Guia de Pós-Instalação do Ubuntu 13.04 Raring Ringtail

Sejam bem vindos a mais um tutorial de pós-instalação do Ubuntu, a mais famosa distribuição Linux do momento. Nessa versão a Canonical focou principalmente em ganho de performance. Portanto, não teremos grandes mudanças do que já vinhamos fazendo no pós-instalação das versões anteriores. O Ubuntu 13.04 Raring Ringtail trás muitas perfumarias para se diferenciar das demais distros e continuar galgando um lugar no coração dos usuários, empresas e principalmente, os fabricantes de hardware e software. Para isso, a partir dessa versão o Ubuntu se engaja de vez no universo dos tablets e smartphones. Vamos então à configuração do sistema que temos muita coisa boa para ver. Ah! Deixe seu comentário lá embaixo, OK?

Primeiros Passos

Logo de cara iremos instalar alguns pacotes que eu considero fundamentais. São softwares que para mim são imprescindíveis, porém você pode acrescentar outros softwares também. Abra o terminal do seu Linux e digite:

$ sudo apt-get install aptitude synaptic gimp filezilla rar unrar vlc deluge clementine

Navegador

No momento atual, navegador é sinônimo de Google Chrome. Recomendamos sempre a última versão estável baixada do site oficial do Google Chrome. Terminando de baixar através do Firefox que já vem instalado, dê um duplo-clique no arquivo para se iniciar o processo de instalação do Chrome no seu Ubuntu. Simples assim.

Repositório Medibuntu

Esse repositório é um repositório extra de pacotes que não podem ser incluídos no Ubuntu por razões legais. Para instalar esse repositório, digite o comando abaixo no terminal:

$ sudo -E wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

Uma vez que o repositório foi adicionado, agora instalaremos alguns pacotes essenciais com o comando abaixo. Opte entre o w64codecs e o w32codecs de acordo com o seu sistema, no caso, para 64 bits ou 32 bits, respectivamente.

$ sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras libdvdcss2 w64codecs w32codecs non-free-codecs
Ubuntu Raring

Java

Para a instalação do Java, recomendamos o Java da Oracle. Você poderia considerar o OpenJDK. No entanto, existem aplicações Java que não funcionam (bem) com ele. Para instalá-lo, usaremos um repositório que possui um shell script para automatizar a recuperação e a instalação do (Sun) Java Runtime Environment da Oracle. Para adicionar esse repositório e instalar o Java, executaremos o comando abaixo:

$ sudo sh -c 'echo "deb http://www.duinsoft.nl/pkg debs all" >> /etc/apt/sources.list' && sudo apt-key adv --keyserver keys.gnupg.net --recv-keys 5CB26B26 && sudo apt-get update && sudo apt-get install update-sun-jre

Skype

Agora que o Skype está com a base de dados do Windows Messenger (antigo MSN), pode ser que você esteja utilizando ele mais vezes. No mais, ele é um ótimo software para vídeo-chat e chamadas telefônicas. O comando abaixo irá instalá-lo para uso com o driver de vídeo genérico Nouveau que é instalado por padrão no Ubuntu.

$ sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ $(lsb_release -sc) partner" && sudo apt-get update && sudo apt-get install skype

Caso você resolva usar o driver gráfico oficial da NVIDIA, o Skype irá parar de funcionar (até o presente momento de edição desse guia). E para conseguir abri-lo mesmo assim, será necessário se utilizar de uma solução caseira: executar um shell script que invocará o Skype. Veja abaixo o shell script que invocará o Skype em máquinas com driver de vídeo oficial da NVIDIA.

#!/bin/sh
export LD_PRELOAD=/usr/lib/i386-linux-gnu/mesa/libGL.so.1
exec skype

Drivers de Vídeo

E por falar em drivers de vídeo, o Ubuntu instala por padrão um driver genérico. Recomendamos que você mantenha esse driver para evitar futuras dores de cabeça. Caso você seja um usuário avançado e que sabe o que está fazendo ao instalar um driver do fabricante da sua placa, então sugerimos utilizar os drivers disponibilizados através da Central de Programas do Ubuntu na seção Drivers Adicionais.

Conclusão

O Ubuntu 13.04 é uma ótima distribuição Linux. Parece que dessa vez a Canonical colocou a faca nos dentes. O sistema está mais estável, porém alguns problemas clássicos ainda permanecem. Como por exemplo, um sistema de instalação de drivers proprietários mais eficaz e menos complicado para usuários leigos e recém chegados de outros sistema é um recurso cada vez mais útil e necessário. Detalhes à parte, espero que tenham gostado desse breve guia. Até a próxima!

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Gean Marcell
    Safari 5.1 Safari 5.1 no iPad iOS 5.0 iPad iOS 5.0

    Muito bom o artigo, mas estou com problemas com a instalação do google chrome, não consigo nem baixar o mesmo no site, estou usando o ubuntu gnome remix 13.04.

    MeuPinguim responde: Tem que ver isso aí. É só mandar baixar como qualquer arquivo da internet. Abraço. Volte sempre.

  • Tito
    Google Chrome 26.0.1410.63 Google Chrome 26.0.1410.63 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Legal!
    Quebrou o galho no java.

  • Leandro Carpenter
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Cuidado ao fazer a instalação do JAVA, pois ele cria 2 arquivos no sources.list (http://www.duinsoft.nl/pkg debs all) implicando no update com o seguinte erro: W: Duplicate sources.list entry http://www.duinsoft.nl/pkg/ debs/all amd64 Packages (/var/lib/apt/lists/www.duinsoft.nl_pkg_dists_debs_all_binary-amd64_Packages)
    W: Duplicate sources.list entry http://www.duinsoft.nl/pkg/ debs/all i386 Packages (/var/lib/apt/lists/www.duinsoft.nl_pkg_dists_debs_all_binary-i386_Packages)
    W: Você terá que executar apt-get update para corrigir estes problemas

    para resolver só deixar comentado uma das duplicidades no source.list

    MeuPinguim responde: Estranho. Aqui só tem uma entrada no sources.list: deb http://www.duinsoft.nl/pkg debs all. Mas de qualquer forma, obrigado pela dica. Abraço. Volte sempre.

  • junior
    Google Chrome 26.0.1410.63 Google Chrome 26.0.1410.63 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Helbert Ótimas dicas, estou iniciando em linux e me ajudou muito

    Aqui deu erro no java e chrome, vou passar o link onde encontrei a solução, espero que você não se importe.

    dependencia no chrome
    http://www.guiadopc.com.br/dicas/33612/dicas-linux-como-instalar-google-ubuntu1304.html

    Java
    https://raphaeldealmeida.wordpress.com/2013/05/12/como-instalar-java-oracle-no-ubuntu-13-04/

  • Pedro Silva
    Google Chrome 27.0.1453.110 Google Chrome 27.0.1453.110 no GNU/Linux GNU/Linux

    Olá! Sou utilizador do Ubuntu 13.04
    Tenho um sério problema: não consigo aceder ao meu disco externo por USB. Esta situação apenas surgiu quando instalei o 13.04, não tendo tido problemas em versões anteriores. Tenho outro PC com o 12.04 e consigo abrir o disco (e também nos computadores Windows).
    Já procurei por todo o lado por uma situação, mas não encontrei nenhuma. Acho que este bug é muito sério e estúpido! Também não consigo montar o meu leitor de mp3.
    Já tentei o disk, que reconhece o disco externo mas não me permite fazer-lhe nada.
    Espero poder contar com a vossa ajuda. Desde já, obrigado!

    MeuPinguim responde: Não sei como te ajudar. Sugiro que poste seu problema no fórum brasileiro do Ubuntu. Lá muitas pessoas podem te ajudar. Boa sorte.

  • Anderson Osborne
    Internet Explorer 10.0 Internet Explorer 10.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Uma das características que sempre me fascinou no mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema. Se não gosta por exemplo do ambiente gráfico então troca por outro que se adapte as suas necessidades ou que tenha melhor performance.

  • Doshura
    Firefox 21.0 Firefox 21.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    Oi!
    Sou usuária de outras versões do Linux, como o Mint, Gnome e etc…, mas acabei de instalar a nova v. do Ubuntu (13.04) e estou com problemas de instabilidade no terminal.
    Por ex., ao digitar algum comando que exija a autoridade do super user (sudo) ele pede a senha e trava (!!) (o_O)), por gentileza, poderia me orientar? O que fazer?
    Obrigada!!
    Doshura

    MeuPinguim responde: Olá Docinho, opa, Delícia, quer dizer, Doshura. Tem certeza que travou mesmo? Tenta cancelar com CTRL+C o que você estava fazendo no terminal e perceba se ele volta. Caso não volte, como você acabou de instalar o Ubuntu, creio que você não tenha feito muita coisa nele ainda. Então reinstala. A instalação é rápida e ele volta zeradinho de novo pra você. Desapega. De outra forma, não sei mesmo como resolver. Espero que tenha ajudado. Beijo, Doçura.

  • Doshura
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no Ubuntu Ubuntu

    Resolvido, Helbert! Obrigada!! XD
    Doshura

  • rafael
    Google Chrome 29.0.1547.57 Google Chrome 29.0.1547.57 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    legal cara, instalando aqui.

  • Moises
    Firefox 24.0 Firefox 24.0 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Acabei de instalar o Ubuntu 13.04.
    Mas não consigo entrar no facebook e youtube, Ja alterei o MTU de automatico para 1400 e também para 1450, mas não funcionou…

  • Firefox 25.0 Firefox 25.0 no Ubuntu Ubuntu

    Olá, estou com problema para atualizar do ubuntu 13.04 para o 13.10 aparece a seguinte mensagem:
    E: Encountered a section with no Package: header
    E: Problem with MergeList /var/lib/apt/lists/br.archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_saucy_universe_i18n_Translation-en
    E: As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos.
    O que fazer? desde já agradecido!!

    MeuPinguim responde: Você tem que digitar no terminal os seguintes códigos:
    sudo rm -fv /var/lib/apt/lists/*
    sudo apt-get update

    Isso vai corrigir sua lista de pacotes.

  • android
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no Ubuntu Ubuntu

    hammmmmmmmmmmmmm…

  • Juliano Azevedo dos Santos
    Firefox 26.0 Firefox 26.0 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Porque depois de atualizare o Ubuntu 13.10 em Dual Boot com o Windows 7, ele trava o grub ou só loga em modo texto? Já baixei três vezes a iso e sempre dá o mesmo problema. Por enquanto usando o Fedora 20.

    MeuPinguim responde: Aconselho postar seu problema no fórum do Ubuntu BR. Lá o pessoal poderá te ajudar melhor.