Por que o Android é importante

O Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis e desenvolvido pelo Google. O Google é uma empresa de serviços direcionados especialmente para a grande rede mundial de computadores. Seus serviços variam entre músicas, fotos, buscas, mensagens e mapas disponíveis na web de modo multi-plataforma. Os serviços são o lugar onde se destaca o Google, e é onde eles ganham muuuuuito mas muito dinheiro.

A importância do Android

A Apple, por outro lado, faz seu dinheiro no hardware. É por isso que os seus serviços e aplicativos só aparecem em seus próprios dispositivos. Para a Apple, serviços e aplicativos são diferenciais, não onde se deve ganhar dinheiro. A Apple investe em softwares, aplicativos e serviços na medida necessária para preservar o lucro que eles ganham a partir do hardware. Servir a outras plataformas seria muito prejudicial à sua linha de produção.

Já o Google espalha os seus serviços em tantos lugares quanto possível. Oferta em todas as plataformas que sirvam para aumentar o seu mercado-alvo. E o Android? O Android foi, em primeiro lugar, uma atitude defensiva. Vou explicar. O Android serviu para garantir que nenhuma empresa pudesse monopolizar o hardware, como a Microsoft fez com os computadores.

Se vocês lembram, tudo começou por volta de 1980. A maioria das pessoas no mundo usavam um sistema operacional, o Windows. Depois isso se estendeu a todos os tipos de hardware a partir de desktops até laptops durante um longo período de tempo. Isso, do ponto de vista do Google, é uma coisa muito ruim.

Android

Para coibir isso, o Google apresentou o Android em 2005 como uma defesa no mercado móvel a fim de evitar o total controle de uma empresa nesse mercado, tal como foi o controle da Microsoft no mercado de desktops. Quando o iPhone chegou, em 2007, o Android cresceu rapidamente para combater essa nova ameaça. E foi um sucesso.

Com o advento dos smartphones, houve uma explosão de dispositivos. Telefones e tablets cada vez mais novos sendo adotados por pessoas em um ritmo surpreendente. O mundo mudou muito rapidamente num período de sete anos. E nenhuma empresa controla esse mundo graças ao Android.

Conclusão

Para o Google, o Android foi um desvio de foco a fim de possuir e dominar os serviços web. Isso garantiu que os serviços seriam de livre acesso neste novo mundo da computação, incluindo nos iPhones e iPads da Apple. E agora que o Android foi bem sucedido, o Google já pode voltar a se concentrar no que sabe fazer de melhor.

Helbert Rocha

Business & Linux Admin | Digital Mkter | Live in Rio | Love Jesus
Google+

  • Marcelo Freitas
    Opera 12.15 Opera 12.15 no Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition

    Nossa, que texto absurdo! Não tem nada a ver com a história, filosofia e negócios do Google. E tem parte da Apple aí que tá errada tbm.
    Pesquise sobre o Eric Schmid e o que ele era pra apple na época que o iphone surgiu. Não me leve a mal, mas faça pelo menos o dever de casa.

    MeuPinguim responde: Ok. Fica com a sua opinião e eu fico com a minha. Um abraço.

  • Samuel Mesquita
    Google Chrome 26.0.1410.63 Google Chrome 26.0.1410.63 no GNU/Linux x64 GNU/Linux x64

    muito bom, o android permite pequenas empresas entrar nesse novo mercado.

  • alexsandro matias
    Firefox 21.0 Firefox 21.0 no GNU/Linux GNU/Linux

    mas de certa maneira, o fato do android será assim o deixa mais vulnerável justamente pq n há esse controle. Concordo que o sistema democratiza a tecnologia mas eh preciso fazer mecanismos para o sistema seja mais seguro.