diminuirá o tempo de duração de atividades que exijam muito do disco rígido como copiar e colar grandes arquivos.

Empathy

O cliente padrão para mensagens instantâneas será o Empathy que entrará no lugar do Pidgin e dará suporte para video-chat e VOIP, duas coisas que o Pidgin não possuía.

Outros

  • Ubuntu Software Center substitui o “Adicionar/Remover” no menu Aplicações.
  • GRUB 2 é agora o gerenciador de inicialização padrão para novas instalações.
  • Ekiga retirado da instalação padrão. Estará disponível nos repositórios.
  • Instalação de aplicativos Wine/Windows vai ser ainda mais fácil no Karmic.
  • Novo visual no Gerenciador de rede. Ficou ainda mais fácil mudar, encontrar e entrar em uma rede.
  • Sistema de notificações aprimorado para suportar mais aplicações.
  • Manutenção do sistema melhorado.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Pacato
    Firefox 3.0.14 Firefox 3.0.14 no Windows Vista Windows Vista

    Esse ai que vou baixar ctz…..

    E o novo blog esta show de bola… Fuiiii….

  • vinny
    Firefox 3.5.5 Firefox 3.5.5 no Gentoo x64 Gentoo x64

    Muito bom o blog!! ta de parabens!! tenho um blog de linux tb visitae

    http://www.evolux.net