Fedora Kiosk: Linux para computadores públicos

Pode não ser a necessidade da maioria dos usuários de desktop mas certamente para alguns trabalhadores e administradores de lugares públicos com acesso à internet é uma “mão na roda”. Esse spin do Fedora é apenas mais uma das variantes do sistema operacional considerado normal, sendo esta versão voltada para acesso público à rede mundial de computadores.

Descrição

Quando você usa um sistema de quiosque, público, você só precisa se preocupar com as pessoas que usaram o quiosque antes e depois de você. A pessoa que usou antes de você poderia ter deixado um processo em execução no sistema que pode espionar as suas teclas. A pessoa que usa o quiosque depois de você pode pesquisar através dos diretórios os dados armazenados pelo navegador, como o histórico, dados de cartão de crédito, etc.

Com o Fedora Kiosk, a conta root de administrador da máquina está desabilitada e o usuário tem acesso limitado por uma conta de visitante. Esse usuário tem permissão para acessar a máquina sem uma senha. A conta de usuário não pode executar qualquer aplicativo do usuário do quiosque. As portas de rede só podem se conectar à internet. O usuário também não pode executar qualquer conteúdo em seu diretório home. O diretório /tmp do home é criado quando o usuário faz login e destruído quando o usuário sai. Se o usuário tentar deixar um processo aberto após o logout, o sistema irá tentar matar o processo e não permitir o uso de outros usuários dos quiosques até que o processo esteja morto.

Benefícios

É muito útil para bibliotecas, universidades, aeroportos, salas de espera, etc. Portanto, se você é um administrador dessas áreas, não perca tempo e inove com a ajuda do sistema operativo Linux. Tudo isso sem cobrança alguma. Gratuito e seguro.

Download

Para fazer uso do Fedora Kiosk, baixe a imagem Fedora-13-x86_64-kiosk (855 MB) e grave-a em um DVD virgem. Após, reinicie a máquina e faça os procedimentos para boot pelo leitor de DVD. Mais informações e imagens em http://spins.fedoraproject.org/kiosk.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Leonardo
    Google Chrome 42.0.2311.90 Google Chrome 42.0.2311.90 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    hj, passeando pela sombria internet, estava a procura de um SO linux que sirva para colocar em computadores publicos!
    Quando cheguei no minas sorriso mês retrasado (dia desse comentário: 18/4/2015) entrei no computador, e fui direto no facebook, quando eu parei e pensei:
    “Vou dar uma olhada nos processos”
    Funmood, baidu, webcake e um monte de merda naquele computador…
    parabéns pela matéria, era o que eu estava procurando, vo sugerir a empresa!

  • Silmar A. Marca
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Tente este addon para o navegador Firefox: https://addons.mozilla.org/addon/mkiosk/

    É simples e produzido por um Brasileiro.