Linux sai ganhando com o caso Oracle/Sun

Após a Oracle ter comprado a Sun, uma boa parte da comunidade open source sabia que a Oracle iria acabar com o MySQL e deixar o OpenOffice na estante ganhando poeira. Isso porque todos sabem que a Oracle só se preocupa em ganhar dinheiro. E mesmo assim, mal e porcamente. Assim, a compra da Sun pela Oracle nada mais é do que uma guerra para ter o Java. E com isso, quem pagaria o pato seria o MySQL e o OpenOffice porque estes já estavam com a Sun quando ela foi comprada pela Oracle. Para agravar esta situação, houveram também ameaças de que a Oracle pararia o financiamento do OpenOffice e dedicaria esse capital para produtos que ela achava que poderia trazer melhor retorno.

Nasce o Libre Office

Felizmente, um grupo através da fundação criada pela comunidade OpenOffice.org foi formado com o único propósito de construir e continuar com a evolução da suíte de escritório de código aberto. Este “fork” do OpenOffice foi chamado de Libre Office e promete retomar o trabalho de onde parou o OpenOffice 3.

Mas o que exatamente significa isso para a comunidade open source? O Libre Office é a melhor coisa que poderia ter acontecido com o OpenOffice. Por quê? Porque o desenvolvimento do OpenOffice começou a estagnar após a versão 3.0. Com o Libre Office livre das obrigações de qualquer empresa, a suíte de escritório irá se desenvolver mais rapidamente e vai estar mais em sintonia com o que os usuários querem e precisam. Ponto para o Linux.

Embora muitos podem argumentar sobre o fim do financiamento corporativo no Libre Office, como tantos outros projetos de código aberto, o Libre Office irá crescer sob o cuidadoso desenvolvimento da comunidade. Pois ela é e sempre foi a opção mais adequada para desenvolver softwares de fonte aberta.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Hélio
    Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 no Windows XP Windows XP

    Agradeço muito por terem publicado. E vocês motraram um lado bom disso do qual eu desconhecia. Mesmo assim a Oracle não merece o que comprou e cometeu “atentados” como acabar com o OpenSolaris, desligar sem aviso os servidores de teste do PostgreSQL que é uma excelente aposta Open Source nesse setor agora abandonar o OpenOffice é demais. Espero que eles façam bom uso do StarOffice deles.

  • Derni Borges
    Firefox 3.6.12 Firefox 3.6.12 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    É uma pena que essas soluções foram parar justamente na Oracle. Java, MySQL, OpenOffice. Logo logo ela começará arrumará uma forma de cobrar pelo Java.
    Boas vindas ao Libre Office.

  • Eric
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.10 Ubuntu 10.10

    Será que o fim do MySQL está próximo???

    Até o momento não vi nada…

  • Fabio
    Firefox 3.6.16 Firefox 3.6.16 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Foi ótimo acabar com a incerteza ,, agora com o Libre Office espero que haja um desenvolvimento mais rápido pois ninguem mais precisa ficar com medo de contribuir com algo que amanha ou depois um executivo da oracle acorda de mal humor e muda tudo,,, o mesmo com outros softwares e tecnologias como o opensolaris agora “projeto indiana” , com o java , etc e espero que outros tambem se tornem totalmente livres para o bem de todos.