O Linux está espionando seus usuários?

Se você instalar alguma distribuição Linux em seu computador, existe a possibilidade de que seus proprietários possam estar espionando você? Pode o Ubuntu, Arch Linux ou Kali Linux enviar dados para seus donos do que você está fazendo? No caso do Kali, seria interessante a NSA ou qualquer outra corporação saber por que você precisa dele e o que você está fazendo com ele? Essas são algumas questões que ficam sendo especuladas por aí mas que vamos tentar clarear agora aqui no MeuPinguim.

Espionar pode, Arnaldo?

É claro que eles podem. Eles criam a distribuição. Além disso, toda vez que você executa um código que adquiriu de alguém e que você ainda não o leu totalmente rodando em um sistema conectado à Internet, há um risco de que a pessoa que escreveu ou implantou o código possa estar transmitindo seus dados de uso para outro lugar. Isso é verdade independentemente do sistema operacional. Então, sim, é possível.

espionando so

E agora? Alguém está me espionando?

A questão então seria: isso já aconteceu no passado? É provável que isso aconteça no futuro? O único caso que vem à mente, onde as pessoas podem ter sido violadas com o envio de dados foi quando, inadvertidamente, o Ubuntu inseriu um recurso de Shopping no Dash do Unity para alguns parceiros como a Amazon e outros, e que poderia ser considerado como spyware, e foi considerado por alguns. Fora isso, não há ciência de quaisquer casos de espionagem em grande escala nas distros Linux. Distros de Pentesting como o Kali são, obviamente, um alvo convidativo, mas em contrapartida seus usuários são mais propensos a notar qualquer transmissão indiscriminada de dados em seus sistemas.

Em última análise, tudo se resume a confiar. Ao executar um código pertencente a outra pessoa você está confiando a ela todos os dados que entram no sistema. Como você estabelece confiança em um sistema é uma pergunta muito boa. E não será respondida aqui. Precisaríamos de muitas linhas de texto para argumentar. O máximo que podemos dizer é: pesquise a história do Linux e pesquise a história das outras empresas de sistemas operacionais. Isso já vai te mostrar em quem você deve confiar.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Ítalo
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Excelente tópico,geralmente agente vem para o linux com o pensamento de mais privacidade e segurança

  • Witor Moraes
    Unknown Unknown no Unknown Unknown

    Nos dias de hoje está muito difícil essa questão de privacidade com computadores, principalmente na vida online. Mas claro, as distros linux, para atrair mais seguidores, precisam sempre apontar para este caminho também.