Final Term: o terminal Linux do futuro

Gente, o MeuPinguim tá cada dia melhor. Agora eu trago para vocês uma parada muito legal. O Final Term é um emulador de terminal Linux cheio de recursos inovadores que vai fazer até mesmo um fã de ambiente gráfico se aventurar na telinha preta macabra. Ele vai além da mera emulação e entende o que está acontecendo dentro do shell. Isto permite oferecer recursos que nenhum outro terminal consegue. Veja no vídeo abaixo algumas das loucuras que o Final Term nos proporciona.

 Recursos do Final Term

Como vocês já puderam perceber, o Final Term exibe avisos para você e sabe todos os comandos que você já digitou. No momento em que você começa a digitar, as sugestões do seu histórico do terminal aparecem automaticamente. Possui bonita interface de usuário com aceleração de hardware. Tudo roda liso e animado. Se você está trabalhando durante o dia ou à noite, o Final Term vai se vestir de acordo: com um único switch, a interface vira do claro ao escuro e vice-versa. Se isso por si só não satisfazer as suas necessidades de personalização, não se preocupe. Toda a interface do usuário pode ser personalizada utilizando temas.

terminal

Final Term desce do topo da tela com o pressionar de uma tecla e desliza para cima quando a mesma tecla é pressionada novamente, no estilo Guake. Outro atalho simplesmente traz a janela do terminal para o primeiro plano quando ela estiver oculta e a esconde novamente. Mas quais teclas fazem isso? Você escolhe. Final Term foi construído com comprovadas e poderosas tecnologias de código aberto, tais como o GTK+ 3, Clutter e Mx, e é 100% escrito em Vala, a linguagem do futuro do Desktop Linux.

Como instalar o Final Term

O Final Term está atualmente em desenvolvimento e, portanto, não está estável e com funcionalidades incompletas. Ele não está pronto para ser utilizado como o emulador de terminal principal de um sistema de produção e muito menos em uma missão crítica. Porém você já pode desde já começar a acompanhar o seu desenvolvimento através do site oficial.

Gostaram dessa dica? Deixe abaixo seu comentário e fiquem com Deus. (“)>

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Harumi
    Firefox 23.0 Firefox 23.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Mas, se é pra usar tudo automatizado mesmo, porque não usar a interface gráfica? Comandos só nos recordamos os digitando várias e várias vezes, um dia que dê um perrengue e você fique preso a comandos na mão mesmo porque seu sistema tá indo pro pau, você irá ficar perdido por estar acostumado com tantas facilidades. É interessante e chama a atenção, no mínimo, mas não vejo muita vantagem.

    MeuPinguim responde: Depende muito do uso e nível de conhecimento de cada um. Pra muita gente há utilidade, senão não teriam desenvolvido.

  • Google Chrome 32.0.1700.76 Google Chrome 32.0.1700.76 no Windows 7 Windows 7

    É sempre bom ter dicas novas, Esse emulador de terminal é show

    MeuPinguim responde: Verdade.

  • Google Chrome 39.0.2171.71 Google Chrome 39.0.2171.71 no GNU/Linux GNU/Linux

    mutio legal

  • Mateus Sousa
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Pena que foi descontinuado.