Super pacote de fontes para Ubuntu

Como todos já estão carecas de saber, as fontes são os tipos dessas letrinhas que escrevemos digitalmente no computador. Porém, contudo, entretanto, várias dessas letrinhas não são livres. Ou seja, são de propriedade intelectual de alguém que não as disponibiliza para o uso irrestrito. Mas como tudo na vida, há também uma solução para o usuário Linux que deseja ter a seu dispor uma tremenda e variada gama de fontes ao seu dispor no PC para uso diário em trabalhos escolares, apresentações e etc. Arial, Time News Roman, Verdana e muito mais com apenas alguns comandos no temível terminal. Instale esse super pacote de fontes agora no seu Ubuntu.

Use o comando abaixo:

$ sudo apt-get install -y msttcorefonts mplayer-fonts ttf-xfree86-nonfree xfs cabextract ttf-liberation ttf-mscorefonts-installer ttf-larabie-straight ttf-larabie-deco xfonts-terminus-dos xfonts-terminus xfonts-terminus-oblique xfonts-mona tv-fonts ttf-tuffy ttf-sjfonts ttf-georgewilliams ttf-fifthhorseman-dkg-handwriting ttf-essays1743 ttf-opensymbol ttf-mgopen ttf-freefont ttf-dustin ttf-dejavu-extra ttf-dejavu-core ttf-dejavu ttf-bpg-georgian-fonts ttf-bitstream-vera equivs ttf-sil-gentium ttf-aenigma gnome-specimen

Agora remova as fontes árabes e asiáticas com o seguinte comando:

$ sudo apt-get remove ttf-kochi-mincho ttf-kochi-gothic ttf-arabeyes ttf-arphic-ukai ttf-arphic-uming ttf-baekmuk ttf-bengali-fonts ttf-devanagari-fonts ttf-gentium ttf-gujarati-fonts ttf-indic-fonts ttf-kannada-fonts ttf-kochi-gothic ttf-lao ttf-malayalam-fonts ttf-mgopen ttf-oriya-fonts ttf-punjabi-fonts ttf-tamil-fonts ttf-telugu-fonts ttf-thai-tlwg ttf-unfonts-core ttf-indic-fonts-core ttf-wqy-zenhei

Atualização em 23/10/2010: Adicionado mais 465 fontes.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Firefox 3.6.11 Firefox 3.6.11 no Ubuntu 10.04 Ubuntu 10.04

    Ótima dica para adicionar novas fontes com um único comando. Será que adicionar muitas fontes podem deixar o sistema mais lento?
    No Windows ao intalar muitas fontes deixa o sistema mais lento, principalmente na hora do boot.
    E no Linux será que isso acontece também?
    Já faz um bom tempo que procuro essa informação, mas nunca encontrei uma resposta.

    MeuPinguim responde: Olá Rudinei. Pois é. Só testando mesmo com o relógio. Mas eu acredito que não fique mais lento pois é o mesmo que colocar mais 500 arquivos de pequeno tamanho no seu HD, porque no Linux tudo é um arquivo. Já no Windows, existe registro e ele é um dos que deixa o sistema lento. Além de o antivírus ter que dar scan em mais 500 arquivos… e por aí vai. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

  • marcos
    Google Chrome 8.0.552.224 Google Chrome 8.0.552.224 no GNU/Linux GNU/Linux

    como excluir determinada fonte?

    MeuPinguim responde: Olá Marcos. Basta usar:
    sudo apt-get remove nome_da_fonte
    Ou pode também remover manualmente a fonte em /usr/share/fonts/ e depois executar o comando abaixo para atualizar o cache de fontes:
    sudo fc-cache -fv
    Obrigado e volte sempre.

  • Evanildo
    Google Chrome 21.0.1180.89 Google Chrome 21.0.1180.89 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Muito bom, me ajudou bastante! Obrigado! 🙂

  • Eder
    Chromium 24.0.1312.56 Chromium 24.0.1312.56 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

    Cara instalei esse pacote e meu sistema todinho ficou em japones e nao consigo voltar ao idioma … sabe o que fazer?

    MeuPinguim responde: Cara, como você conseguiu fazer isso? De qualquer forma, remova todas as fontes. E faça exatamente como está no tutorial. No tutorial, você tem que REMOVER as fontes asiáticas. Você deve ter instalado elas. Espero ter ajudado.

    • Eder
      Chromium 24.0.1312.56 Chromium 24.0.1312.56 no Ubuntu x64 Ubuntu x64

      dar esse erro pra mim : Reading package lists… Done
      Building dependency tree
      Reading state information… Done
      E: Unable to locate package ttf-gentium

      quando executo o comando para tirar as fontes asiáticas. Nao fiz nada cara, tava tudo blza quando reiniciei o PC, lascou tudo…

      MeuPinguim responde: Retira o pacote ttf-gentium do comando e tenta de novo.