Pinta: uma alternativa ao GIMP para uso diário

Estamos chegando próximo ao mês de Abril. Nesse mês, haverá o lançamento de mais uma versão do Ubuntu Linux. O Ubuntu Lucid Lynx virá com uma série de mudanças. Dentre elas, teremos um novo visual já que o tema Human será substituído por um tema ainda não escolhido. Além disso, há uma discussão na comunidade Ubuntu sobre quem será o substituto do aclamado GIMP, o software de edição de imagens para profissionais da área que até então era muito utilizado por novatos também devido a falta de similares com qualidade. Não mais. Pinta é um similar que veio para arrebatar esse público novato e que apenas utiliza a edição de imagens para pequenos retoques.

Instalação

Para instalar o Pinta, basta acessar sua página oficial. Lá temos pacotes para openSUSE, Ubuntu, Mac OS X, Arch Linux, Pardus Linux e os sources para compilação.

Recursos

Pinta é um programa de edição baseado no Paint.NET. Seu objetivo é oferecer uma alternativa simplificada ao GIMP para usuários casuais. Atualmente está em início de desenvolvimento. Pinta inclui ferramentas comuns, como o pincel, lápis, formas, borracha e seleções, suporte a múltiplas camadas, fornece níveis ilimitados para o desfazer/refazer, inclui alguns efeitos como inverter, sépia, preto e branco, e mais por vir nas próximas versões.

Imagens

Pinta Ubuntu

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+