Para sempre Linux

Mark Shuttleworth, o milionário que dirige a Canonical, a empresa-mãe do Ubuntu, costumava dizer que o maior bug do Linux era que a Microsoft ainda dominava o mercado de sistemas operacionais. Shuttleworth foi (e sem dúvida ainda é) um visionário. Ele queria fazer um sistema operacional Linux simples o suficiente para as massas e empurrar o Windows para fora do mercado. Foi um projeto ambicioso e, como sabemos até agora, não vai acontecer. O Linux apesar de ser livre e superior em muitos aspectos, ocupa apenas uma pequena fração do mercado de desktops.

para sempre linux

Futuro

Então é o Linux um fracasso? Não! O futuro ainda é brilhante para o Linux. Enquanto que para a Microsoft parece incerto. No longo prazo, o Linux irá provavelmente ultrapassar o Windows. O Windows ainda será o craque dos desktops e laptops nessa década. No entanto, em duas ou três décadas é muito pouco provável que seja mais relevante que a Nokia é hoje para o mercado de telefonia móvel. Em primeiro lugar, vamos olhar para o mercado de computadores como um todo. O PC está em um declínio, o consumidor médio está substituindo o velho PC e para a maioria das pessoas o computador é essencialmente apenas um navegador. Para tablets ou telefones inteligentes o Android, um sistema operacional baseado em Linux, domina completamente o mercado e seus fabricantes não estão propensos a sair de um sistema operacional livre para um sistema proprietário neste mercado. Além disso, grandes fabricantes de computadores estão começando a oferecer PC’s com Android para o usuário médio que somente usa a navegação em rede e que só quer conversar no Facebook e assistir ao Youtube. E isso o Android faz muito bem. Agora adicione o Google Chrome OS na equação. Essencialmente ele é um sistema operacional do navegador Google Chrome e que está se saindo razoavelmente bem em computadores com baixa configuração. Agora você tem o Linux mordendo nos calcanhares da Microsoft.

Sempre Linux

No longo prazo, esta é uma batalha que a Microsoft dificilmente poderá vencer. Os usuários vão se acostumar a usar outros sistemas operacionais e quando a ideia de um sistema operacional de fonte aberta, livre e simplificada tornar-se mais e mais normal para os usuários (especialmente levando em conta que a maioria dominante de softwares agora poderão ser usados online inteiramente), haverá cada vez menos necessidade de usar o Microsoft Windows. Então comece hoje a usar aquilo que você vai ter em sua casa para sempre. Para sempre Linux.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+