Guia de Pós-Instalação do Debian 6.0 XFCE

Olá meus amigos Pinguins. Como vocês estão? Voltamos com mais um tutorial padrão MeuPinguim de qualidade. E esse foi escolhido com muito carinho depois de um mês de testes com diversas distribuições Linux. Experimentamos o Elementary OS, Bodhi Linux, Mint XFCE, Lubuntu, Xubuntu, Manjaro, Pear OS, Cinnarch, Mint Cinnamon e finalmente o bom e velho Debian 6.0 XFCE. Resolvemos dar uma chance ao Debian porque depois de experimentar muitas distros novas, percebemos que no anseio de estarem sempre atuais e serem inovadoras, elas pecam no quesito estabilidade e toque final. De que adianta terem os softwares mais recentes quando nos deparamos com erros grotescos de acabamento. Então resolvemos voltar ao time que joga com a regra debaixo do braço e é sempre campeão: Debian. Como esse é um guia de pós-instalação, pressupomos que você consegue instalar o sistema. E como o Debian vem um pouco cru para um usuário normal, resolvemos dar uma incrementada nele e compartilhar o resultado com vocês.

Repositórios

Crendo que você instalou uma versão daily-build, você não precisa atualizar o sistema assim que termina a instalação porque o sistema já vai estar atualizado. Então podemos partir para os repositórios que faltam habilitar e acrescentar.

Procure no menu do seu sistema o Terminal. Ao abri-lo, digite como root: mousepad /etc/apt/sources.list e apague tudo deixando apenas as linhas abaixo:

#Repositórios Oficiais
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ wheezy main non-free contrib
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ wheezy main non-free contrib
deb http://security.debian.org/ wheezy/updates main non-free contrib
deb-src http://security.debian.org/ wheezy/updates main non-free contrib
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ wheezy-updates non-free contrib main
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ wheezy-proposed-updates non-free contrib main
#Repositórios Extras
deb http://downloads.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/mozilla/apt all main
deb http://liquorix.net/debian sid main
deb-src http://liquorix.net/debian sid main
deb http://www.deb-multimedia.org wheezy main non-free
deb http://www.duinsoft.nl/pkg debs all

debian6xfce

Instalações

Agora vamos ao que interessa. Depois de adicionarmos os repositórios que eu considero básicos para termos um sistema funcional, precisamos instalar alguns pacotes e dar alguns comandos que farão o sistema rodar redondo. Primeiro devemos colocar as chaves dos repositórios e instalar alguns pacotes essenciais. No terminal, dê os comandos abaixo (‘#’ como root e ‘$’ como usuário):
$su
#apt-key adv –keyserver keys.gnupg.net –recv-keys 5CB26B26 && apt-key adv –recv-keys –keyserver keyserver.ubuntu.com C1289A29 && apt-get install deb-multimedia-keyring ‘^liquorix-([^-]+-)?keyring.?’
#apt-get update && apt-get install rar unrar gcalctool sudo ntp libxss1 libcurl3 google-chrome-stable thunderbird-mozilla-build ttf-mscorefonts-installer fonts-ubuntu-title ttf-ubuntu-font-family firmware-iwlwifi wireless-tools libav-tools libavcodec-extra-53 libavdevice-extra-53 libavfilter-extra-2 libavformat-extra-53 libavutil-extra-51 libpostproc-extra-52 libswscale-extra-2 flashplugin-nonfree update-sun-jre update-notifier gdebi
#modprobe -r iwlwifi ; modprobe iwlwifi && iwconfig
#echo ‘seu_usuario ALL=(ALL) ALL’ >> /etc/sudoers && exit
$sudo service ntp restart && sudo apt-get clean && sudo apt-get autoremove

Skype

Para instalar o Skype, você precisará antes habilitar a multi-arquitetura do Debian (recomendado) para que ele use tanto os repositórios de pacotes 32 bits como os de 64 bits. Isso porque o Skype é um aplicativo que precisa das bibliotecas de 32 bits para funcionar adequadamente. Sendo assim, baixe o pacote do Skype para o Debian em Skype.com e comande:sudo dpkg –add-architecture i386 && apt-get update
sudo dpkg -i pacotedoskype.deb

Adobe Acrobat Reader

Acesse o site ftp.adobe.com para baixar o pacote DEB. Depois dê duplo clique para instalar.

Observações

Não vamos entrar em detalhes sobre a configuração de determinadas coisas nesse Guia por considerarmos que tais coisas são muito pessoais. Então a partir daqui você terá que ir sozinho. Mas já dá pra ter um Debian XFCE muito bom nesse ponto. Caso encontre algum erro nos comandos, ou tenha sugestões, basta comentar logo abaixo. Ah! Caso queira atualizar seu Kernel, você já pode. Busque um Kernel mais atual no Synaptic. Espero ter dado uma boa luz para vocês. Até a próxima pessoal.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Linux
    Android Webkit 4.0 Android Webkit 4.0 no Android 4.0.4 Android 4.0.4

    Good.

  • gio
    Konqueror 4.8 Konqueror 4.8 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Show! Rolava de add ao post a instalação dos codecs, flash, java… ;D

    MeuPinguim responde: Adicionado. Obrigado.

  • gio
    Google Chrome 24.0.1312.68 Google Chrome 24.0.1312.68 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Ai sim!

    haha

  • Marcos
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    Cara, me desculpe, mas isso aÊ me parece estar errado. O Debian 6 é o squeeze, se vc inserir repositórios do Wheeze(7) nele, lhe trará problemas, vc já testou isso aê? Pois é, eu fiz isso há uns meses atrás e simplesmente deu BUG no painel do GNOME…testa aê pru c vê, ou me dê mais detalhes disso.

    MeuPinguim responde: Olá. Já testei sim. Inclusive usava o Debian exatamente como tá no guia. Acontece que no guia está a instalação do Debian 6 Squeeze daily-build, ou seja, o Debian estável 6 com todas as suas atualizações mais os repositórios do Debian 7 para você ter acesso aos aplicativos mais novos. O bug que você teve com certeza pode ter vindo de uma incompatibilidade mas isso nem sempre acontece. Aqui no Guia fala do Debian XFCE, não fala do Debian Gnome. Pode ser que no Gnome dê pau mesmo. Abraço. Volte sempre.

  • Anderson
    Firefox 21.0 Firefox 21.0 no Ubuntu Ubuntu

    Já usei o Ubuntu até o 10.04; atualmente uso o (X)Ubuntu 12.04; um dia tomo coragem e instalo o Debian; com XFCE; claro! =]

  • Fernando
    Google Chrome 27.0.1453.93 Google Chrome 27.0.1453.93 no Windows XP Windows XP

    Olá! Acabei de instalar o Debian 7. com Gnome. Eu poderia instalar o XFCE e retirar o gnome da máquina? É um netbook com Atom e 2 G Ram e quero economizar recursos da máquina. O que vc me sugere sobre isso?

    MeuPinguim responde: Acho que vai ficar melhor com XFCE. Porque ele é mais econômico no uso dos recursos. Um abraço.