Linux Live USB Creator: leve um pinguim no bolso

Agora, você tem em suas mãos uma incrível ferramenta para converter os amigos para o sistema Linux. Esteja munido das distribuições Linux mais importantes sempre com você. E em todos os lugares, sempre pronto a abrir uma distro Linux em qualquer computador com Windows instalado. Essa grande ferramenta se chama Linux Live USB Creator. Um software livre para Windows que permite criar um pendrive bootável com uma distro Linux dentro e também oferece uma opção exclusiva de virtualização automática para executar o Linux diretamente no Windows sem qualquer configuração ou instalação.

Como utilizar

É realmente fácil de usar e você não tem que ser um nerd de computador! Primeiramente, baixe o LiLi USB Creator e abra-o. Faça suas escolhas e clique no botão para iniciar a criação.

Virtualização

Para lançar seu LinuxLive no Windows, basta usar o Virtualize_This_Key.exe localizado na pasta do VirtualBox. Seu pendrive deve estar formatado em FAT32. Para mais informações e dúvidas, basta acessar o site do LiLi. Lá tem um tutorial para te guiar no processo de criação do seu pendrive.

Imagem

LiLi

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Joaofly
    Firefox 3.5.7 Firefox 3.5.7 no Ubuntu 9.10 Ubuntu 9.10

    Parabens pela dica e informações, além de facilitar o uso do linux em qualquer computador, também nos ajuda a conhecer a tão falada virtualização.

    MeuPinguim responde: O objetivo do MeuPinguim é justamente esse. Levar informação, dicas e facilidades ao usuário recém chegado ao mundo Linux e a todos os usuários de Linux que estão em busca de novidades. Obrigado pelo comentário e apoio. Volte sempre.

  • LucIaNOX
    Opera 10.53 Opera 10.53 no Windows XP Windows XP

    Vale lembrar que se o PEN não tiver a quantidade de espaço suficiente, o programa não avisará do problema, não irá definir tamanho da mem e avisará para verificar passos 1 a 3.

  • janailson
    Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 no Windows 7 Windows 7

    Olá, gostaria de saber se :
    1-para usar um live usb no computador é preciso ter uma máquina virtual ?
    2-isso pode danificar meu computador ou o pendrive?
    3-posso usar o lili para instalar uma imagem .iso do linux mandriva one 2010-spring live cd no meu pendrive e deixá-lo como live usb e não com live cd ?
    4-e o pendrive tem que estar formatado em FAT32 ?
    Obrigado!

    MeuPinguim responde: 1- Não. 2- Não. 3- Sim. 4-Sim. xD

  • janailson
    Google Chrome 11.0.696.71 Google Chrome 11.0.696.71 no Windows 7 Windows 7

    Olá de novo, gostaria de saber como faço para dar boot pelo pen drive. Já configurei a BIOS para tal ação e nada…Ja não aguento mais tentar.
    Qual melhor opção escolher na BIOS ?
    Ham!! antes que eu me esqueça, estava instalando o ubuntu 10.04 no meu pc, no final da instalação pediu para reiniciar o pc, e quando reiniciei apareceu uma tela preta com um monte de mensagens de erro. O que pode ter acontecido ?
    VLW

    MeuPinguim responde: Lembro que nem todas as BIOS possuem a opção para boot pelo PenDrive. É no mesmo lugar onde se coloca o boot pelo CD. O erro é o CD que não está sendo ejetado. Só isso. Boa sorte.

  • janailson
    Google Chrome 11.0.696.71 Google Chrome 11.0.696.71 no Windows 7 Windows 7

    Ham você fala em “Virtualização no seu artigo”
    “Para lançar seu LinuxLive no Windows, basta usar o Virtualize_This_Key.exe localizado na pasta do VirtualBox. Seu pendrive deve estar formatado em FAT32. Para mais informações e dúvidas, basta acessar o site do LiLi. Lá tem um tutorial para te guiar no processo de criação do seu pendrive.”

    Mas não encontro esse tal de Virtualize_This_Key.exe
    Onde q fica?

    MeuPinguim responde: Janailson, você apenas achará o Virtualize_This_Key quando aprontar teu PenDrive. Para isso, siga o tutorial aqui.

  • janailson
    Google Chrome 11.0.696.71 Google Chrome 11.0.696.71 no Windows 7 Windows 7

    Vou explicar melhor o problema…que estou tendo com o linux ubuntu 10.04 lucid lynx LTS
    ele instala normalmente, depois ele pede para reiniciar o pc, quando reinicio aparece uma tela preta com um monte de mensagens de erro. tipo :
    [ 1164 . 542440] end_request: |/0 error. dev sr0. sector 483m88
    é quase isso, aparece um monte uma em baixo da outra, depois ele reiniciar normal e não aparece mais, só no final da instalação como te disse.
    depois ele verifica umas coisas quando está desligando, depois aparece um [OK] em umas coisas e outras veses aparece outra coisa na cor laranja, não lembro o que é…ME AJUDE POR FAVOR. Já tentei instalar ele 2 vezes mas acontece a mesma coisa, aí como acontece isso fico com medo de danificar algo no meu pc, aí eu excluo ele pelo windows 7 e depois formato o pc outra vez com o 7.
    Sou louco pelo linux. Ham e tem outra coisa. Quando tento entrar na BIOS do meu pc ele não vai, aparece umas coisas tipo : reparação do windows 7
    windows 7
    modo seguro
    e outras coisas..não lembro da ordem direito.
    já tentei as teclas del e f2, mas não esnta na bios…Me ajude com essa porfavor…Fica com Deus.

    MeuPinguim responde: Janailson, esse erro acontece pq o Ubuntu não conseguiu ejetar teu CD. Basta retirar o CD do drive e dar Enter para reiniciar o PC sem ele. Toda vez que acaba a instalação do Ubuntu, você tem que retirar o CD do drive para ele iniciar pelo HD da próxima vez. Quanto a BIOS, na maioria dos PCs basta ficar apertando o DEL ao ligar o PC. Se não entrar na BIOS assim, eu não sei outro método. De resto, está tudo ok. Abraço.

    • janailson
      Google Chrome 11.0.696.71 Google Chrome 11.0.696.71 no Windows 7 Windows 7

      Muito obrigado, tirou minhas dúvidas. Sucesso pra ti !
      Só tenho outra pergunta =). Quando criei um pendrive linux pelo lili, eu marquei a opção de esconder os arquivos..como deixo eles visíveis de novo ? (Desculpa se estou te encomodando D+)

      MeuPinguim responde: Agora só formatando o PenDrive, refazendo tudo de novo e marcando pra mostrar os arquivos. Infelizmente. Abraço!

      • janailson
        Google Chrome 11.0.696.71 Google Chrome 11.0.696.71 no Windows 7 Windows 7

        Ham, só outra coisinha. Você tem certeza mesmo que aquele erro foi por causa do cd que não ejetei ?
        É que tenho problemas de crise de nervos, tenho que ter certeza pura de que é isso mesmo. rs

        MeuPinguim responde: Tenho. xD

  • janailson
    Google Chrome 11.0.696.71 Google Chrome 11.0.696.71 no Windows 7 Windows 7

    Fiz o que você disse, e fucei todos os arquivos do pendrive, mas não encontrei essa tal de “virtualize key”.

    MeuPinguim responde: Está escrito no tutorial dos caras: “Unplug your USB device then reconnect it. This will force Windows to check the autorun of the key and update the icon. Open your key in Windows explorer. You should see a folder called VirtualBox. It contains two executables: Virtualize_This_Key.exe e VirtualBox.exe.” Agora, se não tem mesmo, ou você tá fazendo algo errado ou eles estão mentindo no tutorial.

  • janailson
    Google Chrome 12.0.742.100 Google Chrome 12.0.742.100 no Windows 7 Windows 7

    Olá mais uma vez meu pinguim !
    Gostaria de saber o seguinte:
    Tenho 3 partições no windows.
    Disco Local C: 146GB windows 7
    Arquivos D: 92,0GB meus arquivos
    Janal E: 58,5GB está vazio pois quero instalar o novo ubuntu 11.04 nesta partição. Mas quando vou tentar instalar o linux eu não sei como configurar esta partição. Pois quero 3 partições: Sistema, Home, Swap, mas quero criar estas 3 partições com a unidade *Janal E: que contém 58,5GB. Me diz também quanto de espaço deixo pra cada um… =)
    Por favor me ajude!
    […]
    Desde já agradeço.

    MeuPinguim responde: Eita. Perguntinha difícil essa hein. Bem, você vai indicar essa partição para o Ubuntu ser instalado. E dentro dela você vai configurar os espaços para a Home, Swap e Sistema de acordo com as flags (/home, /swap e /). O espaço para a Swap é o dobro da memória RAM. O espaço pro sistema pode ser 15 GB e o resto fica pra Home. Acho que é isso. Espero ter ajudado. Abraços e volte sempre.

  • MagLinux
    Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 no GNU/Linux GNU/Linux

    Show!!!

  • Oro
    Chromium 14.0.804.0 Chromium 14.0.804.0 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Ao invés de ficarem portabilizando Linux pra Deus e o mundo, deviam era melhorar os programas para design, pintura digital, multimídia e conversão de vídeo.

    Pelo visto o que deve dar dinheiro é saber mexer em Linux pois pelo visto desenvolver programas BONs pra ele tá difícil.

    Mesmo com o Arista Transcoder não consigo converter os vídeos. Instalei codecs mas converter um simples vídeo em AVI tá russo.
    Inkscape não tem suporte a mesh
    Gimp ainda trabalha com canais 8 bits.
    O gnu free call tá no papel ainda.

    Enquanto isso o Photoshop tá no CS5, Corel Draw no X4, o Skype está super avançado no Window$.

    As empresas devem boicotar o pinguim e eu não defensor de X ou Y. Fico naquele que a maioria das pessoas usam, dão suporte facílimo, tem inúmeros programas disponíveis independente se é livre ou fechado porque uma pessoa que se preocupa com pirataria em um país onde políticos roubam milhões é nerdisse pura.

    Agora nessa bosta de país tem cota pra negro que é maioria no paíos e índio. A pl122 dá privilégio aos Gays.

    Mas é isso aí. Países desenvolvidos pouco ligam pra Linux como desktop e pode vir qualquer um querer “provar” pois na prática eu se o que é.

  • Silvio Tavares
    Google Chrome 10.0.648.151 Google Chrome 10.0.648.151 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    @Oro, se precisar trabalhar com videos tente os seguintes softwares : devede , dvdauthor , ffmpeg converter e winff .
    Suite completa , criação , autoração , edição e conversão de áudio e vídeo .

  • Rafael Schetz
    Firefox 8.0.1 Firefox 8.0.1 no Windows XP Windows XP

    Pô, isso me ajudou muito, eu uso o windows xp mas tenho o linux no meu pc desde quando eu o comprei, agora eu posso usar o linux aonde for porque to mais acostumado com ele e instalei recentemente e estou usando o windows. Valeu por isso.

  • Angelo
    Google Chrome 26.0.1410.64 Google Chrome 26.0.1410.64 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

    Cara, só não consegui fazer funcionar o UBUNTU 12.10, que tinha a ISO. Ficou pra rodar no modo Testar, um ´seculo’, sem entrar no OS. Depois de muito tempo sem nada acontecendo saí do Virtual Box. deveria tentar outra distro? Estou usando um pen de quase 4gb (rs), dedicando pouco mais de 1gb para Persistencia. Meu ultrabook é novinho, veio com win8, e não quero alterar e arriscar perder a garantia da Dell. O que posso fazer?

    MeuPinguim responde: Só não entendi porque você tá usando pendrive. Pq se vc tem a ISO, pede pro VirtualBox abrir a ISO e instalar na máquina virtual. Não precisa de pendrive. Tenta essa opção. Abraço. Volte sempre.

  • Thiaguinho7
    Google Chrome 27.0.1453.110 Google Chrome 27.0.1453.110 no Windows 7 Windows 7

    Li todo praticamente todo o tutorial que explica a execução do LiLi e não entendi praticamente nada. Eu tenho VirtualBox, mas não achei o a opção que concilia com o LiLi. 🙁

    MeuPinguim responde: Segue link para ajuda. Clique aqui.