O que é um repositório para iniciantes em Linux

Muitas distribuições Linux oferecem repositórios de software para que você não tenha que pesquisar na Internet pelo software que você quer instalar. São apenas lugares que possuem softwares para que sua distribuição Linux baixe-os e instale-os sem haver a necessidade de correr riscos baixando-os de lugares não seguros ocasionando uma possível quebra do sistema. Essa é uma breve explicação para o termo repositório. Vamos agora entrar com mais alguns detalhes.

Conceito

Com o sistema operacional Windows, normalmente você tem que ir a uma loja para adquirir um novo software. Suponhamos que após ter comprado o novo software, você tenha uma ingrata surpresa: o software veio com defeito ou não é aquilo que você esperava. E agora? Com o Linux, quase tudo o que está disponível nos repositórios de software é testado anteriormente para uso em uma distribuição específica de Linux. Somente após os testes, o software fica disponível nos repositórios online para uso naquela distribuição.

Ao contrário dos diversos sites shareware para Windows, repositórios de software para Linux são gerenciados, mantidos e atualizados por aquela distribuição Linux dona do repositório. E eles não vão colocar spyware e vírus no seu computador! Com isso, as distribuições Linux têm uma vantagem fantástica onde você pode ter todos os seus softwares vindo de um único repositório se você quiser. Isso faz com que as distribuições Linux sejam mais fáceis de manter.

No Windows, se você quiser manter os programas atualizados, você estará em apuros. Apenas alguns programas possuem atualização automática, especialmente jogos. Mas muitos programas são estáticos ou você terá de pagar pela atualização.

Conclusão, os operadores de tais repositórios normalmente fornecem um sistema de gerenciamento de pacotes. Essa ferramenta destina-se a procurar, instalar ou manipular pacotes de software a partir dos repositórios. Por exemplo, muitas distribuições Linux usam o Advanced Packaging Tool (APT), comumente encontrado em distribuições baseadas em Debian ou yum, encontrado em distribuições baseadas no Red Hat. Existem também vários sistemas independentes, como o Pacman, utilizado no Arch Linux e o equo, encontrado no Sabayon Linux.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • joe
    Google Chrome 21.0.1180.83 Google Chrome 21.0.1180.83 no Windows XP Windows XP

    hum… entendi! bom fica bem mais fácil assim… se as outras empresa de OS fizessem isso ficaria muito bom…

  • naldo
    Google Chrome 21.0.1180.77 Google Chrome 21.0.1180.77 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    estou com um problema no meu linux: o mesmo apresenta um alerta, é um triangulo com um travessão, e esta informando que um arquivo ou repositório não esta mais disponível como resolvo? obrigado!

    MeuPinguim responde: Verifique os seus repositórios. Algum deles deve estar fora do ar momentaneamente.