Para sempre Linux

Mark Shuttleworth, o milionário que dirige a Canonical, a empresa-mãe do Ubuntu, costumava dizer que o maior bug do Linux era que a Microsoft ainda dominava o mercado de sistemas operacionais. Shuttleworth foi (e sem dúvida ainda é) um visionário. Ele queria fazer um sistema operacional Linux simples o suficiente para as massas e empurrar o Windows para fora do mercado. Foi um projeto ambicioso e, como sabemos até agora, não vai acontecer. O Linux apesar de ser livre e superior em muitos aspectos, ocupa apenas uma pequena fração do mercado de desktops.

para sempre linux

Futuro

Então é o Linux um fracasso? Não! O futuro ainda é brilhante para o Linux. Enquanto que para a Microsoft parece incerto. No longo prazo, o Linux irá provavelmente ultrapassar o Windows. O Windows ainda será o craque dos desktops e laptops nessa década. No entanto, em duas ou três décadas é muito pouco provável que seja mais relevante que a Nokia é hoje para o mercado de telefonia móvel. Em primeiro lugar, vamos olhar para o mercado de computadores como um todo. O PC está em um declínio, o consumidor médio está substituindo o velho PC e para a maioria das pessoas o computador é essencialmente apenas um navegador. Para tablets ou telefones inteligentes o Android, um sistema operacional baseado em Linux, domina completamente o mercado e seus fabricantes não estão propensos a sair de um sistema operacional livre para um sistema proprietário neste mercado. Além disso, grandes fabricantes de computadores estão começando a oferecer PC’s com Android para o usuário médio que somente usa a navegação em rede e que só quer conversar no Facebook e assistir ao Youtube. E isso o Android faz muito bem. Agora adicione o Google Chrome OS na equação. Essencialmente ele é um sistema operacional do navegador Google Chrome e que está se saindo razoavelmente bem em computadores com baixa configuração. Agora você tem o Linux mordendo nos calcanhares da Microsoft.

Sempre Linux

No longo prazo, esta é uma batalha que a Microsoft dificilmente poderá vencer. Os usuários vão se acostumar a usar outros sistemas operacionais e quando a ideia de um sistema operacional de fonte aberta, livre e simplificada tornar-se mais e mais normal para os usuários (especialmente levando em conta que a maioria dominante de softwares agora poderão ser usados online inteiramente), haverá cada vez menos necessidade de usar o Microsoft Windows. Então comece hoje a usar aquilo que você vai ter em sua casa para sempre. Para sempre Linux.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Bruno
    Google Chrome 35.0.1916.153 Google Chrome 35.0.1916.153 no FreeBSD FreeBSD

    uso FreeBSD como desktop, algum problema? recomendo experimentar, estou maravilhado com esse troço, acabou com muitas dores de cabeça que tinha com o conjunto GNU e Linux, problemas de atualização, dependencia não suportada (classico caso de depender de libc mais nova), e muitos mais jogos nos repositorios, sem contar programas muito atualizados. FreeBSD ta de parabens em comparação com muitas distros GNU/Linux.

    MeuPinguim responde: Problema nenhum. O FreeBSD nem foi citado no artigo.

  • Raul
    Opera beta 28.0.1750.15 Opera beta 28.0.1750.15 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    Post ousado. Gostei. Neste anos que uso Linux tenho visto o sistema melhorar cada vez mais. Temos cada vez menos problemas com softwares mal otimizados, menos problemas com dependências, e mais aplicativos online. Isso favorece muito o Linux.

    Em minha opinião, o Linux está evoluindo mais rápido que o Windows.

    Que venham mais inovações e que chegue o dia que o Linux domine, em nome de Jesus!

    Fique com Deus!

  • Melo
    Firefox 20.0 Firefox 20.0 no Ubuntu Ubuntu

    Uso Ubuntu 10.04 servidor em dual boot com Windows desdes 2008 com o Ubuntu 8.04 e sempre usarei Linux..Seguro, estavel ,leve,rapido e free