O porquê de você usar Linux

Talvez você tenha ouvido falar dele: o sistema operacional livre chamado Linux. Vivemos em um mundo cheio de computadores, e a maioria destes computadores executam o Microsoft Windows. No entanto, a Microsoft tem um concorrente para a participação no mercado e ele é chamado de Linux. Apesar do que você pode ter ouvido, o Linux pode ser para você. Não é um sistema operacional super complexo como muitos alegam, é tão amigável quanto qualquer outro sistema operacional que você pode ter usado. Ele é usado em milhões de computadores em todo o mundo.

Liberdade

Empresas como a Dell, Asus e Acer produzem regularmente computadores que utilizam o Linux para uso do consumidor. Além disso, empresas como Google e IBM utilizam Linux em seus ambientes corporativos. Linux funciona na maioria dos servidores que armazenam as páginas web que formam a Internet.

Segurança

Os pontos fortes do Linux são a sua estabilidade e seu ciclo de desenvolvimento rápido. Você provavelmente nunca ouviu a respeito de acidentes com computadores Linux, nem que ele vai ficar para trás do ponto de vista tecnológico. Linux oferece uma experiência de desktop limpo, eficiente e moderno.

Estabilidade

Linux também dá ao cliente um computador utilizável para modelos com mais de uma década de idade. Você pode ter um Compaq ou Hewlett Packard com Linux instalado e funcionando novamente, para o trabalho escolar do seu filho ou pesquisar na Internet, entre uma série de outras atividades.

Gratuidade

Os recursos que nós desejamos ter em nossas máquinas modernas são facilmente disponíveis com o Linux. Você gosta de assistir filmes? Você gosta de ouvir músicas? Você conversa com amigos ou com a família através de mensagens instantâneas ou e-mail? O Linux tem todos esses recursos. Você não precisa mudar de sistema para ter acesso a esses recursos.

Variedade

A maioria dos grandes programas estão disponíveis para Linux, como o Firefox e o Thunderbird, e quando não existem alternativas que na maioria dos casos são melhores, como o revolucionário tocador de áudio Amarok ou o cliente de e-mail Evolution. Além de tudo isso, seu telefone ou sua televisão podem estar executando uma versão do Linux agora sem você saber. Centenas e centenas de aparelhos, de telefones celulares a câmeras de segurança, usam o Linux para operar.

Futuro

Por que o Linux é tão popular entre os eletrônicos? É porque o Linux é livre, bem desenvolvido, e qualquer indivíduo ou organização pode remover o que eles não querem ou precisam, e adicionar o que desejam. Linux é liberdade de usar o hardware como quiser, sem nenhum custo financeiro para você. É a melhor maneira de usar computadores. Linux é o futuro.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Matheus
    Konqueror 4.3 Konqueror 4.3 no GNU/Linux GNU/Linux

    Linux 4ever!
    fuck windows!!

  • Lucas Reda
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 no Windows XP Windows XP

    Olá otímo post! Eu acho bem legal o linux, trabalho com Mac,Xp,Satux e ambo são legais e velozes.
    Trabalho com webdesign e progamação e curto bastante mas qual é melhor o Ubuntu ou o Satux.?ou tem algum linux melhor que ambos?

    MeuPinguim responde: Olá. Vou te dar uma resposta que talvez não seja a que você deseja, mas é a mais correta. Não existe o melhor Linux. Existe sim aquela distribuição que melhor supre as suas necessidades. O Ubuntu tem se tornado a mais querida distribuição porque o Ubuntu tem como filosofia facilitar ao máximo o uso do sistema. Essa característica de facilidade no uso é o que tornou o sistema Windows o que ele é hoje, e partindo desse pressuposto o Ubuntu também vem se popularizando. Já se você curte usar o Satux e não tem maiores problemas com ele, não vejo motivo para usar o Ubuntu a não ser unicamente pelo fato de o Ubuntu ter mais usuários e consequentemente mais suporte caso ocorra algum problema com o sistema. Outras distribuições que eu poderia recomendar aqui são o Mandriva, o openSUSE e o Fedora. Todos eles são distribuições Linux fáceis e amigáveis de usar. Experimente! Não custa nada! No mais, muito obrigado pelo comentário e boa sorte!

  • Rodolfo
    Firefox 3.5.9 Firefox 3.5.9 no Linux Mint 8 Linux Mint 8

    “é tão amigável quanto qualquer outro sistema operacional que você pode ter usado”

    De jeito nenhum!

    MeuPinguim responde: Olá Rodolfo. Essa é a sua opinião. Eu também achava isso quando estava no processo de aprendizado com o Linux. Hoje, quando me deparo com uma situação em que tenho que usar o Windows, tenho sérias dificuldades de fazer coisas que para mim, no Linux, faço em questão de segundos. Mas enfim, obrigado pelo comentário e volte sempre.

  • Luis
    Firefox 3.6.6 Firefox 3.6.6 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    só falta o mercado de games entrar com tudo no LInux dai eu tenho certeza que aumentaria muito mais os usuários.

  • Rodrigo
    Firefox 3.5 Firefox 3.5 no GNU/Linux GNU/Linux

    Bom, na verdade discordo da opinião de vocês.
    Estou usando Ubuntu agora porque sou obrigado. O meu computador normal está um pouco estranho.
    Além do mais, o Ubuntu não serve para o meu caso.
    Trabalho no ramo de games, e não achei os programas necessários (Ou meras sósias, como todo Linux) para criá-los.
    Além de tudo, jogo jogos online como Perfect World e Maplestory, jogos muito conhecidos, mas que funcionam apenas em Windows.
    Sei que a equipe do site irá sugerir algumas coisas, mas eu simplesmente NÃO GOSTO do Linux, ne mesmo do Ubuntu, que seria a versão mais simples do Linux.
    Por favor, me respondam: O que vocês diriam para mudar a opinião de um “Penguin Killer” como eu? Isso poderia mudar minha opinião, e, portanto, a de muitos que pensam como eu.
    Obrigado.

    MeuPinguim responde: Olá, Rodrigo. Muito obrigado pelo seu comentário. Antes de tudo, Rodrigo, queria te dizer que a sua opinião não é exclusivamente sua. Ela é a opinião de quase a totalidade das pessoas que estão iniciando no Linux. Eu mesmo já tive esse pensamento. Falava para todo mundo que o Linux era uma porcaria, porque eu não podia jogar os jogos nele, inclusive o Perfect World. Já tive um char no PW da LUG com nível 60 e poucos, por aí, e não podia jogar no Linux com ele. Mas sabe por que você não gosta do Linux? Porque o Linux não é igual ao Windows e nem tem a pretensão de se parecer com o Windows. O Linux é outro sistema, Rodrigo. Quando eu entendi isso, passei a parar de comparar o Linux com o Windows, e a entender o seu funcionamento. Você diz que trabalha no ramo de games e que por isso o Linux não serve para você. Agora eu te falo. O Linux serve para você fazer todo o resto exceto trabalhar com games. Simplesmente porque games é um ramo da indústria que ignora o Linux e todo o seu potencial de mercado. Mas você utiliza o PC para outras coisas tb. Você acessa emails, você paga contas, você conversa com amigos, você edita documentos, etc. Para todo o resto, que é a maioria das suas tarefas diárias, você pode executar no Linux de maneiras iguais as do Windows senão melhores. Mas esqueça games. E isso não é culpa do Linux. É culpa de quem fabrica jogos que prefere dar suporte para a maioria das pessoas do que para uma minoria por motivos de custo. Entendeu agora Rodrigo? Tudo que uma pessoa pode fazer no Windows exceto games, também pode ser feito no Linux. Aconselho você a não desistir do Linux. No início é sempre difícil. Foi para mim também e hoje tenho esse site onde defendo o Linux. É um sistema maravilhoso depois que você rompe a barreira inicial. Estude um pouco o seu funcionamento, leia mais alguns dos nossos artigos sobre os motivos para se usar Linux no lugar do Windows e verás que todas as características apresentadas no artigo são verdades. Abraço e volte sempre.

  • Fátima M.
    Google Chrome 5.0.375.70 Google Chrome 5.0.375.70 no GNU/Linux GNU/Linux

    Concordo com tudo que foi dito.

    Quando comecei a usar o Linux, fiquei meio perdida, achei-o muito complexo em comparação ao Windows.

    Estava enganada. O Linux é bem mais lógico que outros SOs, seguro, prático e personalizável. Agora, é o Windows que considero mais difícil.

    As pessoas têm de parar de ver o Linux como um bicho de sete cabeças. Ele não foi feito só para nerds. Muito pelo contrário.

    “É um sistema maravilhoso depois que você rompe a barreira inicial.”+1

  • morgana
    Firefox 2.0.0.4 Firefox 2.0.0.4 no GNU/Linux GNU/Linux

    mas pq nao consigo instalar o jogo perfect world??

    MeuPinguim responde: Olá. Simples. Porque ele foi feito para Windows. Então você nunca vai instalar ele no Linux. Reclame com a empresa que fez o jogo para da próxima vez ela ser mais democrática e não ignorar os usuários do Linux que também jogam. Obrigado e volte sempre.

  • Flavio
    Firefox 3.6.13 Firefox 3.6.13 no Ubuntu 10.10 x64 Ubuntu 10.10 x64

    Bom, para quem está tão acostumado com a interface do Windows que prefere continuar com ela, porém, com a estabilidade do linux. Existe uma distribuição chamada KDuXP, adianto que só vi alguns screensshots nunca utilizei essa distribuilção.
    E quanto a rodar programas de Ruindows no Linux existe a página http://appdb.winehq.org/ com uma vasta relação de programas que funcionam e como contornar certos problemas. Para ilustrar coloco aqui uma página que cita a instalação com sucesso do Perfect World no Ubuntu 10.10.
    http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=9923

  • felipe
    Firefox 17.0 Firefox 17.0 no Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

    amigo eu estou pouco tempo migrando no linux ubuntu queria saber se o linux tem suporte pra baixar musicas videos edição de videos etc por que eu encontro muita dificuldade de fazer essas tarefas no linux queria muito uma opinião.

    MeuPinguim responde: Amigo, o Linux faz tudo isso. Agora, eu não tenho como te entregar uma receita pronta. Você vai precisar pesquisar. Existem diversos métodos e aplicativos para essas coisas. Comece devagar a usar o Google para pesquisar o que necessitas. Espero ter ajudado. Volte sempre.

  • Jefferson
    Chromium 25.0.1364.160 Chromium 25.0.1364.160 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Olá estou usando o ubuntu 13.04 x64 é uma otima distribuição deixei de vez o windows mesmo eu sentido falta dos jogos mais eu cansei de tantos problemas no windows e resolvir de vez usar linux e nos cinco dias que estou usando não tive problemas com o linux quando eu usava o windows não demorava 1 dia pra ele dar problema agora que uso linux to mais satisfeito com a minha escolha e recomendo a todos usar o ubuntu é uma otima distro

  • Bruno
    Google Chrome 34.0.1847.116 Google Chrome 34.0.1847.116 no Windows 8.1 x64 Edition Windows 8.1 x64 Edition

    Post muito bom. Utilizo a plataforma MS desde meados do windows2.0 / msdos e também o mundo livre, na época das distros slackware / guarani 3.0 / mandriva / conectiva… O linux tornou-se MUUITO mais fácil de trabalhar e dispensou (em partes) a grande trabalheira de pacotes e dependências. Quem utilizou linux antigo, sabe como era. Pegar várias libs, compilar bla bla… A questão é= não se pode querer comparar os 2 mundos. Um é comercial e dominou quase todo o globo. Outro é (quase que totalmente) free e tem um lado forte que é a filosofia principal= controle / robustez… que descendeu do Unix.
    Meu Windows não dá problema igual muita gente reclama. Nem o Linux. Tudo é questão de estudo, boas prática, treino, persistência e força de vontade!
    (Qual distro eu gosto? em 1. Debian, em 2. CentOS). Abraço à todos!