Microsoft copia sistema de pacotes do Linux

Após uma década de inveja para com seu rival de código aberto, a Microsoft parece que finalmente está pronta para abraçar uma das características que torna o Linux tão desejável. Durante muito tempo, o desenvolvimento de código aberto tem se espalhado, mas sempre ficou de fora da plataforma Windows. Claro, é possível compilar e executar programas de código aberto no Windows, mas é difícil. Quando diferentes variantes do Unix têm autoconf, make e bibliotecas compartilhadas com posições padronizadas, compilar o código no Windows sempre teve como resultado algo tipo Frankenstein.

A cópia

Um novo projeto desenvolvido por Garrett Serack, do departamento de Open Source Development da Microsoft, o CoApp, visa eliminar as baboseiras para montar e compilar pacotes no Windows. Para fazer isso, Serack descreve uma lista de características muito semelhantes ao Linux para o CoApp ao mesmo tempo permanecer dentro do paradigma da arquitetura do Windows – você não vai ver um monte de binários colocados em c:\usr\bin, por exemplo.

Basicamente, o CoApp procurará padronizar as bibliotecas e juntar mais as tecnologias de pacotes facilmente instaláveis do tipo MSI e o Windows Error Reporting. Assim, será muito fácil, ou mais fácil, instalar os pacotes de código aberto no Windows. O projeto conta ainda com uma lista de desenvolvedores que cresce muito rapidamente pois o CoApp também é open source, e carregando o nome da Microsoft, podemos ver a estréia do CoApp mais cedo ou mais tarde.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Luiz
    Google Chrome 14.0.835.202 Google Chrome 14.0.835.202 no Windows XP Windows XP

    Ela não copiou, ela primorou.

  • Diogo
    Google Chrome 15.0.874.102 Google Chrome 15.0.874.102 no GNU/Linux GNU/Linux

    Projeto livre para um sistema pago. Que besteira…

  • André Franklin
    Firefox 9.0.1 Firefox 9.0.1 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Acho que está chegando o dia da Microsoft anunciar a sua distro Linux.. hauahauauaauahau
    Engraçado que uma das primeiras preocupações de usuários Win em usar o Linux é a instalação de programas , agora eles podem ter uma pequena ideia de como é rápido e absurdamente pratico…

    • Mateus Souza
      Unknown Unknown no Unknown Unknown

      E pior que chegou esse dia mesmo.

  • José Roberto
    Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 no Ubuntu Ubuntu

    O Contrário seria melhor… “Sistema Livre->Programa Pago ou Livre”. Se ainda ficarem com essa teimosia que Sistema tem que ser pago, vai haver uma imensidade de pessoas que voltarão ao tempo dos anos 70! Pois não poderão usar seus computadores! Sistema no “computador” é “vida”!

  • Jefrey
    Chromium 31.0.1650.63 Chromium 31.0.1650.63 no Ubuntu Ubuntu

    Copia software livre pq se copiar do Mac OS, a Apple processa.