Multimídia no Fedora 13 “Goddard”

Assim como várias distribuições Linux, o Fedora não pode incluir o suporte para reprodução de vídeo DVD ou MP3 devido o fato de que os formatos MP3 são patenteados e os donos das patentes não disponibilizaram as licenças necessárias. O Fedora também exclui outros programas de multimídia devido a patentes, direitos autorais ou restrições de licença, como o Adobe Flash Player e o RealPlayer RealNetworks. Mas com alguns ajustes seu Fedora pode passar a ter tudo isso.

Adicionando os repositórios

Abra um terminal, torne-se root e execute o seguinte comando:

# rpm -ivh http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm && rpm -ivh http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm

Instalação

# yum -y install gstreamer-plugins-bad gstreamer-plugins-ugly xine-lib-extras-nonfree gstreamer-ffmpeg xine xine-lib libdvdcss

Após a instalação bem-sucedida, abra o Amarok ou qualquer outro reprodutor multimídia e tente ouvir um arquivo MP3 para ver se está tudo certo e você é capaz de ouvir a música.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • ricardo
    Google Chrome 5.0.375.125 Google Chrome 5.0.375.125 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Olá, instalei no Fedora 13 o Google Chrome e o Flash, tudo 64, no youtube dá missing plugin e quando clico no site da adobe ele fala que o google chrome já possui o Flash, alguma idéia?
    Grato.

    MeuPinguim responde: Olá Ricardo. Caso estranho o seu, hein?! Mas eu acho que tem solução sim. Nesse caso, eu usaria o Easylife. Instale tudo o que você precisa por ele e vai estar tudo certinho. Boa sorte. Abraço e volte sempre.