Microsoft aumenta a espionagem no Windows

O Windows 10 já foi lançado e já está instalado em mais de 50 milhões de computadores em todo o mundo. Mas um fato desconhecido da grande maioria das pessoas é que seus dados de usuário do Windows 10 estão sendo enviados de volta para os servidores da Microsoft em Redmond, Washington. Bem, mas agora o que muitos mesmo não sabem é que com as novas atualizações que estão sendo implantadas para todos os Windows nas versões 7, 8 e 8.1, as máquinas vão se transformar em computadores provedores de informações para a Microsoft, um grande conjunto de máquinas fornecedoras de dados através de uma tecnologia bem antiga e muito utilizada na Fórmula 1, chamada Telemetria.

Telemetria

Telemetria é uma tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas, segundo a Wikipédia. É um sistema de monitoramento com diversas aplicações, muito falada nas corridas de Fórmula 1. A telemetria também é uma grande aliada das transportadoras, pois as informações relativas a condução do veículo são transmitidas à base de monitoramento. Mas o que todos não esperavam é que a Microsoft pudesse ter a capacidade de incluir esse recurso de monitoramento no seu computador sem que você soubesse disso, e muito menos, autorizasse isso.

Windows Telemetria

Atualizações

Queremos deixar bem clara uma coisa. Nós não estamos aqui criando pânico em quem usa o Microsoft Windows para uma possível adoção do sistema Linux. Estamos apenas reportando os fatos que a empresa americana esconde de seus usuários. E assim, você será livre para pensar na possibilidade de vir a experimentar um sistema operacional livre de traições como essa. Se você está em dúvida se o que estamos falando aqui é verdade, confira então com seus próprios olhos a inclusão da telemetria no seu computador doméstico através dessa atualização do Windows: KB2977759. Essa atualização prepara o sistema e instala a telemetria. Só que na descrição da atualização a Microsoft omite a palavra “Telemetria”. Porém, mais tarde e já com a telemetria instalada, eles assumem que estão expandindo o recurso da telemetria para o UAC (controle de conta de usuário) através da atualização KB3075249. Para coletar informações, adiciona pontos de telemetria ao arquivo consent.exe. Outros dizem que a atualização KB2952664 foi quem inseriu um programa ao Windows Task Scheduler chamado “DoScheduledTelemetryRun”. Fato é: colocaram telemetria no seu computador pessoal e estão monitorando você.

Se você ainda está em dúvida, tipo: “Ah Pinguim, deixa isso pra lá. É besteira. Nem vai fazer mal.”, ainda tem mais coisa para expandir a telemetria no seu computador. Veja também a KB3080149. Essa atualização “updates the Diagnostics and Telemetry tracking service“. Precisamos dizer mais alguma coisa? Lembra que na primeira instalação eles omitiram a palavra Telemetry, e agora já chamam de Diagnostics and Telemetry tracking service. E aí ficam as seguintes perguntas para todos os usuários do Windows:

  • Por que a Microsoft omitiu que instalou no meu computador um sistema de Telemetria e Diagnóstico para monitorar o funcionamento do meu sistema?
  • Por que a Microsoft não me perguntou se eu autorizava esse tipo de monitoramento abertamente e de forma clara, sem esconder palavras ou embutir isso junto com as atualizações periódicas sabendo que eu não vou parar para ler sobre tudo o que está sendo instalado?
  • E pra terminar, por que a Microsoft deixará de contar o que muda em cada atualização do Windows 10, tornando as explicações sobre os updates do sistema breves, e não detalhando o que foi alterado em cada uma delas?

Portanto amigos, os tempos são outros. A gigante americana resolveu mostrar de vez a sua face feroz para conseguir informações privilegiadas a respeito de seus clientes e com isso, tentar vencer a concorrência que anda cada dia mais acirrada com a entrada de competidores asiáticos no mercado ocidental. Fora dessa mesquinharia toda, temos gratuitamente um sistema operacional pronto pra ser usado por você sem espionagem, traições, ou lógica desigual de mercado. E o nome dele é Linux. Experimente.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+