Experimente o Linux em 5 passos

Hey fãs do Windows, vocês gostariam de ter o Linux para dar uma testada rapidinho? É fácil de fazer e em apenas cinco passos simples. Você pode testar o Linux sem precisar da inicialização múltipla, se preocupar com o particionamento ou instalar no seu sistema Windows atual. That’s right, you can. Experimente o poder do Linux com estes cinco passos simples. Não se preocupe, você nunca terá que deixar o conforto do Windows para fazer qualquer um deles – nem mesmo ir para uma linha de comando. Vamos começar!?

Instale o Virtual PC 2007

Virtual PC 2007 permite que você instale vários sistemas operacionais em máquinas virtuais e execute-os simultaneamente com o Windows. Não precisa reiniciar. Faça o download desta aplicação gratuita da Microsoft, instale-o e, em seguida, vá para a Etapa 2.

Baixe o Ubuntu

Todos concordam que o Ubuntu Linux é o grande concorrente do Windows, especialmente para aqueles que são novos no Linux. Vá para a página de downloads do Ubuntu para baixar sua cópia. O download é grande (~ 600MB), por isso pode demorar um pouco, seja paciente.

Crie uma nova máquina virtual

Para instalar o Ubuntu Linux, você precisa configurar uma nova máquina virtual (VM) para ele. É uma instalação de um novo sistema operacional, exceto que o hardware é virtual. Abra o Virtual PC, clique no botão Novo, clique em Avançar, Criar uma máquina virtual, o nome do novo VM algo como Ubuntu e clique em Avançar, selecione Outro para o sistema operativo, clique em Avançar, Ajuste da RAM, a mudança de 128 para 256 e clique em Avançar, Novo disco rígido virtual, clique em Avançar, alterar 16384 para 4000 (4 GB de espaço livre), clique em Avançar para concluir. Você deverá ver seu novo Ubuntu VM listado no console do Virtual PC.

Boot na imagem ISO

O arquivo que você baixou na etapa 2 é entregue a você como uma imagem ISO, que significa que é uma imagem de CD inteiro em um único arquivo. Você não tem que queimar a imagem para o CD e iniciar a partir dele. Você pode iniciar diretamente a partir do arquivo de imagem ISO. Com o Virtual PC ainda aberto, clique em Iniciar. Uma caixa preta é aberta. Esta é a sua inicialização da VM. Enquanto a tela continua preta, CD, clique na barra de menu, clique em Capturar imagem ISO, procure a imagem ISO do Ubuntu que você baixou na etapa 2, selecione-o e clique em Abrir. Sua VM irá agora inicializar com a imagem ISO.

Instalação

A instalação do Ubuntu é fácil. Pressione a tecla ENTER para começar. Siga as instruções para instalar o seu novo sistema. Se você se deparar com algo que você não entende, basta aceitar o valor padrão e clique em Avançar para continuar. Quando terminar de instalar, o Ubuntu é a nova VM, há um pedido para reiniciar, clique em Reiniciar. Isto irá reiniciar a VM e trazê-lo para o desktop ou o login. Se você é apresentado com um prompt de login, digite o nome de usuário e a senha que você usou durante a instalação.

Parabéns, você acabou de instalar o Ubuntu Linux em uma máquina virtual! O que você tem na VM é um sistema operacional totalmente funcional comparável ao Windows. Vá em frente, dê-lhe uma tentativa.
Você verá que ele funciona quase exatamente como o Windows e é carregado com todos os tipos de software. Você não tem que pagar para usar o Ubuntu ou qualquer um dos programas.
Deixe seu comentário se você gostar de seu novo sistema Ubuntu Linux.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • CometBird 4.0 CometBird 4.0 no Windows XP Windows XP

    Pra que eu quero usar Linux se os aplicativs de design e multimídia são precários?

    Nem venha demintir Meu Pinguim pois eu falei a verdade e se insistir colarei PROVAS.

    • rodrigoaraujo92
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      Não são tão precários assim, alias o que faz um Design não é a ferramenta e sim o conhecimento, use o Wine e consegue usar todas as ferramentas necessárias,creio que existem tópicos em diversos fóruns sobre cada ferramenta.

  • Firefox 7.0.1 Firefox 7.0.1 no Windows XP Windows XP

    sinceramente,prefiro o live usb

  • Andrey da Silva Oliveira
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Instalei o Ubuntu ontem e estou muito animado para o teste. Aprender a mexer nele pelo terminal, mais segurança e o melhor é gratuito.