Método mais eficaz para matar um processo no Linux

Olá. No sistema Linux existem diversos meios para se chegar ao mesmo fim. Quando você usuário estiver em dificuldades com alguma coisa, procurem meios diversos para conseguir seu objetivo. Essa é uma dica que muitos desconhecem pois não estão acostumados com a filosofia de um sistema aberto e que não limita as suas possibilidades. Use esse método para fechar ou matar um processo que persiste em não largar o sistema incapacitando outro aplicativo de abrir. Esse método é através do terminal, mas não se sinta intimidado. Pratique pequenos passos no terminal e verás que ele é muito útil.

Método

Antes de começar, vamos a algumas considerações. Utilizaremos dois comandos: “ps -aux” e “kill -9”. O “ps -aux” te mostrará todos os processos abertos no sistema incluindo os inicializados durante o boot. Já o “kill -9” irá fechar na marra o processo. Então, chega de falar e vamos agir. No terminal, dê o comando abaixo para listar todos os processos.

$ ps -aux

Fazendo isso, aparecerá várias linhas. Na segunda coluna, há um número de PID para cada processo. Anote o número PID do processo que você quer matar. No exemplo, quero fechar o Firefox porque ele está com uma instabilidade. Seu número PID é 2896. Feito isso, digito no terminal o comando para fechar o processo número 2896, que é o Firefox.

$ kill -9 2896

Prontinho!! Firefox morto.

Atualização em 22/06/2010: Um comando melhor que o ‘ps -aux’ é o ‘ps -e’.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+