Guia de pós-instalação para o Ubuntu 10.10

Esse é mais um dos famosos artigos sobre “O que fazer depois de instalar o Ubuntu” que saem aos montes a cada nova versão. Esse é para o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat. Tentarei deixar o artigo com uma forma mais simplista possível para ser bem objetivo. Será o artigo que você terá de consultar a cada nova instalação do Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat onde quer que você esteja. Estamos entendidos?

Repondo o Aptitude

Já que o Aptitude foi removido do CD do Ubuntu por questões de espaço em mídia, devemos o repor já que ele é um aplicativo fundamental em todas as distribuições Linux baseadas no Debian. No terminal execute:

$ sudo apt-get install aptitude

Flash, Java, MP3, RAR…

Antes de executar os comandos abaixo, você precisa habilitar os repositórios multiverse, restricted e partner. Para fazer isso, abra o Ubuntu Software Center, selecione Editar > Fontes de Software e na primeira aba (Ubuntu Software), marque todos os repositórios. Em seguida, mude para a segunda aba e marque a opção “Canonical Partners”.

$ sudo aptitude install gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-plugins-base gstreamer0.10-plugins-good libdvdnav4 libdvdread4 libmp4v2-0 libxine1-ffmpeg ffmpeg flashplugin-nonfree sun-java6-fonts rar unrar p7zip-full p7zip-rar unace unp zip unzip ttf-mscorefonts-installer ttf-liberation mencoder mplayer sun-java6-plugin sun-java6-jre ubuntu-restricted-extras

Medibuntu

Medibuntu é um repositório para o Ubuntu com aplicativos que não são incluídos oficialmente devido a restrições legais. Para adicionar o repositório, devemos simplesmente colar esse comando no terminal:

$ sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

Sugestões

Agora, seguem algumas sugestões de bons aplicativos ou aplicativos que consideramos essenciais.

$ sudo aptitude install gimp pidgin skype chromium-browser emesene gparted vlc acroread libdvdcss2 non-free-codecs

E aí? Gostaram? Deixe seu comentário se algo der errado ou se você quiser dar uma sugestão de melhoria para o artigo. Até a próxima!

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+