Open Badges: novo reconhecimento de habilidades

Sabe aqueles stickers, badges, adesivos ou distintivos que adquirimos em apps como o Foursquare ou GetGlue? Então! A Fundação Mozilla resolveu criar o Open Badges. Um novo padrão aberto para reconhecer e verificar a aprendizagem de habilidades ou o alcance de metas. Com ele você pode ganhar distintivos de habilidades que você aprende online e offline, dar reconhecimento para as coisas que você ensina e mostrar seus emblemas nos lugares que você quiser.

Este é um projeto desenvolvido ao longo dos últimos dois anos em parceria com a Fundação MacArthur. Por que é importante? Hoje todos nós aprendemos coisas de uma grande variedade de formas mas há poucas oportunidades para ganhar o reconhecimento formal para essas habilidades. Certificações tradicionais, como os graus e diplomas, deixam a desejar quando precisamos mostrar as habilidades que temos – como habilidades de escrita para um engenheiro ou gerenciamento de projetos para alguém com graduação em artes.

openbadges

Não só isso mas é uma maneira de levar todas essas habilidades e mostrá-las em um só lugar, independentemente de onde você ganhou elas. Com Open Badges muda tudo isso. Mais de 600 organizações já estão usando o Open Badges para fornecer badges que contam para a educação, carreiras e aprendizagem ao longo da vida. Acredita-se que isso pode moldar o futuro da aprendizagem e ajudar a destravar o potencial educativo na Internet.

Badges

Características

  • Habilidades em conjunto. Através do padrão de emblemas abertos e compartilhados, emblemas para o mesmo conjunto de habilidades podem se conectar e construir um sobre o outro. Mesmo se eles são emitidos pela mesma organização ou não. Os indivíduos podem ganhar distintivos que reconhecem a aprendizagem de habilidades de várias fontes online e offline. Desde aprender HTML com o Firefox ao voluntariado e as habilidades de liderança com escoteiros. Robótica introdutória até engenharia com a NASA.
  • Cheio de informações. Com badges abertos cada emblema possui dados importantes para quem o emitiu, como foi feito, e até mesmo os projetos que o usuário concluiu para ganhá-lo. Empregadores e outros podem minar esses dados e ver a história completa de habilidades de cada usuário e suas realizações.
  • Pode ir a qualquer lugar na web. A mochila de Badges dá aos usuários uma maneira fácil de coletar seus distintivos, classificá-los por categoria e exibí-los em perfis de redes sociais, sites de emprego, sites e muito mais.
  • Reconhecer o aprendizado que importa. Software livre permite que qualquer organização atenda ao padrão para começar a emitir e verificar emblemas. Atualmente 600 organizações emitiram 62.000 crachás para 23.000 alunos.
  • Livre, aberto a qualquer um e parte da missão da Mozilla sem fins lucrativos. Badges abertos são projetados, construídos e apoiados por uma ampla comunidade de contribuintes. O modelo de código aberto permite que alterações feitas por um parceiro possam beneficiar a todos desde correções de bugs a novos recursos.

Fonte: Mozilla Blog

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+